Para formar o sólido abaixo, representado em perspectiva isométrica, foram unidos 3 poliedros
Assinale a alternativa que representa a vista lateral desse sólido.
Questões relacionadas
- Física | 1.2 Vetores
Considere as seguintes grandezas físicas mecânicas: TEMPO, MASSA, FORÇA, VELOCIDADE e TRABALHO. Dentre elas, têm caráter vetorial apenas:
- Química | 2.3 Termoquímica
Quantidades enormes de energia podem ser armazenadas em ligações químicas e a quantidade empírica estimada de energia produzida numa reação pode ser calculada a partir das energias de ligação das espécies envolvidas. Talvez a ilustração mais próxima deste conceito no cotidiano seja a utilização de combustíveis em veículos automotivos. No Brasil alguns veículos utilizam como combustível o Álcool Etílico Hidratado Combustível, conhecido pela sigla AEHC (atualmente denominado comercialmente apenas por ETANOL).
Considerando um veículo movido a AEHC, com um tanque de capacidade de 40L completamente cheio, além dos dados de energia de ligação química fornecidos e admitindo-se rendimento energético da reação de 100%, densidade do AEHC de 0,80 g / cm³ e que o AEHC é composto, em massa, por 96% da substância etanol e 4% de água, a quantidade aproximada de calor liberada pela combustão completa do combustível deste veículo será de
Dados: massas atômicas: C = 12u; O = 16 u; H = 1 u
Energia de ligação (KJ . mol-1)
Tipo de ligação
Energia (KJ . mol-1)
Tipo de ligação
Energia (KJ . mol-1)
C - C
348
H – O
463
C - H
413
O = O
495
C= O
799
C – O
358
- Matemática | 13.5 Polígonos
(CEFET-MG) Somando-se todos os ângulos internos de três polígonos convexos obtém-se 2160º. Sabe-se que o número de lados desses polígonos é n – 2, n e n + 2. Dentre eles, o que possui menor número de lados é um
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir referente a aspectos da conjuntura europeia que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
“[…] Contudo, a guerra mundial não pode ser explicada como uma conspiração de fabricantes de armas, mesmo fazendo os técnicos, com certeza, o máximo para convencer generais e almirantes, mais familiarizados com paradas militares do que com a ciência, de que tudo estaria perdido se eles não encomendassem o último tipo de arma ou navio de guerra. Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. […] Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 427.
Além da corrida armamentista a que se refere o autor, foram fatores que contribuíram para a deflagração do primeiro conflito mundial:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(UFTM) Considere o resultado obtido em um estudo realizado com 28 pares de gêmeos. Dentro de cada par, um era ávido corredor de longa distância e o outro um sedentário “de carteirinha”.
(...) Por seis semanas, parte dos gêmeos foi submetida a uma dieta gordurosa e a outra a uma de baixa caloria. Depois, os papéis se inverteram. Ao final, o sangue de todos os voluntários foi recolhido e testado. O resultado mostrou que, se um dos gêmeos comia comida gordurosa e o mau colesterol não subia, com o outro ocorria o mesmo, mesmo que este último não praticasse nenhuma atividade física. E vice-versa. (Ciência Hoje, agosto de 2005.)
A partir da leitura e análise desses resultados, pode-se afirmar que: