O hidrocarboneto benzeno é usado principalmente para produzir outras substâncias químicas. Seus derivados mais largamente produzidos incluem o estireno, que é usado para produzir polímeros e plásticos, fenol, para resinas e adesivos, e ciclohexano, usado na manufatura de nylon. Quantidades menores de benzeno são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos e pesticidas. O benzeno não é representado apenas por uma estrutura de Lewis, mas por mais de um arranjo para descrever sua estrutura, que corresponde ao efeito mesomérico ou ressonância e é identificada
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico a seguir mostra a evolução no número de matrículas em um curso de computação online, entre os anos de 2008 e 2018
MatrículasO período em que a variação percentual do número de matrículas foi maior é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A ‘chef’ ‘Helena Rizzo’ ensina a preparar o seu inhoque de mandioquinha e araruta (...).
Após consultarmos um dicionário, o vocábulo anterior destacado – prato de origem italiana preparado ou com sêmola ou com massa de farinha de trigo, batata e ovos, escaldada em água fervente e servida com molho de tomate e queijo – é adequadamente escrito na Língua Portuguesa da seguinte maneira:
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2018 1º APLICAÇÃO)
TEXTO I
A Free World-class Education for Anyone Anywhere
The Khan Academy is an organization on a mission. We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.
Disponível em: www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)
TEXTO II
I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and money view education as simply “sit-and-get”. If your philosophy of education is “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more efficient than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don’t want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.
Disponível em: http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012.
Como o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UEFS) Pela primeira vez, cientistas conseguiram identificar uma maneira de neutralizar a alteração genética responsável pela Síndrome de Down. Em um estudo feito com células de cultura, pesquisadores da universidade de Massachusetts, Estados Unidos, “desligaram” o cromossomo extra, presente nas células de pessoas com o distúrbio. O procedimento, inspirado em um processo natural, pode levar a uma compreensão mais detalhada dos processos celulares e moleculares envolvidos na Síndrome de Down. E, talvez, a tratamentos para o quadro. Assim, eles foram capazes de corrigir padrões anormais de crescimento celular, característicos da Síndrome de Down. A descoberta abre portas para o desenvolvimento de novos mecanismos que poderão ajudar no tratamento do distúrbio. Seu uso clínico, no entanto, ainda está longe de ser colocado em prática — o estudo, publicado na revista Nature, precisa ser replicado em laboratório e estendido a testes em humanos antes de poder ser liberado para uso.
(SILENCIANDO o 21 extra, 2013, p. 13)
O processo natural ao qual o texto faz alusão e que inspirou o procedimento experimental para neutralizar a alteração genética associada à Síndrome de Down se verifica quando:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Muitas religiões, principalmente as da antiguidade, eram politeístas. Podemos citar como exemplo a religião do Egito Antigo, Grécia Antiga e Roma Antiga. Os deuses destas religiões costumam assumir diversas funções, muitos deles com forças relacionadas à natureza. O funcionamento do mundo também era atribuído a estes deuses.
O primeiro povo monoteísta que se tem conhecimento na história foram os hebreus. O judaísmo hebreu influenciou fortemente o cristianismo. Essas duas possuem muitos elementos comuns com o islamismo, outra religião monoteísta que existe até os dias atuais.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/politeismo.htm. Acesso em: 16 jan. 2017. Adaptado.
A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que as religiões monoteístas