Texto base: Texto para a questão. Não errar faz mal
Enunciado:
A autora fala que o assunto de seu texto é um “alerta” e “acende uma luz amarela” porque
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011
Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs,
and his contribution to our digital world.
CEO. Tech-Guru. Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed.
With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.
Disponível em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012.
Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente. Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe:
- Matemática | 3.1 Introdução
Em um exame, foi feito o monitoramento dos níveis de duas substâncias presentes (A e B) na corrente sanguínea de uma pessoa, durante um período de 24h, conforme o resultado apresentado na figura. Um nutricionista, no intuito de prescrever uma dieta para essa pessoa, analisou os níveis dessas substâncias, determinando que, para uma dieta semanal eficaz, deverá ser estabelecido um parâmetro cujo valor será dado pelo número de vezes em que os níveis de A e de B forem iguais, porém, maiores que o nível mínimo da substância A durante o período de duração da dieta.
Considere que o padrão apresentado no resultado do exame, no período analisado, se repita para os dias subsequentes. O valor do parâmetro estabelecido pelo nutricionista, para uma dieta semanal, será igual a:
- História | 4.2 Baixa Idade Média
A ausência quase completa de fantasmas na Bíblia deve ter favorecido também a vontade de rejeição dos fantasmas pela cultura cristã. Várias passagens dos Evangelhos manifestam mesmo uma grande reticência com relação a um culto dos mortos: “Deixa os mortos sepultar os mortos”, diz Jesus (Mt 8:21), ou ainda: “Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos” (Mt 22:32). Por certo, numerosos mortos são ressuscitados por Jesus (e, mais tarde, por alguns de seus discípulos), mas tal milagre — o mais notório possível segundo as classificações posteriores dos hagiógrafos medievais
— não é assimilável ao retorno de um fantasma. Ele prefigura a própria ressurreição do Cristo três dias depois de sua Paixão. Antecipa também a ressurreição universal dos mortos no fim dos tempos.
SCHMITT, J.-C. Os vivos e os mortos na sociedade medieval.São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
De acordo com o texto, a representação da morte ganhou novos significados nessa religião para
- Física | 4.3 Refração da Luz
(UNIT) Considere um raio de luz monocromática propagando-se no ar, de índice de refração igual a 1, que incide na superfície plana de um bloco de vidro, de índice de refração igual a √2. Sabendo-se que o ângulo de incidência é igual a 45°, é correto afirmar que o desvio do raio incidente, ao refratar-se, é igual a
- Física | 4.3 Refração da Luz
A dependência do índice de refração, n, com o comprimento de onda da luz, λ, para vidros de sílica fundida (A) e silicato de alumínio (B), é mostrada na figura
Considere a correlação entre cores e comprimento de onda da luz, mostrada na tabela a seguir:
É CORRETO afirmar que