Leia o fragmento de reportagem.
Os trombeteiros do "socialismo americano" começaram a se agitar porque, para domar a crise, o governo americano está drenando oceanos de dinheiro público na economia, despertando o perigo do gigantismo estatal. Uma única seguradora, a AIG, já deu 180 bilhões de dólares. (...) O mais pedestre raciocínio ideológico concluiu que, se a Casa Branca está se metendo em diversos setores da economia, o socialismo chegou à América. Ou, se ainda não chegou, está a caminho. (...)
A coisa piorou quando Obama entregou ao Congresso sua proposta de Orçamento para o ano fiscal de 2010. Com 3,6 trilhões de dólares, a proposta é ousada. (...) Obama propõe universalizar o sistema de saúde. (...) Quer ampliar o papel do governo na educação primária (...) e implantar uma política de proteção ambiental inteiramente diferente, que força a redução da emissão de poluentes à base de taxações.
A intervenção estatal, por si só, tem uma diferença crucial de natureza quando é aplicada em países socialistas e capitalistas. No socialismo, o estado intervém para excluir e eliminar o mercado. No capitalismo, dá-se o contrário. A intervenção contempla o mercado, e só ocorre para corrigir defeitos onde o próprio mercado não conseguiu fazê-lo. É o que está sendo debatido nos Estados Unidos e nos países europeus, sobretudo na Inglaterra e na Alemanha. (...)
Para financiar tudo isso, em parte, Obama pretende aumentar os impostos dos 5% mais ricos – os que ganham acima de 250 000 dólares anuais. Tudo muito socialista para os defensores mais férreos do estado mínimo. Para completar, veio a conversa de estatizar os bancos. Foi a gota-d’água. (...)
PETRY, André. Socialismo? Qual? Onde?. Veja.com. São Paulo: Abril, 18 mar. 2009. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/180309/p_082.shtml>. Acesso em: 23 jul. 2013.
Em meio à crise econômica de 2008-2009, o presidente dos EUA, Barak Obama, foi acusado de colocar o país no rumo do socialismo.
Responda.
A) Aponte três pospostas do governo Obama que estimularam essas acusações.
B) As propostas do governo, de certa forma, contradizem o receituário Neoliberal? Apresente um argumento para justificar a sua resposta.
C) Conforme o texto, as acusações dirigidas a Obama são pertinentes? Justifique a sua resposta.