ANO - 14. ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE
17. Veja os números a seguir:
56 – 23 – 6 – 111 – 3 – 15 – 94 – 55 – 67 – 12 - 22 – 48 – 89 - 120
Agora, ordene-os de acordo com o que se pede:
Números Pares em ordem crescente
Números Ímpares em ordem decrescente
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
- Caneta hidrocor - (cores variadas)
- Durex
- Papel canson tamanho A3
- Máquina fotográfica
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre a artista Yayoi Kusana.
- Yayoi Kusama (草間 彌生 ou 弥生, Kusama Yayoi, Matsumoto, 22 de março de 1929) é uma artista plástica e escritora japonesa. Seu trabalho é uma mistura de diversas artes, como colagens pinturas, esculturas, arte performática e instalações ambientais, onde é visível uma característica que se tornou a marca da artista: a obsessão por pontos e bolas. Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Yayoi_Kusam
- Mostrar algumas imagens dos seus trabalhos.
-
- Disponível: https://www.google.com.br/search?q=yayoi+kusama&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiG17mV6ZzaAhUJTJAKHQLlDTEQ_AUICigB&biw=1366&bih=637
- O professor deverá distribuir para cada criança uma folha de papel canson A3 e as canetas hidrocores. Instruir as crianças para escolherem somente uma cor para trabalhar.
- As crianças deverão fazer desenhos de bolinhas de tamanhos diferentes. Colorir as bolinhas usando a caneta e depois recortá-las.
- Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/pintando-yayoi-kusama.jpg
- Se inspirando na obra da artista, colar as bolinhas recortadas na folha A3, criando uma bela composição.
- Quando terminarem, o professor vai pedir para as crianças começarem a decorar o próprio corpo, colando com o durex as bolinhas da mesma cor do trabalho, no rosto, cabelo, camisa, para se camuflar com a pintura.
- O professor deverá colar os trabalhos na sala de aula e pedir as crianças que fiquem na frente das suas pinturas, para tirar uma foto.
- Revelar as fotos, montar uma exposição na escola e convidar os pais.
Fonte: https://artecontusmanitas.files.wordpress.com/2015/02/yayoi-kusama-art-project.png
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Arthur deseja comprar um terreno de Cléber, que lhe oferece as seguintes possibilidades de pagamento:
• Opção 1: Pagar à vista, por R$ 55 000,00;
• Opção 2: Pagar a prazo, dando uma entrada de R$ 30 000,00, e mais uma prestação de R$ 26 000,00 para dali a 6 meses.
• Opção 3: Pagar a prazo, dando uma entrada de R$ 20 000,00, mais uma prestação de R$ 20 000,00, para dali a 6 meses e outra de R$ 18 000,00 para dali a 12 meses da data da compra.
• Opção 4: Pagar a prazo dando uma entrada de R$ 15 000,00 e o restante em 1 ano da data da compra, pagando R$ 39 000,00.
• Opção 5: pagar a prazo, dali a um ano, o valor de R$ 60 000,00.
Arthur tem o dinheiro para pagar à vista, mas avalia se não seria melhor aplicar o dinheiro do valor à vista (ou até um valor menor) em um investimento, com rentabilidade de 10% ao semestre, resgatando os valores à medida que as prestações da opção escolhida fossem vencendo.
Após avaliar a situação do ponto de vista financeiro e das condições apresentadas, Arthur concluiu que era mais vantajoso financeiramente escolher a opção
- Filosofia | 3. Medieval
(UFU) Considere o seguinte texto sobre Tomás de Aquino (1226-1274).
Fique claro que Tomás não aristoteliza o cristianismo, mas cristianiza Aristóteles. Fique claro que ele nunca pensou que, com a razão se pudesse entender tudo; não, ele continuou acreditando que tudo se compreende pela fé: só quis dizer que a fé não estava em desacordo com a razão, e que, portanto, era possível dar-se ao luxo de raciocinar, saindo do universo da alucinação.
Eco, Umberto. “Elogio de santo Tomás de Aquino”. In: Viagem na irrealidade cotidiana, p.339.
É correto afirmar, segundo esse texto, que:
- Inglês - Fundamental | 12. Describing People and Parts Of The Body (Descrevendo As Pessoas e Partes do Corpo)
Read the text and answer question. Available at: http://www.priweb.org/ed/pgws/uses/uses_home.html. Access on: Oct. 11th 2012.
Enunciado:
The following paragraph tries to describe this picture of mother and daughter in the kitchen. Check the picture again and complete the sentences.
Mother and daughter are in the kitchen. The child is _________________ because she has cut her finger. Her mother is ________________ a Band-Aid on her finger.
- Filosofia | 2.2 Clássica
A utilidade do escravo é semelhante à do animal. Ambos prestam serviços corporais para atender às necessidades da vida. A natureza faz o corpo do escravo e do homem livre de forma diferente. O escravo tem corpo forte, adaptado naturalmente ao trabalho servil. Já o homem livre tem corpo ereto, inadequado ao trabalho braçal, porém apto à vida do cidadão.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.
O trabalho braçal é considerado, na filosofia aristotélica, como: