Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/introducao-especies-exoticas-sempre-nociva-natureza-656035.shtml>. Acesso em: 2 out. 2012 (Adaptação).
Cite uma espécie presente no cotidiano que se enquadra no conceito de “praga” dado pelo texto e escreva uma consequência negativa que ela acarreta ao meio ambiente.
Questões relacionadas
- Física
Um garoto, treinando arremesso de pedras com uma atiradeira, gira o dispositivo de 0,80m de comprimento sobre sua cabeça, descrevendo um movimento circular com velocidade constante e aceleração radial de 370,00 m/s2 conforme diagrama. Num certo instante de tempo, a pedra é lançada tangencialmente à trajetória e atinge o solo numa posição de 10,00m em relação ao garoto. Considere desprezível a resistência do ar e g=10 m/s2 Assim, podemos afirmar que a altura do garoto, em metros, é, aproximadamente, igual a:
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(PUC-RS) Para responder à questão, considere o cruzamento dos insetos com olhos vermelhos (escuros) e brancos (claros) representado na figura abaixo. Ao observarmos os resultados dos cruzamentos, podemos afirmar que os olhos
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise esta imagem, em que estão indicadas as camadas da atmosfera terrestre.
A atmosfera onde o ar circula funciona como um escudo protetor em redor da Terra, sendo composta por diferentes camadas da superfície até o espaço, da troposfera, da estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.
Leia as afirmativas sobre a atmosfera.
I. A atmosfera é essencial para manter o equilíbrio térmico da Terra, através do fenômeno natural do efeito de estufa.
II. A troposfera é a camada mais próxima da crosta terrestre, na qual estão imersos os seres vivos de hábito terrestre.
III. Na estratosfera aparece uma grande concentração de ozônio que funciona como um filtro para os raios solares.
IV. A ionosfera possui uma grande quantidade de íons, que oferece resistência aos meteoros, que bombardeiam diariamente a Terra, fragmentando-os.
São CORRETAS as afirmativas
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia o texto a seguir.
As abelhas são insetos sociais que vivem em colônias. Elas são conhecidas há mais de 40 000 anos e as que mais prestam para a polinização, ajudando enormemente na agricultura, na produção de mel, geleia real, cera, própolis e pólen são as abelhas pertencentes ao gênero Apis.
Inseto disciplinado, a abelha convive num sistema de extraordinária organização (...) e cada colônia é constituída por uma única rainha, dezenas de zangões e milhares de operárias. (...) Elas são dotadas de orientação, tendo o sol como referência.
Disponível em : HTTP://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em 27 out 2010.(Adaptado)
O sentido de colônia apresentado no texto pode ser comparado com o sistema colonial em:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue.
In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária:
teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram: