Hotspot é uma região biogeográfica, uma reserva de biodiversidade, criada em 1988 pelo ambientalista britânico Norman.
Analise o mapa:
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/fundamental-conservar-biodiversidade-487602.shtml Acesso em:21/11/2010.
No Brasil foram criadas duas áreas de hotspot, no Cerrado e na Mata Atlântica . Quais os critérios utilizados para sua criação?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Leia o texto e responda à próxima questão.
A) Indique qual é o tesouro que se encontra nos mares do Brasil.
B) Identifique onde se pode empregar esse tesouro.
C) Descreva as características de dois animais onde o tesouro pode ser encontrado.
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
“Quando eu passo no Saara amortalhada...
Ai! dizem: “Lá vai África embuçada No seu branco albornoz. . .”
Nem vêem que o deserto é meu sudário, Que o silêncio campeia solitário Por sobre o peito meu.
(…)” No texto, extraído de Vozes d’África, de Castro Alves, encontramos a seguinte figura de linguagem:
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base: Leio o texto para responder à questão.
Por qual motivo as abelhas estão sumindo em várias partes do planeta?
Entre as possíveis causas estão o uso excessivo de pesticidas, como os neonicotinoides, excesso de parasitas que afetam esses insetos, poluição do ar e da água, além do estresse causado pelo gerenciamento inadequado das colmeias. Investigar essas e outras hipóteses é importante, porque pode evitar um possível caos ambiental. Para se ter ideia, segundo a ONU, os serviços de polinização prestados por esses insetos no mundo – seja no ecossistema ou nos sistemas agrícolas -- são avaliados em US$ 54 bilhões por ano. Além disso, 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por alguma espécie de abelha. Os testes são feitos com quatro colmeias. Duas vivem no ambiente natural da região, que é considerada uma das menos impactadas pela poluição do ar e da água. As outras duas estão a um quilômetro de distância e recebem constantemente pequenas doses de agrotóxicos neonicotinoides no alimento. Esses agrotóxicos já foram banidos em alguns países por suspeita de intoxicar as abelhas, em um fenômeno chamado de “distúrbio do colapso das colônias”, quando os insetos não retornam às colmeias e morrem devido à excessiva exposição a determinados compostos químicos. Os primeiros resultados dos testes mostraram que as abelhas com sensores que tiveram contato com os defensivos demoravam mais para voltar à colmeia – ou nem voltavam. “Os neonicotinoides alteraram o comportamento delas”, disse o cientista Souza.
Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/03/brasileiro-cria-microssensor-para-estudar-sumico-de-abelhas-no-mundo.html -24;03;2014>. Acesso em: 22 set. 2016. Adaptado.
Enunciado:
O texto ao utilizar o termo “distúrbio do colapso das colônias” para se referir à colmeia está:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
. Leia o texto a seguir:
De acordo com o texto, a idade mínima para o trabalho é.
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Read and color the arachnids.
Spiders are not insects. They are arachnids. All arachnids have eight legs and two body parts. Insects have six legs and three body parts.
Spiders come in many colors. Some spiders are brown, some are black, and some are red, yellow or green.