Explicaê

01

Conheça o tubarão-baleia, um peixe curioso que nada pelos oceanos

Por: Gabriela Reznik, Instituto Ciência Hoje/RJ

  Imagem

 

Tem pintas, mas não é peixe de aquário. É enorme e vive no mar, mas não é baleia. Não tem nada de violento e ameaçador, mas é um tubarão. Já acertou que bicho é esse? O maior peixe vivo do mundo, o tubarão-baleia, tem até 18 metros de comprimento, é dócil e nada lentamente pelos oceanos com a boca entreaberta, se alimentando principalmente de plâncton.

Esse peixão não fica parado e cruza até mesmo oceanos. Um dos lugares por onde costuma passar está no limite do território brasileiro: o Arquipélago de São Pedro e São Paulo, no meio do oceano Atlântico.

Até agora já foram vistos 136 tubarões-baleia no entorno do arquipélago, quinze deles foram identificados e cinco estão sendo acompanhados de pertinho. Os pesquisadores colocaram transmissores na pele dos animais, e ficam sabendo via satélite em que local, profundidade e temperatura eles estiveram.

Apesar de tudo isso, os mergulhos incríveis dos tubarões-baleia estão ameaçados por causa da pesca predatória que ocorre no Oceano Índico, onde eles também passeiam. Assim, projetos de conservação desta espécie são cada vez mais importantes!

 

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em: 20 nov. 2011

 

Releia o trecho.

 

“Os tubarões-baleia estão ameaçados por causa da pesca predatória que ocorre no Oceano Índico. Assim, projetos de conservação desta espécie são cada vez mais importantes!”

 

Escreva uma ação que possa fazer parte de um projeto de conservação e proteção dos tubarões-baleias.