Texto base: Observe a gravura e leia o texto.
Produzidos entre 1615 e 1616, desenhos representam feiticeiros e bruxos na América Espanhola. (Reprodução / Original da Biblioteca Real de Dinamarca. Onde o diabo não existe é preciso inventá-lo. [...] Os deuses dos índios foram convertidos em seres diabólicos, sacerdotes nativos condenados por bruxaria, e considerados feiticeiros todos aqueles que utilizavam ervas para fins medicinais. [...]
Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/quando-os-demonios-chegaram.> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
Essa atitude fazia parte de uma estratégia
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O cultivo de camarões de água salgada vem se desenvolvendo muito nos últimos anos na região Nordeste do Brasil e, em algumas localidades, passou a ser a principal atividade econômica. Uma das grandes preocupações dos impactos negativos dessa atividade está relacionada à descarga, sem nenhum tipo de tratamento, dos efluentes dos viveiros diretamente no ambiente marinho, em estuários ou em manguezais. Esses efluentes possuem matéria orgânica particulada e dissolvida, amônia, nitrito, nitrato, fosfatos, partículas de sólidos em suspensão e outras substâncias que podem ser consideradas contaminantes potenciais.
CASTRO, C. B.; ARAGÃO, J. S.; COSTA-LOTUFO, L. V. Monitoramento da toxicidade de efluentesde uma fazenda de cultivo de camarão marinho. Anais do IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia, 2006 (adaptado).
Suponha que tenha sido construída uma fazenda de carcinicultura próximo a um manguezal. Entre as perturbações ambientais causadas pela fazenda, espera-se que
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) O que é vida? Dois traços cruciais são que a vida se produz (mantém-se autopoeticamente) e se reproduz. Além disso, existe a mudança hereditária: a mutação do DNA e dos cromossomos, a simbiose e a fusão sexual da vida em crescimento, quando combinadas com a seleção natural, significam transformações evolutivas.[...] A vida é a matéria desenfreada, capaz de escolher sua própria direção para adiar indefinidamente o momento inevitável do equilíbrio termodinâmico — a morte. A vida é também uma pergunta que o universo faz a si mesmo, sob a forma de ser humano. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).
A partir da análise do texto e das informações científicas associadas ao conceito da vida, é correto afirmar que
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Quando uma pessoa prende a respiração, ocorrem alterações sanguíneas que levam à necessidade de respirar. A esse respeito, considere as alterações abaixo:
I. Aumento de O2.
II. Diminuição de O2.
III. Aumento de CO2.
IV. Diminuição de CO2.
Na situação descrita acima, ocorrem as alterações:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Hunger Games Review: Family Film Guide
Parents Concerns: There is definitely violence in this film. The central Hunger Games may not be as bloody and brutal as author Suzanne Collins describes in the novel, but there`s a visceral reaction to seeing the kid-on-kid violence rather than conjuring it in your own imagination. The tributes kill each other in a host of ways, from spear, knife and arrow wounds to hand-to-hand battles that leave teens with their heads smashed in or necks snapped. The editing is quick and the shots never linger on anything overly graphic, but there is blood and twenty-two adolescents, aged 12-18, die in the annual blood sport pageant. Immature tweens, even if they've read the books, may not be ready to handle to the film just yet. A good rule of thumb: if they're not old enough to be reaped into the Hunger Games, they're probably not mature enough to see it.
ANGULO-CHEN, S. Disponível em: http://news.moviefone.com. Acesso em: 28 jun. 2012.
Produções literárias e cinematográficas estão, muitas vezes, articuladas. No caso do filme Hunger Games, a autora da resenha chama a atenção para a questão da violência, que é mais
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(ENEM) As lâmpadas econômicas transformam 80% da energia elétrica consumida em luz e dissipam os 20% restantes em forma de calor. Já as incandescentes transformam 20% da energia elétrica consumida em luz e dissipam o restante em forma de calor. Assim, quando duas dessas lâmpadas possuem luminosidades equivalentes, a econômica apresenta uma potência igual a um quarto de potência da incandescente.
Quando uma lâmpada incandescente de 60 W é substituída por uma econômica de mesma luminosidade, deixa-se de transferir para o ambiente, a cada segundo, uma quantidade de calor, em joule, igual a