O dono de um sítio pretende colocar uma haste de sustentação para melhor firmar dois postes de comprimentos iguais a 6 m e 4 m. A figura representa a situação real na qual os postes são descritos pelos segmentos AC e BD e a haste é representada pelo segmento EF, todos perpendiculares ao solo, que é indicado pelo segmento de reta AB. Os segmentos AD e BC representam cabos de aço que serão instalados.
Qual deve ser o valor do comprimento da haste EF?
Questões relacionadas
- Geografia | 3.3 Solo
Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.
GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B.
Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos.
Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Faça um esforço e tente imaginar um dia inteiro sem qualquer relógio para marcar o tempo. O primeiro desafio é livrar-se do despertador: será que sem ele você e as outras pessoas da sua família conseguiriam levantar da cama no horário habitual? Depois, você conseguiria chegar para a aula sem estar muito adiantado ou atrasado? E, na escola, como seria definida a hora do recreio? E a duração dele? E a hora da saída? Certamente, algumas pessoas ficariam perdidas no tempo sem o relógio. Há, porém, aqueles que observam mais a natureza e, de alguma forma, se aproveitariam disso para organizar o dia sem o ritmo marcado pelo tic-tac. Foi exatamente assim, observando a natureza, que os povos antigos inventaram seus relógios.
Assinale as alternativas que contêm os instrumentos inventados pelos povos antigos para a contagem do tempo
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma empresa divide o balanço anual de vendas de seus produtos em duas partes, calculando o número de vendas dos produtos ao final de cada semestre do ano. Após o balanço do primeiro semestre, foram realizadas ações de marketing para os cinco produtos menos vendidos da empresa. A tabela mostra a evolução das vendas desses produtos, do primeiro para o segundo semestre.
Produto
Número de unidades vendidas no primeiro semestre
Número de unidades vendidas no segundo semestre
I
350
600
II
1 000
1 100
III
4 000
4 500
IV
850
1 200
V
2 000
2 600
O sucesso de uma ação de marketing de um produto é medido pelo aumento percentual do número de unidades vendidas desse produto, do primeiro para o segundo semestre.
A ação de marketing mais bem-sucedida foi para o produto
- Matemática | 3.7 Logarítmicas(ENEM 2017 LIBRAS) Em 2011, a costa nordeste do Japão foi sacudida por um terremoto com magnitude de 8,9 graus na escala Richter. A energia liberada "E" por esse terremoto, em kWh pode ser calculada por , sendo e R a magnitude desse terremoto na escala Richter. Considere 0,84 como aproximação para log7.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 2 ago. 2012.
A energia liberada pelo terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão em 2011, em kWh foi de
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
George Stephenson (1781-1848), engenheiro inglês, certa vez comentou que:
“Minha locomotiva a vapor é movida pela luz solar, captada por plantas verdes há milhões de anos”.
Por mais surpreendente que esse comentário de Stephenson possa parecer, ele tinha razão.
A queima do carvão mineral, usado como combustível nessa locomotiva, liberou a energia luminosa captada por plantas que viveram há mais de milhões de anos. Enquanto vivas, essas plantas sintetizaram compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico, se desenvolveram, cresceram e se reproduziram. Após terem morrido, foram soterradas por muitas camadas de sedimentos, o que impediu sua total decomposição por fungos e bactérias.
Assim, gradativamente, esses compostos orgânicos, submetidos a grandes pressões e elevadas temperaturas, foram lentamente se transformando em minério de carvão. Portanto, esse carvão mineral armazenou parte da energia luminosa captada pela fotossíntese há milhões de anos.
Considerando o processo descrito no texto, realizado pelas plantas enquanto vivas, pode se afirmar corretamente que ele: