Ao observar o último quadrinho da tirinha, POR QUE você acha que a personagem Mafalda mostrou-se irritada com o pai, pelo fato de ele ter contado o final do conto?
Questões relacionadas
- Literatura | 2. Produção Medieval
(UEPA) "A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão."
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_OscGy4C0Y2A/SbRjCe7mQ8I/AAAAAAAAADg/VVXq6Dz3-38/S660/mafalda1.JPG - 23/5/2010 - adaptado.
Para você, a palavra política é um palavrão, segundo a fala da personagem Mafalda, no último quadrinho? Por quê?
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UEFS) A engenharia genética está produzindo uma revolução na capacidade médica de tratamento das mais diversas doenças humanas.
A respeito desse tema, é correto afirmar:
- História
Dentre as alternativas abaixo, assinale apenas a(s) correta(s).
I. O Faraó tinha a função de garantir a estabilidade política do Egito, controlando os efeitos do rio Nilo sobre a região.
II. Os Faraós dependiam de nobres mesopotâmicos para a definição das políticas de organização da população egípcia.
III. Pirâmides e Templos são aspectos da cultura material que dimensionam a importância dos Faraós na compreensão da História egípcia.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o próximo texto para responder.
[título]
Por Lincoln Paiva, às 13h30
A Folha de S.Paulo divulgou neste sábado, 17 de março, reportagem sobre a criação de um novo tributo estadual para proprietários de automóveis. O Governo ainda não entendeu que o problema da poluição e outros efeitos negativos do automóvel estão no uso e não na sua propriedade? Propor que todos paguem uma taxa para diminuir a poluição veicular, utilizando mais a bicicleta, estimulará apenas o uso do carro por parte de quem já utiliza o automóvel de forma racional, produzindo o efeito contrário.
[...]
Obviamente que aumentar o IPVA para criar a “Ciclotaxa” será um tremendo equívoco; o governo precisa desestimular o uso do carro, e não o direito de propriedade, senão o cidadão que usa o carro de forma racional será penalizado e o efeito será inverso: já que ele paga mais por ter carro, melhor usá-lo.
Incentivar a bicicleta é um dever do gestor público, e recursos para isso devem ser gerados em programas que realmente reduzem o uso do automóvel ou do CIDE- -Combustíveis porque não onera o cidadão.
Existem formas mais inteligentes para redução da poluição, como, por exemplo, o poluidor pagador (quem polui mais paga mais IPVA), ao passo que quem polui menos paga menos, estimulando a indústria e a própria Petrobras no desenvolvimento de tecnologias e combustíveis mais limpos.
Por que precisa aumentar o IPVA? Não seria mais bonito instituir que 5% da arrecadação sejam destinados ao desenvolvimento de infraestrutura não motorizada? Alguém vai dizer que é preciso punir quem compra carro... Mas isso seria apenas ingenuidade.
(Disponível em: <http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/arch2012-
-03-01_2012-03-31.html#2012_03-18_14_30_34-146065311-0>.
Acesso em: abr. 2012.)
Vocabulário:
CIDE: Contribuições de Intervenção sobre o Domínio Econômico. As CIDE-Combustíveis são impostos federais que incidem sobre importação e comercialização de combustíveis e devem ser aplicados, entre outras coisas, no desenvolvimento de programas ambientais para reduzir os efeitos da poluição causada pelo uso de combustíveis.
IPVA: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
O melhor título para o artigo é: