Leia o trecho de reportagem a seguir.
Enunciado:
Qual a porcentagem que representa as pessoas que sabem ler na Índia?
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Leia o texto abaixo e responda a questão.
APUNTES SOBRE EL ESPAÑOL EN EL URUGUAY:
HISTORIA Y RASGOS CARACTERIZADORES
Analizamos aquí dos aspectos de la historia y caracterización lingüística del Uruguay. Rescatamos, en primer lugar, el aporte indígena que se manifiesta en la actualidad en el español uruguayo solo en la conservación de léxico vinculado con la toponimia y con la flora y la fauna autóctonas. Un repaso por la historia del componente hispano, en segundo lugar, nos sirvió para explicar algunas características del nivel fonético-fonológico, del morfológico y del sintáctico del español actual del Uruguay. También ilustró el uso de las formas de tratamiento pronominales y verbales.
En el plano fonético-fonológico cabe destacar que el seseo y el yeísmo tuvieron en este territorio diferentes ritmos evolutivos. Los rasgos fonéticos, que hacen del español uruguayo una variedad meridional, llegan al siglo XXI con una distribución social que antaño no tenían. En lo morfológico, se destaca el abandono del diminutivo -illo a favor de -ito. En el uso de formas verbales y pronominales de tratamiento surge el tú con un valor pragmático intermedio entre usted y vos. Dicho pronombre se acompaña, muchas veces, y de manera diferente de otras zonas tuteantes, con formas verbales voseantes (tú tenés, tú sos, etc.). En el plano sintáctico, presentamos datos sobre las oraciones de relativo no canónicas y las restricciones en el uso del Pretérito Perfecto Compuesto.
BERTOLOTTI, Virginia; COLL CARBONELL, Magdalena. Apuntes sobre el español en el Uruguay: historia y rasgos caracterizadores. Disponível em:. Acesso em: 18 jun. 2017.
En el primer párrafo del texto se menciona “la historia del componente hispano” en relación con las características del español actual del Uruguay.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O período da Nova República contou com diferentes governos, os quais apresentaram avanços significativos em algumas áreas e a manutenção de problemas em outros âmbitos.
Relacione corretamente cada presidente às ações do seu governo:
(1) Fernando Collor de Mello
(2) Fernando Henrique Cardoso
(3) Luís Inácio Lula da Silva
(4) José Sarney
(5) Dilma Roussef
( ) Optou por dar continuidade ao plano econômico que havia sido adotado pelo governo FHC. O objetivo era manter a inflação sob controle e adotou programas sociais que beneficiaram milhares de famílias brasileiras, permitindo que elas saíssem da linha da pobreza.
( ) Em seu governo a queda da inflação melhorou o poder aquisitivo da população e estimulou diversos setores da economia, mas foi criticado por vender empresas estatais a empresários particulares.
( ) Durante o seu primeiro governo, foi várias vezes alvo de questionamentos por causa de sua relação com o governo Lula, investigado em denúncias de corrupção. Em seu segundo mandato, uma grave crise econômica e social aconteceu no mundo, causando tensões políticas, fechamento de empresas e aumento da inflação e do desemprego.
( ) Primeiro presidente da República civil desde a década de 1960. Existia em seu governo muita desconfiança, por ter ele apoiado o regime militar no passado e também porque foi um dos políticos que votaram contra o projeto de eleições diretas para presidente, em 1984.
( ) Seu governo foi o mais criticado da história do nosso país. Para combater a inflação, sua equipe elaborou um plano econômico que confiscou boa parte do dinheiro que os brasileiros tinham guardado nos bancos. E estava envolvido em sérias denúncias de corrupção e mau uso do dinheiro público.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1 - Sobre Dürer (pronuncia-se Dirrer), conheça mais acessando: http://tipografos.net/historia/duerer.html e também, em inglês: http://www.albrecht-Dürer .org/biography.html.
2 - Muitos desdobramentos são possíveis a partir da obra desse artista alemão do século XV. Daremos ênfase, aqui, para a relação da luz e da sombra em seu trabalho.
3 - Apresente algumas de suas obras para os alunos:.
DÜRER , Albrecht. Os quatro cavaleiros do Apocalipse. Disponível em: http://www.albrecht-Dürer .org/The-Four-Horsemen-Of-The-Apocalypse.html. Acesso em: 05 set. 2013.
DÜRER , Albrecht. O cavaleiro, a Morte e o Diabo. Disponível em: http://www.albrecht-Dürer .org/The-Knight--Death-And-The-Devil.html. Acesso em: 05 set. 2013.
