Decibel é uma medida usada para a intensidade do som.
RUÍDO DO MAL
O silêncio é um ilustre desconhecido das grandes cidades. Até nos momentos em que os serviços públicos param, os sons urbanos permanecem. E eles fazem mal à saúde. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, ruídos constantes acima de 55 decibéis durante o dia e 40 decibéis durante a noite são prejudiciais. No cotidiano, um cidadão enfrenta diversas situações que ultrapassam esses limites, de restaurantes cheios a ruas movimentadas. (...)
Disponível em <http://veja.abril.com.br/231209/ruido-mal-p-150.shtml> Acesso em 10/04/2010 - adaptação
Quantos decibéis o barulho provocado pelo aspirador de pó está acima do limite considerado seguro para a saúde durante o dia?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Em muitos países, é esperada uma gorjeta nos táxis. Na França, deve-se dar o troco como gorjeta.
Um turista francês veio ao Rio de Janeiro e pegou um táxi do aeroporto até o local onde ficaria hospedado. O valor da corrida foi de R$ 64,00. Ele pagou com 4 notas de 20 reais e deu o troco como gorjeta para o taxista. Quanto o taxista ganhou de gorjeta?
- Biologia | D. Excreção
A respeito do funcionamento dos néfrons, é correto afirmar que:
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UFSM) Desde a descoberta do primeiro plástico sintético da história, esse material vem sendo aperfeiçoado e aplicado na indústria. Isso se deve ao fato de o plástico ser leve, ter alta resistência e flexibilidade. Uma peça plástica usada na fabricação de um brinquedo tem a forma de uma pirâmide regular quadrangular em que o apótema mede 10mm e a aresta da base mede 12mm. A peça possui para encaixe, em seu interior, uma parte oca de volume igual a 78mm³.
O volume, em mm³, dessa peça é igual a:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O texto abaixo foi escrito por Daniel Munduruku, do povo Munduruku. Nele, o autor relembra um caso que ocorreu no metrô ainda nos seus primeiros dias na cidade de São Paulo. Certa feita tomei o metrô rumo à praça da Sé. Eram meus primeiros dias em São Paulo e eu gostava de andar de metrô e de ônibus. Tinha um gosto especial em mostrar-me para sentir a reação das pessoas quando me viam passar. Queria poder ter a certeza de que as pessoas me identificavam como índio a fim de formar minha autoimagem. Nessa ocasião a que me refiro, ouvi o seguinte diálogo entre duas senhoras que me olharam de cima a baixo quando entrei no metrô: — Você viu aquele moço? Parece que é índio – disse a senhora A. — É, parece. Mas eu não tenho certeza assim. Não viu que ele usa jeans? Não é possível que ele seja índio usando roupa de branco. Acho que ele não é índio de verdade! – Retrucou a senhora B. — É, pode ser. Mas você viu o cabelo dele? É lisinho, lisinho. Só índio tem cabelo assim desse jeito. Acho que é, sim – defendeu a senhora A. — Sei não. Você viu que ele usa relógio? Índio vê hora olhando pro tempo. O relógio do índio é o Sol, a Lua, as estrelas… Não é possível que ele seja índio – argumentou a senhora B. — Mas ele tem olho puxado – disse a senhora A. — E também usa sapatos e camisa – ironizou a senhora B. — Mas tem as maçãs do rosto muito salientes. Só índios têm o rosto desse jeito. Não, ele não nega. Só pode ser um índio e, parece, dos puros. — Não acredito. Não existem mais índios puros – afirmou cheia de sabedoria a senhora B. — Afinal, como um índio poderia estar andando de metrô? Índio de verdade mora na floresta, carrega arco e flecha, caça e pesca e planta mandioca. Acho que não é índio coisa nenhuma… — Você viu o colar que ele está usando? Parece que é de dentes. Será que é de dente de gente? — De repente até é. Ouvi dizer que existem índios que comem gente – disse a senhora B. — Você não disse que não achava que ele era índio? E agora parece que você está com medo? — Por via das dúvidas… — O que você acha de falarmos com ele? — E se ele não gostar? — Paciência… Ao menos nós teremos informações mais precisas, você não acha? — É, eu acho, mas confesso que não tenho coragem de iniciar um diálogo com ele. Você pergunta? – disse a senhora B, que a essa altura já se mostrava um tanto constrangida. — Eu pergunto. Eu estava ouvindo a conversa de costas para as duas e de vez em quando ria com vontade. De repente senti um leve toque de dedos em meu ombro. Virei-me. Infelizmente elas demoraram a me chamar. Meu ponto de desembarcar estava chegando. Olhei para elas, sorri e disse: — Sim! MUNDURUKU, Daniel. Histórias de índio. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. p. 34.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta uma continuação coerente da resposta de Daniel Munduruku.
- Matemática | 3.1 Introdução
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) GH é a sigla que determina o hormônio do crescimento(do inglês growth hormone),indispensável para retadar o processo de envelhecimento.À medida que envelhecemos,a liberação desse hormônio na corrente sanguínea vai diminuindo.Estudos têm demonstrado,porém,que alguns métodos de treinamento aumentam a produção de GH.Em uma pesquisa,dez homens foram submetidos a sessões de 30 minutos de corrida,em uma esteira,em diferentes intensidades: muito leve,leve,moderada e máxima.As dosagens de GH,medidas por coletas de sangue feitas antes e logo após as sessões,e também 1 hora e 2 horas após o término,são fornecidas no gráfico.
Em qual(is) medição(ões) a liberação de GH na corrente sanguínea em uma sessão de intensidade máxima foi maior que a liberação de GH ocorrida nas demais intensidades?