Texto base: Leia o texto a seguir. Templos foram devolvidos às igrejas, o ensino das religiões e a edição de textos sacros deixaram de sofrer restrições, todos os cultos ganharam o direito de prática livre. A televisão abriu espaço para a transmissão de cerimônias do culto e de propaganda religiosa, principalmente da Igreja Ortodoxa. GORENDER, Jacob. O fim da URSS: origens e fracassos da perestroika. 2.ed. São Paulo: Atual, 1992. p. 52. (Fragmento)
Enunciado:
A partir da década de 1980, o governo soviético procurou adotar medidas que promoviam alterações na condução política do país.
O texto evidencia que a glasnost
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(MACKENZIE)
Um automóvel movimenta-se por uma pista plana horizontal e a seguir por uma pista plana em aclive formando um ângulo θ, em relação à horizontal, como mostra a figura. Na situação (1), a força de reação normal da pista sobre o automóvel é NH e na situação (2) a força de reação normal da pista sobre o automóvel é N1. Pode-se afirmar que
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem.
Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. Uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. (...) O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho. (...)
A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada. (...) Obama propõe universalizar o sistema de saúde. (...) Quer ampliar o papel do governo na educação primária (...) e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações.
A intervenção estatal, por si só, tem uma diferença crucial de natureza quando é aplicada em países socialistas e capitalistas. No socialismo, o estado intervém para excluir e eliminar o mercado. No capitalismo, dá-se o contrário. A intervenção contempla o mercado, e só ocorre para corrigir defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo. É o que está sendo debatido nos Estados Unidos e nos países europeus, sobretudo na Inglaterra e na Alemanha. (...)
Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais. Tudo muito socialista para os defensores mais férreos do estado mínimo. Para completar, veio a conversa de estatizar os bancos. Foi a gota-d’água. (...)
PETRY, André. Socialismo? Qual? Onde?. Veja.com. São Paulo: Abril, 18 mar. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/180309/p_082.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Em meio à crise econômica de 2008-2009, o presidente dos EUA, Barak Obama, foi acusado de colocar o país no rumo do socialismo.
Responda.
A) Aponte três pospostas do governo Obama que estimularam essas acusações.
B) As propostas do governo, de certa forma, contradizem o receituário Neoliberal? Apresente um argumento para justificar a sua resposta.
C) Conforme o texto, as acusações dirigidas a Obama são pertinentes? Justifique a sua resposta.
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIPÊ)
O esquema demonstra um experimento, no qual dois tipos de células (apenas uma com as proteínas da membrana celular marcadas) foram induzidas a se fundirem, resultando em uma célula única.Após análise do esquema, é possível afirmar que o experimento quis evidenciar a propriedade de: - Química | A. Equilíbrio Químico
Indicadores são substâncias capazes de identificar faixas de pH por mudanças nas colorações de suas soluções. A tabela seguinte apresenta alguns indicadores ácido-base e seus respectivos intervalos de pH de viragem de cor. No intervalo de viragem, o indicador se apresenta como uma combinação das cores apresentadas.
Um estudante deseja escolher um indicador para distinguir uma solução aquosa de ácido nítrico (HNO3) 0,001 mol/L de uma outra solução de ácido carbônico (H2CO3) 0,001 mol/L, cuja constante de ionização é 1,0 × 10-7.
Neste caso, o indicador escolhido deve ser o indicado pelo número
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais Necessários
- Lápis grafite e borracha.
- Um estojo de giz pastel oleoso para cada trio.
- Visita ao site: http://programacostume.com/maquiagem-arte-o-trabalho-da-artista-tal-peleg/ para conhecer o trabalho da artista Tal Peleg, de maquiagem. (Acesso em 19 mar.2015).
- Xerox da imagem de um olho em papel de gramatura grande, tamanho A4, na posição horizontal: Canson ou Super White. (Um xerox para cada criança).
Procedimentos
1º. Visitar o site da artista Tal Peleg para apreciação crítica das maquiagens que ela faz nos seus próprios olhos. Durante a apreciação pergunte às crianças sobre este tipo de arte no corpo das pessoas. Indagar se elas conhecem outro tipo de arte feita no corpo. Explorar bastante a forma como ela representa as imagens e levantar hipóteses relacionadas à escolha de cada desenho. Pedir que observem as linhas e pontos que a artista usa em seu trabalho.
2º. Distribuir o papel com o xerox e pedir que criem uma pintura-maquiagem, como se fosse em seu próprio olho. As crianças devem criar um desenho que represente o que elas mais gostam de comer, ou bicho de estimação, ou até uma personagem de quadrinhos ou desenho animado.
3º. Auxiliar na hora da utilização do giz pastel oleoso.
4º. Exponha os trabalhos.
Olho humano
Disponível em: <http://gartic.com.br/jesusdenazare/desenho-livre/olho> Acesso em: 19 mar.2015.