O hidrocarboneto benzeno é usado principalmente para produzir outras substâncias químicas. Seus derivados mais largamente produzidos incluem o estireno, que é usado para produzir polímeros e plásticos, fenol, para resinas e adesivos, e ciclohexano, usado na manufatura de nylon. Quantidades menores de benzeno são usadas para produzir alguns tipos de borrachas, lubrificantes, corantes, detergentes, fármacos, explosivos e pesticidas. O benzeno não é representado apenas por uma estrutura de Lewis, mas por mais de um arranjo para descrever sua estrutura, que corresponde ao efeito mesomérico ou ressonância e é identificada
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Ufsm 2008) "Outra fruta se cria numas árvores grandes (...) depois de madura é muito amarela. (...) chamam-lhes cajus, têm muito sumo e cria-se na ponta dessa fruta (...) um caroço como castanha, e nasce diante da mesma fruta."
Observe as figuras a seguir e tente entender, botanicamente, a descrição pouco científica de uma de nossas frutas nativas, feita por Pero de Magalhães Gândavo, em 1500.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS) A figura de Charles Darwin na árvore filogenética, como representante dos vertebrados, deve ser associada à biografia do naturalista que se notabilizou com estudos, que foram conclusivos na filosofia biológica, como:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(ESPCEX) Conversores catalíticos (catalisadores) de automóveis são utilizados para reduzir a emissão de poluentes tóxicos. Poluentes de elevada toxicidade são convertidos a compostos menos tóxicos. Nesses conversores, os gases resultantes da combustão no motor e o ar passam por substâncias catalisadoras. Essas substâncias aceleram, por exemplo, a conversão de monóxido de carbono (CO) em dióxido de carbono (CO2) e a decomposição de óxidos de nitrogênio como o NO, N2O e o NO2 (denominados NOx) em gás nitrogênio (N2) e gás oxigênio (O2) Referente às substâncias citadas no texto e às características de catalisadores, são feitas as seguintes afirmativas:
I. a decomposição catalítica de óxidos de nitrogênio produzindo o gás oxigênio e o gás nitrogênio é classificada como uma reação de oxidorredução;
II. o CO2 é um óxido ácido que, ao reagir com água, forma o ácido carbônico;
III. catalisadores são substâncias que iniciam as reações químicas que seriam impossíveis sem eles, aumentando a velocidade e também a energia de ativação da reação;
IV. o CO é um óxido básico que, ao reagir com água, forma uma base;
V. a molécula do gás carbônico CO2 apresenta geometria espacial angular.
Das afirmativas feitas estão corretas apenas a
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(PUC-PR) Identificados genes que podem salvar araucária do risco de extinção
Formação embrionária do pinhão, semente do pinheiro-brasileiro, é alvo de abordagem molecular inédita capaz de auxiliar na preservação da espécie
Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) identificaram 24.181 genes ligados à formação do embrião da araucária (Araucaria angustifolia) – árvore nativa do Brasil também chamada de pinheiro-brasileiro – e de sua semente, o pinhão. A descoberta poderá auxiliar no estabelecimento de um sistema para a propagação in vitro da espécie, que está sob risco crítico de extinção, de acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), e cuja madeira tem alto valor de mercado. Com a identificação dos genes, será possível um maior controle sobre o processo de embriogênese somática, ou seja, a formação de um embrião sem que haja fecundação e a partir de células não reprodutivas.
Trata-se de uma das mais promissoras técnicas biotecnológicas de produção de embriões vegetais, que permite a criopreservação (conservação por meio de congelamento) e a clonagem em massa. No caso da araucária, ela é dificultada porque as sementes perdem viabilidade e não sobrevivem por longos períodos de armazenamento.
Disponível em: < http://viajeaqui.abril.com.br/materias/
Sobre o organismo descrito no texto, marque a alternativa CORRETA.
- Química | 2.4 Cinética Química
(FUVEST 2010 1ª FASE) Um estudante desejava estudar, experimentalmente, o efeito da temperatura sobre a velocidade de uma transformação química. Essa transformação pode ser representada por:
A + B + (catalizador) →\to P
Após uma série de quatro experimentos, o estudante representou os dados obtidos em uma tabela:
Número do experimento
1
2
3
4
temperatura (ºC)
15
20
30
10
massa de catalisador (mg)
1
2
3
4
concentração inicial de A (moℓ/L)
0,1
0,1
0,1
0,1
concentração inicial de B (moℓ/L)
0,2
0,2
0,2
0,2
tempo decorrido até que a transformação se completasse (em segundos)
47
15
4
18
Que modificação deveria ser feita no procedimento para obter resultados experimentais mais adequados ao objetivo proposto?