2. RELÓGIO
30. Texto base: Mateus está na aula de Inglês que termina as 3:00 horas. Seu relógio está marcando a hora representada a seguir.
Enunciado:
Quanto tempo falta para a sua aula terminar?
Questões relacionadas
- História | 6.08 Imperialismo
A colonização são milhões de seres humanos “a quem inculcaram sabiamente o medo, o complexo de inferioridade, o tremor, a genuflexão, o desespero, o servilismo”, como denunciou Aimé Césaire. Esta violência, com múltiplos matizes, procurou reduzir o outro colonizado a um ser inferior que habita uma zona de não-ser, um ser com potencial para ser humano, se convertido e domesticado, pela educação e pelo trabalho, virtudes civilizadoras eurocêntricas.
Disponível em: https://journals.openedition.org. Acesso em: 19 jun. 2020 (adaptado). VOT2020.
O artigo apresenta elementos que, servindo de respaldo ideológico, foram utilizados pelos europeus, no século XIX, para justificar a
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
No ano em que o maior clarinetista que o Brasil conheceu, Abel Ferreira, faria 100 anos, o choro dá mostras de vivacidade. É quase um paradoxo que essa riquíssima manifestação da genuína alma brasileira seja forte o suficiente para driblar a falta de incentivos oficiais a insensibilidade dos meios de comunicação e a amnésia generalizada. "Ele trazia a alma brasileira derramada em sua sonoridade ímpar. Artur da Távola, seguramente seu maior admirador, foi quem melhor o definiu, "alma sertaneja, toque mozarteano". O acervo do músico autodidata nascido na mineira Coromandel, autor de 50 músicas, entre as quais Chorando baixinho (1942), que o consagrou, amigo e parceiro de Pixinguinha, com quem gravou Ingénuo (1958), permanece com os herdeiros à espera de compilação adequada.
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a guarda do sax e do clarinete, doados em 1995 Na avaliação de Leonor Bianchi. editora da Revista do Choro. "a música instrumental fica apartada do que é popular porque não vai à sala de concerto. O público em geral tem interesse em samba, pagode e axé". Ela atribui essa situação à falta de conhecimento e à pouca divulgação do gênero nas escolas.
FERRAZ, A. Disponível em www.cartacapital.com.br Acesso em 22 abr 2015(adaptado)
Considerando-se o contexto, o gênero e o público-alvo, os argumentos trazidos pela autora do texto buscam
- Biologia | 09. Botânica
(Uern) Os vegetais estão constantemente expostos aos extremos ambientais, sendo necessárias adaptações que lhes permitam a sobrevivência em muitas condições inóspitas.
Em relação a essas adaptações, pode-se afirmar:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Escreva por extenso o número que indica o tempo de gestação dos cangurus
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
Na Grécia, os escravos tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções econômicas. Contudo, e apesar de terem sido contemplados pelas leis, os escravos eram considerados apenas habitantes da cidade e não cidadãos, não sendo portanto abrangidos pelos direitos e regalias destes últimos.
Os escravos costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis). (...) Mais tarde eram fornecidos por entrepostos comerciais. (...). Outras formas de obter servos eram a venda dos filhos, a venda da própria pessoa para poder sobreviver (método a que recorriam os mais indigentes) e mesmo trocar os serviços de médico pela escravatura do paciente.
Devemos frisar que o conceito de escravatura era neste contexto geográfico muito particular, sendo os escravos tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (...) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão.
Disponível: www.infopedia.pt. Acesso em 05 fev. 2012.
A relação entre a escravidão grega e seu desenvolvimento cultural está correta em: