Antônio estava verificando quanto tempo deveria deixar seu dinheiro investido em uma aplicação. Seu orientador financeiro disse que a expressão que fornecia a quantia Q que ele receberia, em reais, por n meses de aplicação seria dada por Q = 5000 · (1 + 0,05n). Se Antônio deixar essa aplicação rendendo por 5 meses, ele receberá
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha a seguir, atentando para a atitude dos personagens e responda à questão
Leia a afirmativa a seguir: O gafanhoto, nessa tirinha, age como um ser humano. Identifique na tirinha as ações do gafanhoto que comprovam a afirmativa.
- Matemática - Fundamental | 16. Sistema de Numeração Decimal
Numa chocolateria de Gramado, as barras de chocolate foram embaladas em caixas de 1000, 100, 10 e 1 unidades. O total de caixas utilizadas aparece na figura abaixo.
Quantas unidades dessas barras de chocolate foram embaladas? Marque a alternativa correta.
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
O sistema nervoso humano é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). A respeito das funções desses sistemas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) O SNP, constituído do encéfalo e da medula espinal, integra e processa as informações que o restante do organismo envia ou recebe.
( ) O SNC é responsável pela elaboração dos pensamentos, das memórias e das emoções.
( ) O SNC é formado por nervos e gânglios, cuja função é manter o fluxo de informações entre o SNP e o restante do corpo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão refere-se a um trecho da comunicação institucional (ação de instituir, de estabelecer) da capital do Estado de Tocantins (TO) – Palmas. Leia-o e observe-o com atenção.
Palmas – Tocantins Informações Gerais
Fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas primeiro foi criada nas pranchetas dos arquitetos urbanistas, depois pelas mãos dos trabalhadores locais e outros vindos de todo o País, e, por fim, só veio a ser implantada como Capital definitiva em 1º de janeiro de 1990, com a instalação dos poderes constituídos (após a alocação na capital provisória, Miracema do Tocantins). A Capital do Tocantins nascia como a realização dos anseios seculares de autonomia de um povo. Após quase vinte anos, sua população está próxima dos 200 mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população. De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas. Fonte: http://www.palmas.to.gov.br/palmas.asp - 21/10/2009 - adaptado.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento.
De acordo com o contexto das informações, cite a oração (frase) no primeiro parágrafo que explica quem começou a efetuar o planejamento (s.m. – ação ou efeito de planejar) da cidade de Palmas, capital do Estado de Tocantins.
- Língua Portuguesa | Habilidade 20
(ENEM 2016 3ª APLICAÇÃO) Naquele tempo eu morava no Calango-Frito e não acreditava em feiticeiros.
E o contrassenso mais avultava, porque, já então, - e excluída quanta coisa-e-sousa de nós todos lá, e outras cismas corriqueiras tais: sal derramado; padre viajando com a gente no trem; não falar em raio: quando muito, e se o tempo está bom "faísca"• nem dizer lepra" só o "mal"• passo de entrada com o pé' esquerdo; ave do pescoço pelado; risada renga de suindara; cachorro, bode e galo, pretos; [...] - porque, já então, como ia dizendo, eu poderia confessar, num recenseio aproximado: doze tabus de não uso próprio; oito regrinhas ortodoxas preventivas; vinte péssimos presságios; dezesseis casos de batida obrigatória na madeira; dez outros exigindo a figa digital napolitana, mas da legítima, ocultando bem a cabeça do polegar; e cinco ou seis indicações de ritual mais complicado; total: setenta e dois - noves fora, nada.
ROSA, J. G. São Marcos. Sagarana. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967 (adaptado)
João Guimarães Rosa, nesse fragmento de conto, resgata a cultura popular ao registrar