A falta de chuvas observada na região Sudeste do Brasil foi tema de diversas reportagens no início de 2014, devido ao risco de faltar água e energia elétrica em várias cidades da região. Veja o gráfico publicado em uma dessas reportagens.
De acordo com o gráfico, a única represa do sistema Cantareira cujo nível ainda não estava abaixo da metade do normal na época da reportagem era
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 12. Desenvolvimento e corpo humano
Leia o texto sobre uma fase do desenvolvimento do bebê entre o nascimento e o primeiro ano de vida.
[...], ele está pronto para aprender a andar, explorar, conhecer, experimentar tudo o que está a sua volta: pessoas, objetos, lugares. Aprender a coordenar a musculatura do corpo para andar é sua principal tarefa. Quer andar o dia inteiro e nunca cansa. No início, anda com os braços para cima para buscar equilíbrio, e com o tempo, vai baixando. Sua linguagem está se aperfeiçoando. [...]
Disponível em: <http://www.desenvolvimentodobebe.com.br/o-que-um-bebe-de-um-ano-consegue-fazer/>. Acesso em: 15 set. 2013. (Fragmento)
O texto descreve algumas atividades que o bebê consegue fazer com
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UERJ) As células musculares presentes nas asas das aves migratórias possuem maior concentração de determinada organela, se comparadas às células musculares do restante do corpo. Esse fato favorece a utilização intensa de tais membros por esses animais. Essa organela é denominada:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
O CONTO A SEGUIR FOI RETIRADO DO LIVRO HORA DE ALIMENTAR SERPENTES, DE MARINA COLASANTI.
PESCANDO NA MARGEM DO RIO
Era um homem muito velho, que cada manhã acordava certo de que aquela seria a última. E porque
seria a última, pegava o caniço, a latinha de iscas, e ia pescar na beira do rio. As poucas pessoas
que ainda se ocupavam dele reclamaram, a princípio. Que aquilo era perigoso, que ficava muito só,que
poderia ter um mal súbito. Depois, considerando que um mal súbito seria solução para vários
[5] problemas, deixaram que fosse, e logo deixaram de reparar quando ia. O velho entrou, assim, na
categoria dos ausentes.
Ausente para os outros, continuava docemente presente para si mesmo.
Ia ao rio com a alma fresca como a manhã. Demorava um pouco a chegar porque seus passos eram
lentos, mas, não tendo pressa alguma, o caminho lhe era só prazer. Não havia nada ali que não
[10] conhecesse, as pedras, as poças, as árvores, e até o sapo que saltava na poça e as aves que cantavam
nos galhos, tudo lhe era familiar. E embora a natureza não se curvasse para cumprimentá-lo, sabia-se
bem-vindo.
O dia escorria mais lento que a água. Quando algum peixe tinha a delicadeza de morder o seu
anzol, ele o limpava ali mesmo, cuidadoso, e o assava sobre um fogo de gravetos. Quando nenhuma
[15] presença esticava a linha do caniço, comia o pão que havia trazido, molhado no rio para não ferir
as gengivas desguarnecidas.
À noite, em casa, ninguém lhe perguntava como havia sido o seu dia.
Fazia-se mais fraco, porém.
E chegou a manhã em que, debruçando-se sobre a água antes mesmo de prender a isca na barbela
[20] afiada, viu faiscar um brilho novo. Apertou as pálpebras para ver melhor, não era um peixe. Movido
pela correnteza, um anzol bem maior do que o seu agitava-se, sem isca. Por mais que se esforçasse,não
conseguiu ver a linha, enxergava cada vez menos. Nem havia qualquer pescador por perto.
O velho não descalçou as sandálias, as pedras da margem eram ásperas.
Entrou na água devagar, evitando escorregar. Não chegou a perceber o frio, o tempo das percepções
havia acabado. Alongou-se na água, mordeu o anzol que havia vindo por ele, e deixou-se levar.
O conto constrói um paradoxo, que está formulado em:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações a seguir sobre um tipo de gordura.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/gordura-trans/index.shtml>. Acesso em: 08 out. 2012. (Adaptado).
Esse tipo de gordura deve ser evitado porque
- Geografia - Fundamental | 6.03 América do Sul e os Países Latino-americanos
Texto base:
Enunciado:
1. Quais os países que fazem fronteira com o Brasil?
2. Qual o país com maior trecho de fronteira com o Brasil?
3. Qual o país com menor trecho de fronteira com o Brasil?
4. Localize, no mapa, os dois países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil. Depois, marque-os, no mapa, dando os seus nomes.