Utilize o texto abaixo para responder à questão.
â
A frase rasurada sugere que
Questões relacionadas
- Matemática | 01. Matemática Básica
Um pelotão do Exército possui 288 cabos e 360 soldados que devem ser divididos em grupos de busca da caixa preta de um avião que caiu em uma região de floresta.
Devido à grande extensão do terreno, deseja-se que a quantidade de grupos seja a maior possível, desde que todos os grupos tenham a mesma quantidade de cabos e soldados e que todos eles participem de algum grupo. Dessa forma, cada um desses grupos terá
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UFRGS) O gráfico abaixo apresenta a variação do nível de oxigênio na atmosfera em função do tempo.
Sobre o gráfico e os eventos nele assinalados, é correto afirmar que:
- Física | B. Resistores
(UFRGS) Considere o circuito abaixo.
Neste circuito, todos os resistores são idênticos, e C1 e C2 são dois interruptores que podem estar abertos ou fechados, de acordo com os esquemas numerados a seguir.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o ordenamento dos esquemas de ligação, em ordem crescente da corrente elétrica que passa no resistor R4. - Química | 2.8 Radioatividade
Os materiais radioativos emitem diferentes tipos de radiação. A radiação gama, por exemplo, por sua alta energia e penetração, consegue remover elétrons dos átomos dos tecidos internos e romper ligações químicas por ionização, podendo causar mutação no DNA. Já as partículas beta têm o mesmo efeito ionizante, mas atuam sobre as células da pele.
RODRIGUES JR., A. A. O que é radiação? E contaminação radioativa? Vamosesclarecer. Física na Escola. V. 8, nº 2, 2007.São Paulo: Sociedade Brasileira de Física (adaptado).
Segundo o texto, um indivíduo irradiado por uma fonte radioativa é exposto ao risco de:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(Fac. Albert Einstein) A estrela-do-mar da espécie Pisaster ochraceus é predadora do molusco bivalve Mytilus californianus, e ambos habitam, juntamente com outras espécies marinhas, determinadas áreas de costão rochoso. Ao predar os bivalves, as estrelas-do-mar criam espaço no substrato para fixação de outras espécies. Com a intenção de estudar a dinâmica das comunidades biológicas desses costões, pesquisadores fizeram a remoção sistemática das estrelas-do-mar em uma área (Área 1) e as mantiveram em outra área (Área 2). Em seguida, contabilizaram, durante uma década, o número de espécies diferentes que viviam fixadas ao substrato, em cada uma dessas comunidades. O gráfico a seguir mostra a variação desse número de espécies ao longo dos anos nas duas áreas estudadas.
Considerando as informações acima, é CORRETO afirmar que