Leia o texto a seguir.
BICHOS DE FRUTAS
Quer deixar a sua sobremesa bem engraçada? Então, tente montar alguns bichos com as frutas. Veja só algumas sugestões.
(Fonte: Manual de receitas da Magali – Editora Globo)
Complete as seqüências e descubra ao final:
a) o número de uvas rosadas usadas para fazer 11 centopeias:
b) o número de acerolas usadas para fazer 12 tucanos:
c) o número de acerolas gastas para fazer 7 ursinhos:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Texto base: Leia o texto a seguir. “Vivo como pobre, viajo como rei” O tcheco Rudolph Krautschneider, sua fascinação pelo mar e sua vida de aventuras Francisco Colaço Pedro “Todos os dias abrimos um porão e sai um novo segredo. Há um sem-fim de lendas sobre este barco, é como um grande segredo que desvendamos pouco a pouco. Há mais de um ano estava ancorado aqui, sem navegar. Deu-me pena existir algo tão belo e não se fazer nada de bom com ele.” “Vocês olham e dizem ‘uau!, que lindo barco’. Mas para nós, polacos e tchecos, é uma lenda. Vivo num incrível mundo de fantasia rodeado de um excelente amigo, o mar. Desde criança lia tudo sobre navegação e fiquei fascinado com a primeira viagem à volta do mundo. Fernão de Magalhães é o navegador número 1 do mundo. Morreu no Pacífico, no meio da viagem, mas a ideia foi sua.” Nesta era da tecnologia, em que tudo tem de ser rápido, queria um barco que navegasse lentamente e por muito tempo. Em 1999, o Victoria partiu da Polônia com uma tripulação cheia de sonhos e experiências, para só regressar cinco anos, 20 mil milhas e incontáveis aventuras depois. Hoje o Victoria não pode navegar, mas tornou-se ele mesmo um lugar de encontro entre seres humanos. Continua a viajar. A bordo, concertos e projeções de filmes atraem aventureiros. Vivamos tranquilos, vivamos escondidos. Piratas até ao fim. Tenho sempre planos para o mar. É uma embarcação muito primitiva. Quero partir de Portugal e atravessar o Atlântico. Demonstrar que os povos primitivos também o podiam ter feito. É uma boa forma de celebrar meus 70 anos. Um barco não pode ser privado. Faço um barco, mas não é meu, é para o mar. A propriedade limita a nossa vida. Vivo como pobre, mas viajo como um rei.” Revista Carta Capital. Ano XX, nº 801. São Paulo: Editora Confiança, 28 maio 2014. p.12 (Fragmento).
Enunciado:
Identifique 3 características que permitem identificar o texto como um relato pessoal.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Leia o texto a seguir.
Os animais não podem digerir a celulose sem a ajuda de bactérias, e muitos vertebrados reservam um beco sem saída no intestino, o ceco, que abriga esses micro-organismos. O apêndice humano é um resquício do ceco mais avantajado dos nossos ancestrais vegetarianos.
DAWKINS, R. O maior espetáculo da Terra: As evidências da evolução. São Paulo:
Companhia das Letras. 2009. p. 113.
Este texto exemplifica a:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Na tabela periódica, existe uma categoria especial, os chamados metais de transição, com características próprias na distribuição de elétrons em seus orbitais. Considerando apenas a sequência que vai do escândio ao zinco, analise as assertivas a seguir
I. Os elementos da série de metais de transição estão situados no bloco d, entre os grupos 2 e 13 da tabela periódica.
II. Nessa série, elétrons adicionais são colocados nos orbitais 3d, de acordo com a regra de Hund.
III. O germânio, rigorosamente, por conta de sua distribuição eletrônica, é também considerado um metal de transição.
IV. A distribuição eletrônica do metal em transição níquel é [Ar] 3d8 4s2 .
Estão corretas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el dialogo a seguir. PAULA: Hola Carlos ¿Qué tal? CARLOS: Bien, un poco cansado... He tenido muchas clases hoy. PAULA: Bueno, pero lo pasaste bien el fin de semana pasado ¿no? Finalmente ¿Qué hiciste? ¿Jugaste el partido? CARLOS: No, al final no jugamos porque llovió. El sábado fui con mi prima al cine y vimos una película de ciencia ficción. PAULA: ¿Os gustó la película? CARLOS: A mí no me gustó mucho, pero a mi prima le encantó. PAULA: Pues yo el sábado vi a Shakira en concierto... CARLOS: ¿De verdad? ¡Genial! ¿Te gustó el concierto? PAULA: ¡Me encantó! ¡Fue increíble! Bailé, canté... CARLOS: ¿Sabes? Yo nunca he ido a un concierto en directo. PAULA: ¿No? Pues yo ya he ido a dos de Shakira y el mes pasado compré la entrada para ver a mi cantante favorito. CARLOS: ¿Sí? ¿Y quién es? PAULA: Se llama Juanes y ha sacado disco nuevo este año. CARLOS: ¿Juanes? ¿El colombiano? A mí también me gusta mucho. Precisamente esta mañana he visto su nuevo videoclip. ¡Me ha encantado! PAULA: ¿En serio? Y ¿Por qué no vienes al concierto? CARLOS: ¿Crees que ya se han vendido todas las entradas? PAULA: Seguro que no. Ayer escuché en la radio que hay entradas disponibles en la tienda de discos. CARLOS: ¿Y sabes dónde está? PAULA: ¡Claro! Esta semana he ido a esa tienda tres veces ¡Vamos! Disponible en: < http://www.mecd.gob.es/polonia/dms/consejerias-exteriores/polonia/publicaciones/material- didáctico/UUDD2014-ELE-Gimnazjum/ELE-A2-ParteII-6-11.pdf> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
¿Qué tiempos verbales fueron utilizados en el diálogo? Identifica en el texto elementos, palabras y expresiones de conexión temporal que se refieren al tiempo verbal correspondiente y escríbelos.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(FUVEST 2016 1ª FASE) Sabe se que os metais ferro (Fe0), magnésio (Mg0) e estanho (Sn0) reagem com soluções de ácidos minerais, liberando gás hidrogênio e formando íons divalentes em solução.
Foram feitos três experimentos em que três amostras metálicas de mesma massa reagiram, separada e completamente, com uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl (aq)) de concentração 0,1 mol/L. Os resultados obtidos foram:
Experimento
Massa da amostra metálica (g)
Composição da
amostra metálica
Volume da solução de HCl (aq) (0,1 mol/L)
gasto na reação completa
1
5,6
Fe0 puro
V1
2
5,6
Fe0 contendo Mg0 como impureza
V2
3
5,6
Fe0 contendo Sn0 como impureza
V3
Note e adote:Massa molar (g/mol):
- Mg: 24;
- Fe: 56;
- Sn: 119
Colocando se os valores de V1, V2 e V3 em ordem decrescente, obtém-se