Associe o texto ao significado histórico das constituições, especialmente as brasileiras, e responda:
A. O regime da República Militar caracterizava por uma república democrática ou autoritária? Identifique no texto a parte B. que comprove sua resposta.
B. Neste período os direitos e deveres dos cidadãos eram desrespeitados. O que a população fez para solucionar este problema?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Material:
- Projetor;
- Papéis A4 e cartolina;
- Canetões de ponta grossa e/ou giz da cor preta.
Atividade:
- 1ª Parte
- Apresente para a turma o vídeo Grafismo Indígena: Asurini do Xingu, disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=onah4R4uhUE>. Acesso em 22 nov. 2016.
- Faça uma pequena discussão abordando o modo de concepção dos grafismos indígenas. Se achar interessante, compare com o método de produção das logomarcas contemporâneas.
- 2ª Parte
- Divida a sala em duplas ou trios.
- Cada grupo deverá criar um padrão gráfico a partir de um animal brasileiro, observando algum aspecto visual do mesmo, e desenhar o padrão sozinho e em uma composição combinada na cartolina para apresentar para a sala.
- A exposição pode ser melhor se, junto com o desenho for mostrada, no projetor, uma foto do animal estudado.
- Faça um momento de conclusão do trabalho, com um debate.
Fonte das imagens: Print do vídeo, acervo da autora.
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística - Fundamental
Um caminhão de uma loja de eletrodomésticos fará a entrega de uma mercadoria até a casa de um cliente. Ao analisar as opções de rotas, o motorista percebeu que possui 5 possibilidades de itinerários, todos com distâncias diferentes: 16 km, 15 km, 14 km, 13 km e 12 km.
Ao escolher ao acaso um desses itinerários, qual é a probabilidade de que ele tenha, no máximo, 13 km?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
O texto I é um trecho do livro “Por parte de pai” e o texto II é uma entrevista com Bartolomeu Campos de Queirós. Analise-os e resolva às questões:
TEXTO I
Por parte de pai
Enquanto ele escrevia, eu inventava histórias sobre cada pedaço da parede. A casa do meu avô foi meu primeiro livro. Até história de assombração tinha. Era de Maria Turum, preta que foi escrava, não sei se veio de navio negreiro, e ajudou a criar os filhos. Antes de morta, já tinha bicho no corpo de tanto ficar na cama, fraca, inválida, velha. Eu olhava para ela e pensava que viver era encolher, diminuir, subtrair. Cada dia ela ficava menor. Maria Turum, segundo meu avô, só gostava da cor branca. Lençol branco, arroz-doce, leite com farinha, farinha com açúcar, pipocas e suspiros.
Meu avô, sem duvidar das proezas da mulher, continuava a escrever pelas paredes. Não, não era um livro de horrores, a casa do meu avô. Contava caso de trapezista de circo desrespeitando moça assanhada de família; até milagre, como o da imagem de Sant’Ana, chorando e as lágrimas curando verrugas, na capela do Senhor Bom Jesus, da rua da Paciência, estava registrado.
História não faltava. Eu mesmo só parei de urinar na cama quando meu avô ameaçou escrever na parede. O medo me curou. Leitura era coisa séria e escrever mais ainda. Escrever era não apagar nunca mais. O pior é que, depois de ler, ninguém mais esquece, se for coisa de interesse. Se não tem interesse, a gente perde ou joga fora. Um dia Milicão pediu o serrote emprestado. Meu avô disse estar muito cheio de dentes. Milicão foi embora e meu avô escreveu a história na parede. Depois Milicão voltou e disse que serrote tem dentes mesmo. Das gemas, minha avó batia gemadas com canela e nos servia quente para suar as gripes e resfriados. A fumaça cheirosa penetrava no nariz e não saía mais da cabeça.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por parte de pai. Belo Horizonte: RHJ, 1995. p.12-14.Adaptação.
TEXTO II
ENTREVISTA A BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS
Confira a entrevista com o premiado escritor mineiro Bartolomeu Campos de Queirós e saiba por que seus mais de 40 livros publicados encantam e entrelaçam natureza, literatura e educação
Bartolomeu Campos de Queirós nasceu na cidade de Papagaio, no interior de Minas Gerais. Peregrino de corpo e mais ainda de alma, viajou o mundo. Para ele viver a voar para longe de tudo o que possa ser contido, limitado, rotulado – talvez por terem sido as parede s da casa de seu avô o seu primeiro cade rno. Enfrentar os limites de um papel pode ter sido difícil, mas resultou no premiado escritor que sabe embrulhar para presente os mais belos, sutis e indizíveis sentimentos humanos com a paciência feliz de quem ama a musicalidade das palavras que não pode m ser buscadas; apenas pode m ser encontradas por gente sábia e rara como Bartolomeu Campos de Queirós.
Ecofuturo – O que a família, a escola e os educadores podem fazer para que as crianças aprendam a selecionar o que é realmente sustentável em suas vidas?
Bartolomeu – Tanto família como escola, como toda a sociedade, devem viver em harmonia com seu entorno, fazendo de tudo para apreender o que cada elemento, cada objeto nos tem a ensinar. “Ler o mundo” é a alfabetização mais necessária e complexa; é estar atento, todo o tempo, diante de ste grande livro sem texto que é o mundo e seus enigmas.
Entrevista com Bartolomeu Campos de Queirós. Disponível em: http://www.ecofuturo.org.br/comunicacao/publicacoes/bartolomeu-campos. Acesso em: 15 de jul. de 2009. Adaptação.
De acordo com as respostas apresentadas por Bartolomeu Campos de Queirós à Ecofuturo, relacione a origem de Bartolomeu Campos de Queirós ao fato de, no texto I, o narrador ter como primeiro livro a casa do avô
- História - Fundamental | 03.1. Os imigrantes
Leia o texto.
Alemães
Um dos primeiros grupos a chegar, os alemães - e cidadãos de outras nacionalidades de idiomas germânicos como austríacos e suíços - se fixaram principalmente nos estados da região Sul. Muitos viraram pequenos proprietários rurais, ocupando terras oferecidas pelo governo. O período de maior desembarque de alemães, no Brasil, foi em 1920 quando a Alemanha estava destroçada pela derrota na Primeira Guerra [...]
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quais-foram-as-maiores-levas-de-imigracao-para-o-brasil>. Acesso em: 20 out. 2015.
João VI, rei de Portugal e, posteriormente, seu filho, D. Pedro, incentivaram a vinda de europeus para a região sul do país. Qual foi o objetivo de eles terem incentivado a vinda de imigrantes para essa região?
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística
A tabela mostra a quantidade de livros de literatura vendidos em uma livraria durante uma semana.
O número médio de livros vendidos por dia na livraria, durante a semana, foi: