Explicaê

01

Hachuras

A atividade vai tratar das diversas possibilidades da linha. De acordo com sua posição, a linha apresenta determinado comportamento e pode proporcionar diferentes tratamentos e efeitos no desenho.

 

Materiais

 

  • Papel Kraft, tamanho grande, aproximadamente 2 m x 1,5 m – um para cada grupo
  • Giz de cera – uma caixa para cada grupo

     

  Procedimentos  

1.º Usando as habilidades desenvolvidas no trabalho de corpo, os alunos, divididos em grupos (número de membros a critério do professor), vão dividir o papel Kraft seguindo este modelo:  

    Imagem  

   

2º Em cada quadrado, um aluno por vez deverá preencher, com apenas uma linha paralela à do modelo, até que o quadrado esteja completo. Os dois últimos quadrados são de preenchimento livre (linhas em qualquer direção).  

3º O Kraft, por ser de grandes dimensões, exige uma precisão do traço e uma disciplina corpórea para a reprodução de linhas paralelas. Ao mesmo tempo em que os dois últimos quadrados de preenchimento livre, propõem uma liberdade ao traço.  

4º Professor, discuta com os alunos o resultado. Certamente os dois últimos serão mais caóticos e mais escuros, evidenciando as diversas possibilidades do uso das direções da linha no tratamento de desenhos.