gráfico abaixo mostra a área colhida, em milhares de hectares, e a quantidade, em milhares de toneladas, de cana-de-açúcar produzida no Brasil, no período de 2000 a 2007.
De acordo como o gráfico, em 2004, a produtividade, quantidade de toneladas produzidas de cana-de-açúcar por hectare, foi
Questões relacionadas
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UCS) “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”
(ARMSTRONG)
A chegada do homem à Lua, com o sucesso da missão Apollo 11, completou 50 anos em 2019. O aniversário da primeira aterrissagem tripulada ao satélite natural ocorreu em um momento de crescente interesse em torno do assunto. Atualmente, existem diversos projetos para repetir a façanha dos anos 1960, como é o caso do programa Artemis, da NASA, que pode sair do papel em 2024. Outros países também têm planos de levar astronautas à Lua, além de corporações interessadas em viabilizar a exploração comercial e turística do satélite no futuro.
Disponível em: https://www.dn.pt/ciencia/interior/um-pequeno-passo-para-um-homem-um-salto-gigantesco-para-a humanidade-1312455.html. Acesso em: 16 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
Nesse sentido, a(s) questão(ões) abordarão o eixo temático “Os 50 anos da chegada do homem à Lua”.
Uma das questões abordadas pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, sobre os limites da linguagem, é que cada ser humano experimenta as sensações do mundo de um modo peculiar, pois, segundo ele, toda experiência é particular. Nesse contexto, como, e em que medida, a descrição das experiências e sensações pessoais pode ser compreendida pelos outros? Essa questão me veio à mente quando eu saí há pouco do trabalho e deparei-me com uma Lua cheia absurdamente brilhante, vislumbrada ao fundo de uma árvore plantada no pomar de uma das casas da vizinhança. Parei para observar a luz prateada entre os galhos e entendi que, por mais que eu me esforce ao escolher as palavras, nunca serei capaz de descrever, de modo plenamente inteligível, para outras pessoas, toda a profundidade de sentimentos que me ocorrem ao ver a Lua cheia brilhando em uma noite calma atrás de uma grande árvore que o inverno desfolhou. Diante de certas sensações, as palavras ficam pequenas.
Disponível em: http://marcioalmeidajr.blogspot.com/2009/07/filosofia-da-lua-cheia.html. Acesso em: 15 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre Filosofia, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A imagem retrata a chegada de muitos imigrantes italianos que vieram para o Brasil, no final do século XIX e início do século XX, em busca de oportunidades de trabalho nas primeiras fábricas que surgiam no País.
As relações de trabalho estabelecidas entre esses imigrantes e os donos das fábricas brasileiras foram marcadas pela
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
QUINO. Mafalda. Disponível em: https://hechoderetazos.wordpress.com Acesso em: 10 jul. 2020.
O humor na tirinha acima encontra-se no fato de
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel canson formato A4
- Giz de cera
- Cola relevo – cores variadas
- Lápis de cor
- Canetinha
- Fotos impressas da obra “A Sala Vermelha - Henri Matisse”, no tamanho de 10x15 cm
Disponível: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Fauvismo.
“ Fauvismo: Escola que utiliza cores vibrantes e livre tratamento da forma na representação
do mundo, iniciando a redução da linguagem da pintura a seus meios de expressão
essenciais : cor, forma e pincelada [Matisse está entre os seus expoentes.].
Disponível: https://www.google.com/search?q=fauvismo&oq=fauvismo&aqs=chrome..69i57j0l5.2305j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “ A Sala Vermelha – Matisse” e falar um
pouco sobre esta obra.
“Matisse pintou “A Sala Vermelha” em 1908. O próprio artista definiu essa tela como um
painel decorativo e foi produzida para a sala de jantar da mansão de um famoso colecionador
russo chamado Sergey Shchukin, no tamanho de 180,5 x 221 cm
. Matisse sempre usou cores puras e o branco em suas telas, com o objetivo de criar uma
atmosfera cheia de luz em suas pinturas. Ao invés de usar modelagem ou sombreamento
para dar volume e estrutura para suas fotos, Matisse usava áreas contrastantes de cor pura.
Essas ideias permaneceram sempre importantes em toda a sua carreira.
. Sua arte sempre valorizou imagens decorativas. No entanto, embora o artista ser
popularmente conhecido como um pintor dedicado ao prazer e ao contentamento, o uso da
cor em sua obra é muitas vezes deliberado, causando desorientação e inquietamento ao
observador de seus quadros.
. A figura humana foi fundamental para o trabalho de Matisse, tanto na escultura quanto na
pintura. Às vezes a figura humana era fragmentada duramente, outras vezes tratava isso
como um elemento decorativo, curvilíneo. Alguns de seus trabalhos refletem o humor e a
personalidade de seus modelos, mas frequentemente Matisse usava seus modelos como
veículos para extravasamento de seus próprios sentimentos.
. Estudiosos da década de 1950 descrevem Matisse e o Fauvismo como precursores do
Expressionismo Abstrato e de grande parte da arte moderna, mas, até hoje, a arte de
Matisse continua a seduzir não apenas artistas, mas também colecionadores, que compram
suas pinturas por mais de US$ 17 milhões.”
Fonte: https://www.mestresdapintura.com.br/blog/cores-inquietantes-desorientadoras-de- matisse/
Fonte: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
- O professor vai propor para as crianças a releitura da obra citada acima.
- O professor deverá entregar para cada criança o papel canson e o impresso com o desenho
da obra.
- Pedir as crianças para fazerem um desenho, se inspirando nesta obra.
- Depois do desenho feito, incentive as crianças a colorir, utilizando cores bem fortes.
- O professor pode sugerir que as crianças façam o acabamento nos desenhos utilizando a cola
relevo.
- É importante lembrar as crianças que o uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as
áreas do desenho são características marcantes do fauvismo.
- Depois de todos os trabalhos prontos, o professor deverá escolher um local na escola para
expor os trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Maria vai recortar um quadrado de um dos cantos de um retângulo de papelão, como representado na figura a seguir.
Após a retirada desse quadrado, o papelão terá o formato de um polígono de perímetro igual a: