Com base nas informações do texto, faça o que se pede.
Tiradentes participou de um movimento de conspiração. Qual o significado de conspirar?
Explique o objetivo da Corte portuguesa ao aplicar uma pena tão rigorosa em Tiradentes.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Desde que a febre de possuir se apoderou dele totalmente, todos os seus atos, todos, fosse o mais simples, visavam um interesse pecuniário. Só tinha uma preocupação: aumentar os bens. Das suas hortas recolhia para si e para a companheira os piores legumes, aqueles que, por maus, ninguém compraria; as suas galinhas produziam muito e ele não comia um ovo, do que no entanto gostava imenso; vendia-os todos e contentava-se com os restos da comida dos trabalhadores. Aquilo já não era ambição, era uma moléstia nervosa, uma loucura, um desespero de acumular, de reduzir tudo a moeda. E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer, ia e vinha da pedreira para a venda, da venda às hortas e ao capinzal, sempre em mangas de camisa, de tamancos, sem meias, olhando para todos os lados, com o seu eterno ar de cobiça, apoderando-se, com os olhos, de tudo aquilo de que ele não podia apoderar-se logo com as unhas.
AZEVEDO, A. O Cortiço. Belo Horizonte: Editora Garnier-Itatiaia, 2011.
TEXTO II
[...] Rubião é sócio do marido de Sofia, em uma casa de importação, à Rua da Alfândega, sob a firma Palha & Cia. Era o negócio que este ia propor-lhe, naquela noite, em que achou o Dr. Camacho na casa de Botafogo. Apesar de fácil, Rubião recuou algum tempo. Pediam-lhe uns bons pares de contos de réis, não entendia de comércio, não lhe tinha inclinação. Demais, os gastos particulares eram já grandes; o capital precisava do regime do bom juro e alguma poupança, a ver se recobrava as cores e as carnes primitivas. O regime que lhe indicavam não era claro; Rubião não podia compreender os algarismos do Palha, cálculos de lucros, tabelas de preço, direitos da alfândega, nada; mas, a linguagem falada supria a escrita. Palha dizia coisas extraordinárias, aconselhava o amigo que aproveitasse a ocasião para pôr o dinheiro a caminho, multiplicá-lo.
ASSIS, M. de. Quincas Borba. São Paulo: Penguin, 2014.
Nos Textos I e II apresentam-se descritas duas personagens distintas: João Romão e Rubião. Na descrição, os dois textos apresentam o viés comum da relação das personagens com os negócios, revelando
- Filosofia | 2.2 Clássica
Ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-se ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos virtude.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1973 .
Em Aristóteles, o conceito de virtude ética expressa a
- Língua Portuguesa
Tu, que tem esse abraço casa
Se decidir bater asa
Me leva contigo pra passear
Eu juro afeto e paz não vão te faltar
[...]
CAETANO, Ana; IORC, Tiago. Trevo (Tu). Intérprete: Anavitória. In: ANAVITÓRIA. Anavitória. Universal, p2016. 1 CD. Faixa 1.
O primeiro verso da letra da canção traz uma mensagem encerrada na expressão “abraço casa” que trabalha uma figura de linguagem responsável por
- Física | 3.1 Termometria
Ao aferir-se um termômetro mal construído, verificou-se que os pontos 100°C e 0°C de um termômetro correto correspondiam, respectivamente, a 97,0°C e -1,0°C do primeiro.
Se esse termômetro mal construído marcar 19,0°C, a temperatura correta deverá ser de:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
A cotação de uma moeda em relação a uma segunda moeda é o valor que custa para comprar uma unidade da primeira moeda, utilizando a segunda moeda. Por exemplo, se a cotação do dólar é 1,6 real, isso significa que para comprar 1 dólar é necessário 1,6 real.
Suponha que a cotação do dólar, em reais, seja de 1,6 real, a do euro, em reais, seja de 2,4 reais e a cotação da libra, em euros, seja de 1,1 euro.
Qual é a cotação da libra, em dólares?