Os líderes da União Europeia andam bastante preocupados com a crise financeira que se abateu em um de seus países membros. Ela pode ter profundas implicações para outros países europeus e para a economia mundial.
O nome do país que se encontra nessa situação é
Questões relacionadas
- Matemática | 14.4 Cilindro
(UERJ 2017) Um cilindro circular reto possui diâmetro AB de 4cm e altura AA’ de 10 cm O plano ᵅ, perpendicular à seção meridiana ABB’A’, que passa pelos pontos B e A’ das bases, divide o cilindro em duas partes, conforme ilustra a imagem.
O volume da parte do cilindro compreendida entre o plano ᵅ e a base inferior, em CM³, é igual a:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(Uespi) Considerando os conceitos de produtividade energética nas cadeias alimentares, assinale a alternativa correta.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS)
Os primeiros átomos do elemento químico seabórgio, nome dado em homenagem a Glenn T. Seaborg, ao elemento 106 da Tabela Periódica, foram identificados em 1974, em Berkeley, Califórnia. O isótopo de seabórgio mais estável, meia-vida de 21 segundos, tem massa atômica [266]u. Como os átomos desse isótopo se desintegram rapidamente, torna-se difícil o estudo das propriedades do seabórgio. Por outro lado, os demais elementos químicos do grupo 6 da Tabela Periódica apresentam algumas propriedades físicas regulares, mostradas na tabela, além de formarem os óxidos CrO3, MoO3 e WO3, e os haletos MoF6 e WF6 e MoCl6 e WCl6.
A regularidade nas tendências das propriedades periódicas dos elementos químicos do grupo 6 permite corretamente estabelecer previsões sobre propriedades do elemento químico seabórgio, tais como
- Biologia
(CEFET-MG) Observe a figura seguinte. Ao longo do processo evolutivo da espécie humana, percebe-se o aumento da(o)
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A cidade de São Paulo comemorou 456 anos. Cortada pelos rios Tamanduateí, Pinheiros, Tietê e afluentes, vem apresentando problemas estruturais que agravam as enchentes que ocorrem em seus leitos. Há relatos desses períodos de cheias, em 1820, escritos por José Bonifácio: "miserável estado em que se acham os rios Tietê e Tamanduateí, sem margens nem leitos fixos, sangrados em toda parte por sarjetas, que formam lagos que inundam esta bela planície", indicando preocupação com o transbordamento de suas margens.
(O Estado de S.Paulo, 24.01.2010. Adaptado.)
A partir da leitura do texto, identifique os problemas estruturais, que poderiam acentuar as enchentes.
I. Despejo desordenado do lixo urbano.
II. Impermeabilização do solo urbano.
III. Ampliação de áreas verdes.
IV. Crescimento de loteamentos junto aos cursos fluviais.
V. Expansão da rede de circulação viária em avenidas de fundo de vale.
Assinale a alternativa que indica todos os reais problemas estruturais apresentados que acentuam as enchentes da cidade de São Paulo no século XXI.