EXPLIQUE o sentido que você identifica no contexto do poema de acordo com o título: Viola, Verso e Canção.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.6 Populações
O crescimento de uma população é resultante da natalidade, da mortalidade e de migrações. Comparando a dinâmica de uma população animal (borboleta da espécie Agraulis vanilla) à de uma população vegetal (ipê amarelo Tabebuia alba), temos como alternativa INCORRETA, no que se refere à taxa de mortalidade por predação:
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(UEG) As vitaminas são um conjunto de moléculas orgânicas que desempenham, dependendo de suas características químicas, papéis distintos, porém importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Abaixo, estão apresentadas as estruturas químicas de algumas dessas moléculas.
Tendo em vista as consequências da carência dessas vitaminas e as propriedades de suas moléculas, pode-se afirmar que a
- Física | B. Vetorial
(ESPCEX (AMAN)) Um projétil é lançado obliquamente, a partir de um solo plano e horizontal, com uma velocidade que forma com a horizontal um ângulo α e atinge a altura máxima de 8,45 m/s. Sabendo que, no ponto mais alto da trajetória, a velocidade escalar do projétil é 9,0 m/s, pode-se afirmar que o alcance horizontal do lançamento é:
Dados: intensidade da aceleração da gravidade g= 10 m/s²; despreze a resistência do ar
- Biologia | 15.2 Mutações
(ACAFE) A cariotipagem é a fotomicrografi a de cromossomos de um indivíduo, recortada e organizada de maneira característica, visando ao diagnóstico de anomalias genéticas relacionadas ao número ou à morfologia de cromossomos
Após análise do cariótipo e de acordo com os conhecimentos relacionados ao tema, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do TextoEstradaEsta estrada onde moro, entre duas voltas do caminho,Interessa mais que uma avenida urbana.Nas cidades todas as pessoas se parece.Todo mundo é igual. Todo mundo é toda a gente.Aqui, não: sente-se bem que cada um traz a sua alma.Cada criatura é única.Até os cães.Estes cães da roça parecem homens de negócios:Andam sempre preocupados.E quanta gente vem e vai!E tudo tem aquele caráter impressivo que faz meditar:Enterro a pé ou a carrocinha de leite puxada por um bodezinho manhoso.Nem falta o murmúrio da água, para sugerir, pela voz dos símbolos,Que a vida passa! que a vida passa!E que a mocidade vai acabar.
BANDEIRA, M. O ritmo dissoluto. Rio de Janeiro: Aguiar, 1967.
A lírica de Manuel Bandeira é pautada na apreensão de significados profundos a partir de elementos o cotidiano. No poema Estrada, o lirismo presente no contraste entre campo e cidade aponta para: