A questão refere-se a um trecho da comunicação institucional (ação de instituir, de estabelecer) da capital do Estado de Tocantins (TO) – Palmas. Leia-o e observe-o com atenção.
Palmas – Tocantins Informações Gerais
Fundada em 20 de maio de 1989, após a criação do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas primeiro foi criada nas pranchetas dos arquitetos urbanistas, depois pelas mãos dos trabalhadores locais e outros vindos de todo o País, e, por fim, só veio a ser implantada como Capital definitiva em 1º de janeiro de 1990, com a instalação dos poderes constituídos (após a alocação na capital provisória, Miracema do Tocantins). A Capital do Tocantins nascia como a realização dos anseios seculares de autonomia de um povo. Após quase vinte anos, sua população está próxima dos 200 mil habitantes. Setenta por cento das quadras habitadas já estão pavimentadas. O mesmo ocorrendo com saneamento básico e água tratada que chega a 98% da população. De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foi criada quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas. Fonte: http://www.palmas.to.gov.br/palmas.asp - 21/10/2009 - adaptado.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento.
De acordo com o contexto das informações, cite a oração (frase) no primeiro parágrafo que explica quem começou a efetuar o planejamento (s.m. – ação ou efeito de planejar) da cidade de Palmas, capital do Estado de Tocantins.