questão abaixo baseia-se na piada abaixo.
Maria perguntou ao Zé:
— Moooor, o que é leptospirose?
E Zé respondeu na lata:
— Fofa, é uma doença que ataca os usuário de lepitopi. É transmitida pela urina do mause.
Observação: A definição científica para leptospirose é: doença causada por bactérias, geralmente adquiridas pelo contato com a urina de ratos infectados.
O modo de pronunciar “Amor” ( Moooor) e o emprego da palavra “Fofa” indicam que os interlocutores utilizam um registro
Questões relacionadas
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESB) O esquema representa, de forma simplificada, dois padrões de divisão celular por mitose presentes em células eucarióticas.
É possível afirmar em relação às diferenças existentes entre esses dois padrões:
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
El carpintero
Orlando Goicoechea reconoce las maderas por el olor; de qué árboles vienen, qué edad tienen, y oliéndolas sabe si fueron cortadas a tiempo o a destiempo y les adivina los posibles contratiempos.
Al cabo de tantos años de trabajo, Orlando se ha dado el lujo de comprarse un video, y ve una película tras otra.
No sabía que eras loco por cine le dice el vecino.
Y Orlando le explica que no, que a él ni le va ni le viene, pero gracias al video puede detener las películas para estudiar los muebles.
Galeano, E. Disponível em: http://elcajondesastre.blogcindarrio.com.Acesso em: 18 abr. 2012.
No conto de Galeano, a expressão ni le va ni le viene encerra uma opinião a respeito de cinema que
- Matemática | 20. Limites
Os valores de A sabendo-se que a função abaixo é contínua para todos os valores de x será
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNIT)
Ibogaína, um sólido de cor amarela, é o princípio ativo da raiz da Tabernanthe iboga, de origem africana das regiões do Congo e do Gabão capaz de anular a ação de uma série de compostos orgânicos nitrogenados de intensa bioatividade no cérebro, como a cocaína e outros intorpecentes. Extratos da planta são usados em rituais, em cultos religiosos de pigmeus e de alguns povos bantos, em sessões terapêuticas, no tratamento da drogadição. Dentre as hipóteses mais aceitas para explicar os efeitos da substância química no cérebro está a de aumento das sinapses entre neurônios e reorganização de neurotransmissores, como a dopamina. A estimulação excessiva, na drogadição resulta em dessemsibilização de receptores, o que gera necessidade crescente de dopamina, para manter ou intensificar a sensação de prazer, configurando assim a dependência química. Os estudos do uso de ibogaína na terapia tem como base relatos da International Coalition of Addict Sel-Help, ICASH, nos Estados Unidos, de pesquisas realizadas com voluntários desde os anos 80. Mas recentemente, os trabalhos da Universidade Federal de São Paulo, com o fármaco, sob forma de cloreto de ibogaína, mostraram que 61% do grupo de voluntários de dependentes químicos e usuários deixaram a droga, mas o resultado ainda não é conclusiva, são precisos muitos anos de pesquisa.
Considerando-se essas informações, as estruturas químicas e com base na compreensão dos fenômenos químicos aliados aos códigos, linguagens e tecnologias das Ciências da Natureza, é correto afirmar:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(ACAFE) Considere o retângulo da figura abaixo, com um lado contido na reta s : x - 2 = 0, o outro no eixo das abscissas e um vértice P na reta r que passa pelos pontos.
A (10, 0) e B (2, 8)
O valor da área máxima do retângulo hachurado, em unidades de área, equivale a: