“Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção, destacando-se os ácidos, adicionados pela ação acidulante, que está relacionada com o realce do sabor, diminuição do pH e também regulação do teor de açúcar. Diversos ácidos são utilizados, tais como ácidos naturais (cítrico e tartárico) e o ácido fosfórico – H3PO4, presente em refrigerantes sabor cola.”
Em média o pH de refrigerantes do tipo ‘cola’ é de 2,0.
(Fonte: Site Brasil Escola – adaptado).
Sobre o ácido fosfórico, é correto afirmar que é um
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Professor, o fragmento a seguir compõe o conteúdo do capítulo 8 – unidade 2 –, do livro didático v.8, p.61.
[...] O Artigo 1.º Declaração Universal dos Direitos do Homem
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Vamos refletir com você sobre a importância de agirmos uns para com os outros, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos [...]
- Assista com os alunos ao vídeo das Nações Unidas Direito Humano Número 23 – Direitos dos Trabalhadores, disponível no endereço eletrônico <http://br.humanrights.com/what-are-human-rights/videos/workers-rights.html>. Em seguida, analise-o com eles.
- Versão legendada disponível em: <https://goo.gl/IicLLA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Solicite aos alunos a transcrição do artigo 23 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
1.Todo o homem tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2.Todo o homem, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3.Todo o homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como a sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4.Todo o homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para proteção de seus interesses.
- Pergunte aos alunos:
- Qual ponto do Artigo 23 a história do vídeo coloca em evidência?
Resposta possível: Todo homem que trabalha tem direito a uma remuneração justa.
- Suponha que a história do vídeo se passou no Brasil, o personagem central não era aprendiz e tinha menos de 16 anos, qual a legislação que regula o trabalho foi descumprida? Solicite uma pesquisa e estimule o debate sobre esta questão.
Resposta possível: A Constituição Federal, em seu artigo 7.º, proíbe no Brasil o trabalho noturno, perigoso ou insalubre aos menores de 18 anos e qualquer trabalho aos menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Nos últimos 20 anos, com a adoção de políticas públicas voltadas a esse problema, o Brasil reduziu de maneira significativa o número de crianças e adolescentes que trabalhavam no pais. Entretanto, muito ainda precisa ser feito para a erradicação do trabalho infantil em todo o território nacional. Estudos demonstram que trabalho infantil prejudica o desenvolvimento físico, psicológico e intelectual das crianças e dos adolescentes que o exercem. Esses jovens são afastados do convívio familiar e perdem o tempo valioso que teriam para brincar, descansar e estudar, além de ficarem vulneráveis a diversas formas de violência. O trabalho precoce pode, também, levar à queda do desempenho ou ao abandono escolar.
Disponível em: <http://observatoriocrianca.org.br/cenario-infancia/temas/trabalho-infantil?gclid=CLWntJOPr9ICFUcGhgodw8UIiA>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Atualmente, qual o valor do salário mínimo no Brasil? Esse valor garante o cumprimento do item 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos? Em caso de resposta negativa, utilizando os conhecimentos de empreendedorismo e ética, quais seriam as soluções para essa situação? Socializem e registrem as respostas.
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(IFPE) O ácido salicílico foi originalmente descoberto devido às suas ações antipirética e analgésica. Porém, descobriu-se, depois, que esse ácido pode ter uma ação corrosiva nas paredes do estômago. Para contornar esse efeito foi adicionado um radical acetil à hidroxila ligada diretamente ao anel aromático, dando origem a um éster de acetato, chamado de ácido acetilsalicílico (AAS), menos corrosivo, mas, também, menos potente.
A estrutura química do ácido salicílico, representada acima, apresenta
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
(UFPB) O aumento da atividade industrial, embora tenha trazido melhorias na qualidade de vida, agravou os níveis de poluição do planeta, resultantes, principalmente, da liberação de agentes químicos no ambiente. Na tentativa de minimizar tais efeitos, diversas abordagens vêm sendo desenvolvidas, entre elas a substituição de agentes químicos por agentes biológicos. Um exemplo é o uso, na indústria têxtil, da enzima celulase no processo de amaciamento dos tecidos, em substituição aos agentes químicos. Considerando os conhecimentos sobre estrutura e função de proteínas, é correto afirmar que essas moléculas biológicas são úteis no processo industrial citado devido à sua:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(ENEM 2009 2ª APLICAÇÃO) Considere que exista um gene com dois alelos: um dominante, que permite a expressão da cor, e um recessivo, que não permite a expressão da cor. Considere, ainda, que, em um oceano, existam duas ilhas próximas e que, na ilha 1, todos os ratos apresentem pelagem branca e, na ilha 2, todos apresentem pelagem selvagem. Nesse contexto, considere que a consequência de uma atividade vulcânica tenha sido o surgimento de uma ponte entre as duas ilhas, o que permitiu o transito dos ratos nas duas ilhas. Suponha que, em decorrência disso, todos os acasalamentos tenham ocorrido entre ratos de ilhas diferentes e a geração seguinte (F1) tenha sido composta exclusivamente de ratos com pelagem selvagem.
Considerando-se que os acasalamentos para a formação da próxima geração (F2) sejam ao acaso, é correto afirmar que essa geração será constituída de ratos com pelagem
- Física
Um sistema tridimensional de coordenadas ortogonais, graduadas em metros, encontra-se em um meio cuja constante eletrostática é
Nesse meio, há apenas três cargas positivas puntiformes Q1, Q2 e Q3,todas com carga igual a 1,44 .10–4 C.
Essas cargas estão fixas, respectivamente, nos pontos (0,b,c), (a,0,c) e (a,b,0). Os números a, b e c (c < a < b) são as raízes da equação x3 – 19x2 + 96x – 144 = 0.
O vetor campo elétrico resultante no ponto (a,b,c) é paralelo ao vetor: