(UNESP) Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia-o e observe-o com atenção.
Esta é sua vida
Maltratado e descamisado
A história da colonização do Brasil pelos portugueses coincide com a história das transformações que vêm ocorrendo no solo brasileiro. Você pode até pensar: o que Ciências tem a ver com essa "história"? Ou, ainda, o que o solo tem a ver com a história do Brasil?
Quando os portugueses aportaram à costa brasileira, vieram com a intenção de tomar posse das terras e com a esperança de encontrar ouro, prata e especiarias que, até então, compravam nas índias. Vocês sabem o que são especiarias? São aqueles condimentos que melhoram o sabor dos alimentos, tais como cravo, noz-moscada, canela, na época já muito apreciados na Europa.
Os portugueses não encontraram prontamente os minerais que procuravam, e entre as espécies vegetais de nossas matas não existiam as esperadas especiarias, mas em compensação se depararam com uma outra riqueza vegetal, o pau-brasil. Conhecedores de sua aplicação como matéria-prima no tingimento de tecidos e vislumbrando a possibilidade de comercialização desse produto na Europa, já podemos imaginar o que aconteceu...
Intensificou-se o extrativismo sem reposição dessa espécie vegetal. Se hoje ainda conhecemos o pau-brasil, é porque ele vem sendo cultivado por meio de sementes, em áreas de preservação ambiental.
O processo da colonização foi se intensificando, e com os novos habitantes foram sendo introduzidas outras plantas de espécies diferentes das existentes por aqui.
Vieram os ciclos da cana-de-açúcar do ouro, do café, do cacau, do gado, dê soja e das indústrias.
A forma de plantio adotada não era adequada ao tipo de solo e de clima. Empregavam a rotina de fogo na mata para limpar o terreno (técnica que aprenderam com os índios) e do plantio morro-abaixo, o que favoreceu a erosão pelas águas das chuvas, muito abundantes nas regiões tropicais.
Assim os ricos solos de terra roxa, espalhados por várias regiões de nossa terra, foram pouco a pouco perdendo seus nutrientes.
Os índios, ao cultivar a terra, também alteraram a natureza porque dela retiravam materiais, mas sem intenção exploratória. Quando suas terras perdiam a fertilidade, praticavam a rotação de terras, ou seja, buscavam outras áreas como alternativas para o plantio, deixando para trás as terras fracas, mal-usadas e improdutivas.
Por meio da agricultura, o ser humano tem provocado alterações nos solos do planeta. Ficando a terra desprovida de vegetação, a erosão se intensifica e o solo, que demorou milhares de anos para ser criado, pode desaparecer em poucos meses.
Hoje, vemos milhares de hectares de vegetação nativa substituídos por pastos, agricultura e cidades.
Você pode imaginar o que todas essas modificações introduzidas na natureza têm acarretado para o solo? Até quando os ecossistemas brasileiros suportarão tantas agressões em função das necessidades humanas? O que fazer para que as gerações atuais deixem a visão imediatista e se preocupem com as gerações futuras?
O crescimento econômico, social e cultural de uma nação pode ocorrer de duas formas: uma delas aponta para a industrialização do país para torná-Io desenvolvido a todo custo, e a outra propõe um tipo de desenvolvimento que se chama desenvolvimento sustentável.
Esse tipo de desenvolvimento propõe refletir sobre a qual idade de vida e a redução da desigualdade social, permitindo o acesso aos recursos naturais, desde que haja a preservação da diversidade natural e sociocultural.
Sílvia Bortolozzo e Suzana Maluhy. Ciências 5ª série. São Paulo: Escala Educacional, s.d. (Série Link da Ciência) Adaptado
Considerando no texto lido a organização, as partes que o compõem, a linguagem, o assunto e finalidade ele deve ser CLASSIFICADO como
- Química | 2.5 Oxirredução
O ciclo do cobre é um experimento didático em que o cobre metálico é utilizado como reagente de partida. Após uma sequência de reações (I, II, III, IV e V), o cobre retorna ao seu estado inicial ao final do ciclo.
A reação de redução do cobre ocorre na etapa
- Matemática
Um parque privado aluga espaços ao ar livre com diferentes áreas para que grupos de pessoas montem acampamentos. Para impedir a lotação no espaço do parque, os responsáveis criaram uma regra que, para cada campo reservado para acampamentos, as barracas não ocupem mais do que 20% do espaço alugado. Antes da implantação da regra, um grupo de 12 pessoas reservou um campo com área de 200 m2. Cada pessoa desse grupo possui uma barraca individual com base circular e diâmetro igual a 2 m. Considere 3 como valor aproximado para π.
O grupo ainda poderá acampar no espaço reservado, pois a porcentagem da área ocupada pelas doze barracas em relação à área do campo é de
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto.
Papai Noel acabou de ler a carta e disse:
– Claro que sei qual a boneca mais bonita de todas. Mamãe Noel! Ele gritou excitado. Onde estão os moldes das bonecas mais lindas do mundo?
– Estão guardados no baú das coisas velhas. Ela disse. Faz muito tempo que não são usados. As meninas pararam de encomendar minhas bonecas.
– Pois acaba de chegar uma encomenda. Ele disse. Trate de tirar os moldes do baú, e mãos à obra!
ALVES, Rubem. A boneca de pano. São Paulo, Loyola, 2001.
Os moldes das bonecas mais lindas do mundo estão guardados no baú de coisas velhas e não são usados há muito tempo porque
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Manter uma distância segura para o veículo da frente é a melhor das maneiras de evitar acidentes provocados por frenagens abruptas. Isso porque a depender da velocidade que os veículos se encontrem, a distância percorrida durante o tempo de reação do motorista pode ser grande.
O gráfico a seguir mostra a distância para reação e a distância para frenagem em diferentes velocidades nas condições ideais. É importante salientar que tais distâncias podem variar a depender do modelo e estado de conservação do veículo, das condições climáticas e da superfície da rua.
Certo carro que estava a 60 km/h, percorreu 16 metros no 1º segundo de frenagem. A distância percorrida a cada segundo seguinte será sempre 40% menor que a distância percorrida no segundo anterior.
Em relação a distância total de frenagem nas condições ideais, esse carro percorreu