ANO - 07. A SUBTRAÇÃO
15. Texto base: A figura a seguir representa a Rua das Palmeiras, onde moram vários amigos:
Enunciado:
Identifique e marque a alternativa correta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho.
[...] Há mais de 2 mil anos, textos de autores gregos como Tucídides e Heráclides do Ponto já descreviam ondas gigantescas que devastaram diferentes pontos do litoral da Grécia nos séculos V e IV a.C. [...] O mais antigo tsunami de que se tem notícia foi registrado pelo historiador grego Tucídides no Livro III [...]. Segundo ele, no verão de 426 a.C., o exército espartano pôs-se em marcha para invadir Atenas. Ao chegar ao istmo de Corinto, porém, os guerreiros foram surpreendidos por terremotos que os fizeram desistir da campanha. [...]
Disponível em: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_colera_de_poseidon.html. Acesso em: 22 mar. 2015.
O trecho menciona um conflito ocorrido na Grécia, no século V a.C., conhecido como:
- História - Fundamental | 05.1. Patrimônio material e imaterial
Leia um trecho da música Aquarela do Brasil: Martinho da Vila compôs esta música que retrata as riquezas que possuímos em nosso país.
“No Rio dos sambas e batucadas,
Dos malandros e mulatas
De requebros febris.”
O samba, as batucadas e a dança constituem bens culturais
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
A tabela abaixo apresenta os critérios adotados por dois países para a formação de placas de automóveis. Em ambos os casos, podem ser utilizados quaisquer dos 10 algarismos de 0 a 9 e das 26 letras do alfabeto romano.
Considere o número máximo de placas distintas que podem ser confeccionadas no país X igual a n e no país Y igual a p.
A razão
corresponde a:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do "Dia da Consciência Negra".
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
- Geografia | A. Globalização
O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado)
No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a