Em uma escola de Ensino Médio, serão realizados dois sorteios a fim de premiar, aleatoriamente, duas turmas de alunos com brindes distintos. Sabe-se que essa escola possui 11 turmas de 1ª série, 9 turmas de 2ª série e 8 turmas de 3ª série e que, com o intuito de garantir que serão sorteadas 2 turmas de séries distintas, a escola determinou que a série correspondente à turma sorteada no primeiro sorteio ficará inapta a participar do segundo.
O número de possibilidades para o sorteio das duas turmas é de
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
O pêndulo de Newton pode ser constituído por cinco pêndulos idênticos suspensos em um mesmo suporte. Em um dado instante, as esferas de três pêndulos são deslocadas para a esquerda e liberadas, deslocando-se para a direita e colidindo elasticamente com as outras duas esferas, que inicialmente estavam paradas.
O movimento dos pêndulos após a primeira colisão está representado em:
- Arte - Fundamental | 02. Arte na Pré-História
- Assim como os homens primitivos fixavam nas pedras seus desenhos para registrar algum acontecimento importante na sua vida, nesta atividade os alunos vão demonstrar através de desenhos algum acontecimento importante da sua vida e depois registrá-lo através de uma fotografia.
- O professor vai explicar para os alunos para pegarem o papel kraft e fazer uma bola bem apertada, amassando bem.
- Desamasse o papel kraft. Comentar com os alunos como o papel ficou com uma textura parecida com uma rocha.
- Pedir aos alunos para desenhar uma cena atual do seu dia a dia sobre o papel kraft amassado utilizando carvão mineral para este desenho.
- Fonte: http://vidadeprofessor.pro.br/como-fazer-arte-rupestre-varias-tecnicas/
- Depois do desenho pronto, o professor deverá colocar verniz fixador nos desenhos.
- Este desenho vai ficar parecido com os desenhos dos homens das cavernas. (Pintura rupestre)
- Depois de registrado o momento através do desenho, os alunos vão fotografar este desenho para ficar documentado suas memórias.
- Deixe os alunos tirarem as fotografias livremente, para que possam conhecer este material (máquina fotográfica)
- O professor deverá revelar as fotos no tamanho 15x21 em laboratório próprio e montar uma exposição junto com os alunos.
- Pedir aos alunos para colocar um nome na fotografia.
- Junto com os alunos, o professor deverá escolher um tema para esta exposição.
- Física
Emrelação às forças de atrito entre um bloco e uma superfície sobre a qual omesmo repousa, assinale a afirmação CORRETA:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: A mulher e a galinha Uma viúva tinha uma galinha que botava um ovo por dia. Ela pensou que, se desse à galinha mais cevada, ela botaria dois ovos por dia, e aumentou a ração. Mas a galinha ficou gorda e já não podia botar nem mesmo aquele único ovo por dia. Moral: A fábula mostra que a ganância pode fazer perder o que se tem. Esopo, Fábulas – texto integral.
São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 57. Col.
A obra-prima de cada autor.
Enunciado:
Qual é a ideia que essa fábula defende?
- Física | A. Escalar
Em apresentações musicais realizadas em espaços onde o público fica longe do palco, é necessária a instalação de alto-falantes adicionais a grandes distâncias, além daqueles localizados no palco. Como a velocidade com que o som se propaga no ar (vsom = 3,4 × 102 m/s) é muito menor do que a velocidade com que o sinal elétrico se propaga nos cabos (vsinal = 2,6 × 108 m/s), é necessário atrasar o sinal elétrico de modo que este chegue pelo cabo ao alto-falante no mesmo instante em que o som vindo do palco chega pelo ar. Para tentar contornar esse problema, um técnico de som pensou em simplesmente instalar um cabo elétrico com comprimento suficiente para o sinal elétrico chegar ao mesmo tempo que o som, em um alto-falante que está a uma distância de 680 metros do palco.
A solução é inviável, pois seria necessário um cabo elétrico de comprimento mais próximo de