Texto base: Analise a seguir imagens sobre reprodução.
Enunciado:
Compare os representantes das duas figuras no que diz respeito ao tipo de reprodução e a presença ou não da variabilidade genética.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem.
ESPINOSA, B. Tratado político. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
No trecho, Espinosa critica a herança filosófica no que diz respeito à idealização de uma
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Um ecossistema é formado por um conjunto de seres vivos e fatores não-vivos que interagem entre si. Para entender melhor como essas interações funcionam, é importante conhecer os níveis de organização dos seres vivos. Qual é o nível de organização que compreende todas as populações de seres vivos que habitam uma determinada área?
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O homem tem buscado a melhoria da qualidade de vida, não somente no âmbito alimentar, mas também no que tange à produção de novos materiais. A questão da saúde tem sido preocupação constante da Ciência. Muitos dos fármacos hoje comercializados tiveram sua origem na natureza, como é o caso da Aspirina.
Tudo iniciou com Hipócrates, em 400 a.C., que receitava o uso da casca do salgueiro para o tratamento de dores. Em 1826, graças aos avanços tecnológicos, Brugnatelli e Fontana elucidaram que o princípio ativo da casca do salgueiro era a salicina, embora apenas em 1859 Kolbe consiga obter em laboratório um derivado da salicina: o ácido salicílico.
O medicamento foi muito utilizado no combate à febre, no entanto, sua acidez prejudicava o estômago ocasionando úlceras. Assim, em 1893, Hoffmann, preocupado com a artrite de seu pai, sintetizou o ácido acetilsalicílico, princípio ativo da Aspirina, que apresentava menor irritabilidade para a mucosa estomacal.
Grande parte do conforto do mundo moderno é consequência do esforço científico em busca de novas descobertas.
Fonte: CISCATO, Carlos A. M.; PEREIRA, Luís F. Planeta Química. Vol. único.
São Paulo: Ática, 2008. p.671-673. (adaptado)
Observe a reação de síntese da Aspirina:
Analise as afirmativas:
I. A molécula da aspirina possui cadeia cíclica heterogênea e saturada.
II. A molécula do ácido salicílico apresenta função álcool e função ácido carboxílico, enquanto a do ácido acetilsalicílico apresenta funções éster e ácido carboxílico.
III. A reação entre o ácido salicílico e o anidrido acético pode ser considerada uma reação ácido-base de Lewis.
IV. A molécula do ácido acetil salicílico possui 8 átomos de carbono hibridizados sp² e 1 hibridizado sp³.
Estão corretas
- Biologia | 15.2 Mutações
(UFGD) Na Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso dos Antimicrobianos que começou em 18 de novembro de 2021, as autoridades de saúde chamaram a atenção para a resistência antimicrobiana, um grave problema de saúde pública que pode ser agravado com a pandemia da Covid-19. As bactérias podem adquirir resistência aos antibióticos e, assim, não morrerem na presença desses medicamentos.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/ciencia/2021-11-18/covid-19- acelera-aparicao-de-superbacterias-e-abre-caminho-para-a-proximapandemia.html. Acesso em: 22 nov. 2021 (adaptado).
Considerando os mecanismos biológicos responsáveis pela emergência de bactérias resistentes aos antibióticos, é correto afirmar que