Analise a imagem que mostra um tipo de bioma típico do hemisfério norte, de grande ocorrência na Ásia, em regiões onde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=11&letter=TAcesso em: 23 mar. 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&biw=1280&bih=705&tbm=isch&tbnid=McYUOdrAe9CF7M:&imgrefurl=http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php%3Fcid%3D11%26letter%3DT&docid=9zWQHf_hsvUrPM&imgurl Acesso: 23 mar. 2012.
A imagem retrata o bioma
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
As algas são uma opção sustentável na produção de biocombustível, pois possuem estrutura simples e se reproduzem mais rapidamente que os vegetais, além da grande capacidade de absorverem dióxido de carbono. Esses organismos não são constituídos por tecidos heterogêneos, entretanto, assim como os vegetais, possuem parede celular.
Algas podem substituir metade do petróleo e inaugurar química verde (Agência Fapesp, 16/08/2010).
Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).
Para obtenção de biocombustível a partir de algas e vegetais, é necessário utilizar no processo a enzima:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNESP) Dois vasos, um deles com uma planta heliófi la e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h.
As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verifi cou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido. Os dados obtidos foram registrados no gráfico.
No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófi la, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Utilizando-se técnicas de hibridização ou de determinação da sequência de bases do DNA, é possível estimar o grau de parentesco entre espécies de seres vivos. Analise esta árvore evolutiva dos primatas antropoides:
A partir dessa análise, é CORRETO deduzir que, dos primatas representados, a maior semelhança genética ocorre entre
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para a questão. Muito cedo para decidir Rubem Alves Gandhi se casou menino. Foi casado menino. O contrato, foram os grandes que assinaram. Os dois nem sabiam direito o que estava acontecendo, ainda não haviam completado 10 anos de idade, estavam interessados em brincar. Ninguém era culpado: todo mundo estava sendo levado de roldão pelas engrenagens dessa máquina chamada sociedade, que tudo ignora sobre a felicidade e vai moendo as pessoas nos seus dentes. Os dois passaram o resto da vida se arrastando, pesos enormes, cada um fazendo a infelicidade do outro. Antigamente, quando se queria dizer que uma decisão não era grave e podia ser desfeita, dizia-se: “isso não é casamento!”. Naquele tempo, casamento era decisão irremediável, para sempre, até que a morte os separasse, eterna comunhão de bens e comunhão de males. Mas agora os casamentos fazem-se e desfazem-se até mesmo contra a vontade do Papa, e os dois ficam livres para começar tudo de novo... Pois dentro de poucos dias vai acontecer com nossos adolescentes coisa igual ou pior do que aconteceu com o Gandhi e a mulher dele, e ninguém se horroriza, ninguém grita, os pais até ajudam, concordam, empurram, fazem pressão, o filho não quer tomar a decisão, refuga, está com medo. Está chegando para muitos o momento terrível do vestibular, quando vão ser obrigados por uma máquina, do mesmo jeito como o foram Gandhi e Casturbai (era esse o nome da menina), a escrever num espaço em branco o nome da profissão que vão ter. Casar e descasar são coisas que se resolvem rápido. Mas na profissão, além de amar tem de saber. E o saber leva tempo pra crescer. A dor que os adolescentes enfrentam agora é que, na verdade, eles não têm condições de saber o que é que eles amam. Mas a máquina os obriga a tomar uma decisão para o resto da vida, mesmo sem saber. Se você disser que a decisão não é tão séria assim, que o que está em jogo é só o aprendizado de um ofício para se ganhar a vida e, possivelmente, ficar rico, eu posso até dizer: “Tudo bem! Só que fico com dó de você! Pois não existe coisa mais chata que trabalhar só para ganhar dinheiro”. Um conselho aos pais e aos adolescentes: não levem muito a sério esse ato de colocar a profissão naquele lugar terrível. Aceitem que é muito cedo para uma decisão tão grave. Considerem que é possível que vocês, daqui a um ou dois anos, mudem de ideia. Eu mudei de ideia várias vezes, o que me fez muito bem. Se for necessário, comecem de novo. Não há pressa. Que diferença faz receber o diploma um ano antes ou um ano depois? Texto adaptado do livro “Estórias de quem gosta de ensinar —
O fim dos Vestibulares”, editora Ars Poetica — São Paulo, 1995, pág. 31.
Enunciado:
Para o autor, os jovens não deviam ser obrigados a escolher uma profissão porque
- Geografia | 5.1 População
(FUVEST) Observe os mapas.
Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é: