Analise a charge a seguir:
Disponível em: ensinoonline.com.br. Página acessada em novembro/2010.
A charge de J. Carlos, “Um cadáver”, publicada em 1918, faz alusão ao desfecho da Primeira Guerra Mundial. O termo cadáver, na época, designava um cobrador.
Sobre o Tratado de Versalhes, acordo de paz assinado pelos países europeus em 1919, é CORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Árvore da Língua
Ao longo dos três andares, uma instalação de 16 metros de altura mostra palavras com mais de 6 mil anos, projetadas em folhas da Árvore da Língua. Ela faz os significados dançarem para falar da evolução do indo-europeu ao latim e, dele, ao português. Criada pelo designer Rafic Farah, a escultura é pontuada por um mantra de Arnaldo Antunes, com os termos “língua” e “palavra” cantados em vários idiomas.
SCARDOVELI, E. Revista Língua Portuguesa. Ano II, nº 6. São Paulo: Segmento, 2006.
O texto apresentado pertence ao domínio jornalístico. Sua finalidade e sua composição estrutural caracterizam-no como
- Matemática
Dentre outros objetos de pesquisa, a Alometria estuda a relação entre medidas de diferentes partes do corpo humano. Por exemplo, segundo a Alometria, a área A da superfície corporal de uma pessoa relaciona-se com a sua massa m pela fórmula A = k. , em que k é uma constante positiva.
Se no período que vai da infância até a maioridade de um indivíduo sua massa é multiplicada por 8, por quanto será multiplicada a área da superfície corporal?
- Filosofia | 2.2 Clássica
Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. [...] Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?
PLATÃO. A República. In: PERINE, M. São Paulo: Editora Scipione, 2002. (Adaptação)
As sombras, no “Mito da caverna”, de Platão, representam metaforicamente
- Física
Dentro de um cilindro com pistão móvel está confinado um gás monoatômico. Entre a parte superior, fixa, do cilindro e o pistão existe uma barra extremamente fina de metal, de comprimento L0 com coeficiente de dilatação linear ligada por um fio condutor de calor a uma fonte térmica. A barra é aquecida por uma temperatura t que provoca uma dilatação linear empurrando o pistão que comprime o gás. Como a área da base do cilindro é A e o sistema sofre uma transformação isobárica a uma pressão o trabalho realizado é igual a:
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
O composto denominado comercialmente por Aspartame é comumente utilizado como adoçante artificial, na sua versão enantiomérica denominada S,S-aspartamo. A nomenclatura oficial do Aspartame especificada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é ácido 3-amino-4-4-[(benzil-2-metóxi-2-oxoetil)amino]-4-oxobutanoico e sua estrutura química de função mista pode ser vista abaixo.
A fórmula molecular e as funções orgânicas que podem ser reconhecidas na estrutura do Aspartame são: