Leia o texto e faça o que se pede.
O texto fala da “sopa primordial” como um fator importante para o surgimento da vida na Terra.
A) Escreva um título adequado para o texto no traço acima.
B) O texto fala que a água é indispensável para a vida humana. Que comportamento saudável das pessoas comprova esse fato?
C) Parte da água ingerida pelos seres humanos é eliminada. Explique como se observa esse fato no corpo humano.
D) Em que momentos de sua rotina você ingere água?
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
O hidrocarboneto benzeno é usado principalmente para produzir outras substâncias químicas. Seus derivados mais largamente produzidos incluem o estireno, que é usado para produzir polímeros e plásticos, fenol, para resinas e adesivos, e ciclohexano, usado na manufatura de nylon. Quantidades menores de benzeno são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos e pesticidas. O benzeno não é representado apenas por uma estrutura de Lewis, mas por mais de um arranjo para descrever sua estrutura, que corresponde ao efeito mesomérico ou ressonância e é identificada
- Física | 2.5 Estática
(FUVEST 2012 1ª FASE) O gráfico abaixo representa a força F exercida pela musculatura eretora sobre a coluna vertebral, ao se levantar um peso, em função do ângulo Φ, entre a direção da coluna e a horizontal. Ao se levantar pesos com postura incorreta, essa força pode se tornar muito grande, causando dores lombares e problemas na coluna.
Com base nas informações dadas e no gráfico acima, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Quanto menor o valor de Φ, maior o peso que se consegue levantar.
II. Para evitar problemas na coluna, um halterofilista deve procurar levantar pesos adotando postura corporal cujo ângulo Φ seja grande.
III. Quanto maior o valor de Φ, menor a tensão na musculatura eretora ao se levantar um peso.
Está correto apenas o que se afirma em
- Matemática - Fundamental | 1.3 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
Numa linha de produção, em uma fábrica de pipoca, certo tipo de manutenção é feita nas três máquinas de acordo com a indicação representada na figura a seguir.
No dia 2 de dezembro foi feita a manutenção nas três máquinas. Ocorrerá novamente a manutenção das quatro máquinas em
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee esta nota de un diccionario.
Disponible en: http://html.rincondelvago.com/000720381.jpg. Accedido el: 05 may. 2015.
A partir de las informaciones del contexto es correcto afirmar que
- Geografia - Fundamental | 08. Geopolítica do Continente Africano
Leia o texto a seguir e responda a questão.
A pobreza provoca a violência na África ou a África é pobre por ser violenta?
Há décadas o continente africano é vítima de uma coincidência dramática: conflitos armados e pobreza. Como as guerras não estão presentes em todos os contextos de miséria, conclui-se que a pobreza nem sempre é capaz de causar conflitos violentos por si só. Apesar disso, deve ser observada como uma causa, ela contribui de maneira decisiva para que as guerras aconteçam.
No decorrer de vários conflitos na África, porém, os combatentes empregaram táticas de guerra, como o recrutamento de crianças, a servidão sexual, as mutilações de civis, o deslocamento forçado e a limpeza étnica. Quando rebeldes voltam-se contra a própria população, torna-se evidente que há outros fatores envolvidos, além da luta contra a marginalização.
As causas fundamentais desses conflitos estão, em geral, relacionadas à fraqueza dos governos. Uma cultura de violência na política ainda marca os jovens Estados africanos, herdeiros do domínio colonial europeu.
É interessante notar que na África há um paradoxo entre a pobreza do povo e a riqueza da terra. Ao mesmo tempo em que o continente concentra os piores índices de desenvolvimento humano, também tem reservas de extraordinárias riquezas naturais, como petróleo, diamantes, ouro, cobre e cobalto. Parte dessas riquezas foi drenada para financiar a violência contra as próprias populações africanas como, por exemplo, os diamantes de sangue de Angola, Congo e Serra Leoa. Outra parte enriqueceu grandes investidores estrangeiros, com as bênçãos de governos instáveis e corruptos.
Conflitos prolongados e de difícil solução, como é o caso dos países que compõem o Chifre da África, não só causaram mortes, mas também pioraram as condições de vida dos sobreviventes. Dessa forma, percebe-se claramente a correlação entre miséria e conflitos armados: ao mesmo tempo em que a miséria consiste em uma causa profunda de guerras, também é intensificada pelas práticas de extrema violência, num ciclo vicioso dos mais cruéis.
Denise Galvão é mestra em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Grupo de Análise de Prevenção de Conflitos Internacionais da Universidade Cândido Mendes.
http://super.abril.com.br/revista/244a/materia_especial_261577.shtml?pagina=1
a) Quais são os dois problemas que atingem a África há décadas?