4 - Aqui uma interpretação das obras:
"A terceira e mais famosa xilogravura da série de ilustrações que Dürer fez sobre o Apocalypse, os “Quatro Cavaleiros”, apresenta uma versão destilada de forma dramática da passagem do livro do Apocalipse (6:1-8): “E eu vi, eis um cavalo branco, e seu cavaleiro tinha um arco e uma coroa que foi dada a ele, e ele saiu vencendo e, para vencer, quando ele abriu o segundo selo, ouviu o segundo ser vivente dizer: ‘Vem!' E saiu outro cavalo, vermelho; a este cavaleiro foi permitido tirar a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros. E foi-lhe dada uma grande espada. Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizer: 'Vem!' E olhei, era um cavalo preto, e seu cavaleiro tinha uma balança na mão; [...] Quando abriu o quarto selo, ouvi a voz de o quarto ser vivente dizer: ´Vem!´ Olhei, e eis um cavalo amarelo, e o nome de seu cavaleiro era Morte, e o Hades o seguiu, e foi-lhes dado um grande poder sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.” Transformando o que era uma imagem relativamente séria e ameaçadora em Bíblias ilustradas anteriormente, Dürer injeta movimento e perigo para este momento de clímax através de sua manipulação sutil da xilogravura. As linhas paralelas através da imagem criam um tom meio básico contra o qual as silhuetas criadas pelo artista se sobrepõem enquanto formas poderosas de quatro cavalos e cavaleiros, da esquerda para a direita, Morte, fome, guerra e peste (ou Pestilence). “Seu volume e forte movimento diagonal reforçam o impacto da imagem, oferecendo uma demonstração eloquente dos efeitos visuais magistrais que Dürer foi capaz de criar neste meio.”
Disponível em: http://www.metmuseum.org/toah/works-of-art/19.73.209. Acesso em: 05 set. 2013.
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"O Cavaleiro, a Morte e o Diabo" descreve um cavaleiro valente a cavalo na frente de um cavaleiro morto e um diabo sorrindo. O diabo está à direita da imagem e estende a mão para o cavaleiro, chamando por ele. A tentação, o comportamento imoral, e os desejos seculares são representados pelo diabo. O animal olha para o cavaleiro com desgosto, assim como o cavaleiro ignora a besta atrás dele e continua. Seu olhar é calmo e composto, postura reta e honesta, e sua armadura é brilhante e sem culpa. Ele carrega a lança de forma passiva, o que sugere que ele pode ser pacífico, confiante e virtuoso. O homem não desvia os olhos de seu objetivo e mantém a cabeça erguida. O cavaleiro representaria alguém presenteado com a corrupção e a tentação, mas corajoso diante da tentação. A montaria do cavaleiro é orgulhosamente o trote para frente em toda a sua glória muscular. Isto pode ser visto como representando nobreza e força. Mantendo o ritmo com o cavaleiro e seu cavalo, está um cão que olha muito alegre. Cães são usados em obras de arte renascentistas como iconografia para o vigilante e leal. O cão pode ser interpretado iconograficamente como a representação do Cavaleiro que vai permanecer fiel à sua causa e suas crenças morais. Na esquerda da imagem está um cadáver de um ex-cavaleiro com uma ampulheta na mão e seu cavalo doente com um crânio sob os pés. Artistas deste período muitas vezes usam a iconografia do crânio em suas pinturas, símbolo da finitude da vida. A ampulheta pode ser interpretada de duas maneiras. A primeira é que o tempo do cadáver acabou como resultado de seu comportamento imoral. A segunda como um lembrete para o bravo cavaleiro de que ele é mortal, por isso deve usar seu tempo com sabedoria. No fundo há um belo castelo que fica no alto de uma colina. É bem possível que este castelo poderia ser interpretado como o reino dos céus.
Disponível em: http://artkid.wordpress.com/2009/03/05/learnaboutalbrecht/. Acesso em: 06 set. 2013.
5 - Amplie as imagens em xerox no tamanho A4 e recorte-as assim:
6 - Entregue aos alunos dois fragmentos pares dos desenhos recortados, assim, por exemplo:
6 - Proponha aos alunos colar uma das partes no caderno deixando espaço para que possam, observando atentamente a outra parte, completar a imagem desenhando com os lápis grafite.
7 - Acredito que o resultado desse trabalho poderá render uma bela exposição.
Observações:
1 - Vocabulário:
- Xilogravura: Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão no entalhe da matriz. Existem dois tipos de xilogravura: a xilogravura de fio e a xilografia de topo, que se distinguem através da forma como se corta a árvore. Na xilogravura de fio (também conhecida como madeira à veia ou madeira deitada), a árvore é cortada no sentido do crescimento, longitudinal; na xilografia de topo (ou madeira em pé), a árvore é cortada no sentido transversal ao tronco.
Disponível em: http://www.significados.com.br/xilogravura/. Acesso em: 03 set. 2013.
2 - A atividade 1 deste Banco de Atividades poderá ser muito útil como exercício prévio desta atividade 4.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Laerte. Disponível em:
. Acesso em: 14 jul. 2008. Na tirinha acima, as expressões do segundo quadrinho:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Suponha que você seja um consultor e foi contratado para assessorar a implantação de uma matriz energética em um pequeno país com as seguintes características: região plana, chuvosa e com ventos constantes, dispondo de poucos recursos hídricos e sem reservatórios de combustíveis fósseis.
De acordo com as características desse país, a matriz energética de menor impacto e risco ambientais é a baseada na energia