Observe a imagem apresentada a seguir que ilustra uma situação de desemprego na atualidade:
A partir da análise da imagem, assinale a alternativa que apresenta a sua interpretação correta.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 08. A Importância da Água e do Solo em Nossas Vidas
O solo é a parte da superfície terrestre onde vivemos. Boa parte da nossa sobrevivência, das plantas e dos animais depende do solo. Nele fazemos o cultivo dos alimentos, como os legumes, as verduras e as frutas. Porém, a má utilização do solo pode provocar a erosão, deixando-o desprotegido e sem condições de plantio.
Cite três atitudes que o homem provoca para que ocorra a erosão.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe as imagens a seguir.
a) Observe as imagens da família do Cebolinha, Família do Humberto, Família da Magali e a Família do Chico Bento. Elas são iguais? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Podemos afirmar que as imagens da família do Cebolinha, Família do Humberto, Família da Magali e a Família do Chico Bento são exemplos de famílias? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Alguma família representada acima parece com a sua? Qual?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Texto 1
Disponível em: https://www.dancastipicas.com/wp-content/uploads/2019/05/dan%C3%A7as-ind%C3%ADgenas-brasileiras-678x381. pg
Texto 2
A dança indígena é realizada para celebrar rituais. Inúmeros são os motivos que levam os índios a praticarem esse ato, como: a homenagem aos mortos, a celebração a colheita, a pesca, dentre outros fatos.
Por que a dança indígena é única?
A dança é uma arte que abrange o movimento do corpo em um determinado ritmo. As expressões podem ser
acompanhadas de música ou não. É comum artistas realizarem apresentações de dança em locais como teatro ou rua.
Já a dança indígena possui um diferencial em relação às outras danças brasileiras: ela não é voltada para apresentação ao público. O objetivo dos índios é realizar movimentos relacionados a acontecimentos importantes, como a passagem de um jovem à fase adulta, o agradecimento da colheita, o ritual de espantar doenças, as saudações a quem chega à aldeia.
A dança indígena é praticada por mulheres e homens, e eles costumam utilizar algumas peças para realizarem esses rituais, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais típicos da cultura. O uso dos artefatos pode variar a depender da finalidade do ritual.
Disponível em: https://www.guiaestudo.com.br/danca-indigena.
As danças folclóricas, sendo uma expressão das diferentes manifestações da dança, são contextuais, pois seus gestos e coreografias fazem referência a situações da vida cotidiana e expressam visões de mundo de uma comunidade. Essa contextualização
- Matemática - Fundamental | 09. O Triângulo Retângulo
Texto base: O triângulo retângulo abaixo representa, nas dimensões reais, um terreno. Uma parte desse terreno, representada pelo retângulo BDEF, é destinada à plantação de Cedros, uma espécie de árvores coníferas.
Enunciado:
a) Determine, em km, as dimensões da região destinada à plantação de Cedros.
b) Sabe-se que cada Cedro ocupa uma área mínima de 15 m² para se desenvolver. Qual é a quantidade máxima de Cedros que poderão ser plantados na região destinada ao seu cultivo? Dê a resposta usando a notação científica.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
As fêmeas de dragões de Komodo são heterogaméticas (genótipo ZW) e os machos são homogaméticos (genótipo ZZ). Curiosamente, duas fêmeas mantidas isoladas há mais de 2 anos, em diferentes zoológicos, botaram ovos dos quais nasceram apenas machos. Estudos evidenciaram que seus descendentes são partenogenéticos e seguem o padrão cromossômico citado, possibilitando, inclusive, a fecundação de suas próprias progenitoras. Assim, concluiu-se que as fêmeas podem alternar entre a reprodução sexuada e assexuada.
WATTS, P. C., et al. Parthenogenesis in Komodo dragons. Londres: Nature, 2006 (adaptado).
Apesar de a flexibilidade reprodutiva possibilitar aumento da população desses animais, populações isoladas apresentarão baixo poder adaptativo a longo prazo, pois haverá