(UFSC) Pernambuco foi um verdadeiro “barril de pólvora” ao longo da história política do Brasil, desde o período colonial até o Segundo Reinado. Pelas mais variadas razões e circunstâncias, ocorreram nesta região alguns movimentos de rebelião contra o sistema político vigente. Dentre esses diversos movimento é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Canção
. Leia o trecho da letra da Música “Eu nasci há dez mil anos atrás”, do compositor Raul Seixas.
Eu nasci
Há dez mil anos atrás
E não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais
Eu vi as velas se acenderem para o Papa
Vi Babilônia ser riscada do mapa [...]
Eu vi o sangue
Que corria da montanha
Quando Hitler
Chamou toda Alemanha [...]
Eu fui criança pra poder dançar ciranda
E, quando todos praguejavam contra o frio,
eu fiz a cama na varanda [...]
Disponível em: <http//www.vagalume.com.br>. Acesso em: 10 out. 2012.
Raul Seixas relata acontecimentos que, metaforicamente, um velhinho presenciou na história da humanidade. Embora seja uma canção, nela estão presentes características de textos
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Disponível em: <http://goo.gl/5vqftm>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
A Era Vargas termina juntamente com os conflitos da Segunda Guerra Mundial no ano de 1945. A entrada do Brasil nesse conflito é um fato histórico importante para a história militar do nosso país.
Explique o que levou o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial, levando em consideração a influência dos Estados Unidos na política brasileira.
- Geografia - Fundamental | B. Industrialização Brasileira
Observe a tabela e os gráficos a seguir.
PRINCIPAIS PAÍSES COMPRADORES DO MINÉRIO DE FERRO BRASILEIRO – 2012
EVOLUÇÃO DA COTAÇÃO DO MINÉRIO DE FERRO
Considerando os produtos brasileiros de exportação, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
(FUVEST 2016 1° FASE) A pele humana atua na manutenção da temperatura corporal.
Analise as afirmações abaixo:
I. Em dias frios, vasos sanguíneos na pele se contraem, o que diminui a perda de calor, mantendo o corpo aquecido.
II. Em dias quentes, vasos sanguíneos na pele se dilatam, o que diminui a irradiação de calor para o meio, esfriando o corpo.
III. Em dias quentes, o suor produzido pelas glândulas sudoríparas, ao evaporar, absorve calor da superfície do corpo, resfriando o.
Está correto apenas o que se afirma em
- Literatura | 5.1 Pré-Modernismo(PUC-RS) Leia o excerto do texto dramático Os negros (esboçode uma peça?), de Lima Barreto, e preencha os parênteses com V (verdadeiro) ou F (falso).
3º Negro – Os navios, que não nos vejam eles... Quando vim, da minha terra, dentro deles... Que coisa! Era escuro, molhado... Estava solto e parecia que vinha amarrado pelo pescoço. Melhor vale a fazenda...
2º Negro – É longe a tua terra? Lá só há negro?
3º Negro – Não sei... Não sei... Era pequeno. Andei uma porção de dias. As pernas doíam-me, os braços, o corpo, e carregavam muito peso. Se queria descanso, lá vinham uns homens com chicotes. Vínhamos muitos de vários lugares. Cada qual falava uma língua. Não nos entendíamos. Todo o dia, morriam dois, quatro; e os urubus acompanhavam-nos sempre.
– Minha terra... Não sei... Era perto de um rio, muito largo, como o mar, mas roncava mais... Sim! Tudo era negro lá... Um dia, houve um grande estrépito, barulho, tiros e quando dei acordo de mim estava atado, amarrado e... marchei... Não sei... Não sei...
Negra Velha – Eu não sei nada mais donde vim. Foi dos ares ou do inferno? Não me lembro...
Com base no texto selecionado e na obra de Lima Barreto, afirma-se:
( ) A fala dos escravos evidencia que, além da perda da liberdade, os negros tiveram suas raízes subtraídas pela escravidão.
( ) O emprego reiterado de recursos expressivos, como a antítese e a sinestesia, aproxima a linguagem do texto dramático à estética simbolista.
( ) Uma das principais obras de Lima Barreto, Triste fim de Policarpo Quaresma, caracteriza-se por uma forte crítica às forças opressoras escravocratas durante o período colonial.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é