“Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção, destacando-se os ácidos, adicionados pela ação acidulante, que está relacionada com o realce do sabor, diminuição do pH e também regulação do teor de açúcar. Diversos ácidos são utilizados, tais como ácidos naturais (cítrico e tartárico) e o ácido fosfórico – H3PO4, presente em refrigerantes sabor cola.”
Em média o pH de refrigerantes do tipo ‘cola’ é de 2,0.
(Fonte: Site Brasil Escola – adaptado).
Sobre o ácido fosfórico, é correto afirmar que é um
Questões relacionadas
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
O turismo brasileiro atravessa um período de franca expansão. Entre 2002 e 2006, o número de pessoas que trabalham nesse setor aumentou 15% e chegou a 1,8 milhão. Cerca de 60% desse contingente de trabalhadores está no mercado informal, sem carteira assinada.
Veja, São Paulo, 18 jun. 2008 (adaptado).
Para regularizar os empregados informais que estão nas atividades ligadas ao turismo, o número de trabalhadores que terá que assinar carteira profissional é
- Física
Uma esfera presa à extremidade de um fio ideal
A figura acima mostra uma esfera presa à extremidade de um fio ideal de comprimento L que tem sua outra extremidade presa ao ponto fixo C A esfera possui velocidade Va no ponto A quando o fio faz um ângulo de 60° com a vertical. Sendo ainda, Va igual à velocidade mínima que a esfera deve ter no ponto para percorrer urna trajetória circular de raio L no plano vertical, e sendo B o ponto da trajetória onde a esfera tem velocidade de menor módulo, qual é a razão entre as velocidades nos pontos B e A Vb/Va ?
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Texto base: Leia o texto a seguir. Em 28 de fevereiro de 1837, foi realizada, na Crown and Anchor Tavern, na região do Strand, uma grande reunião de operários que elaborou uma petição com seis pontos que viriam a constituir a Carta, unificando e dando o nome ao movimento cartista. Os seis pontos eram os seguintes: sufrágio universal; parlamentos anuais; voto secreto; igualdade dos distritos eleitorais; pagamento aos membros do Parlamento; supressão do censo de bens para fins de elegibilidade. Disponível em:< http://grabois.org.br/portal/cdm/revista. int.php?id_sessao=50&id_publicacao=129&id_indice=569.> Acesso em: 05 nov. 2014
Enunciado:
O texto apresenta as reivindicações do movimento operário inglês do século XIX conhecido como cartismo.
Explique de que modo o cumprimento da exigência de “pagamento aos membros do Parlamento” e “supressão do censo de bens para fins de elegibilidade” beneficiaria os operários ingleses.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El peligro de la historia única
Creo que esta historia única de África procede de la literatura occidental. Esta é uma cita tomada dos escritos de um comerciante londinense, John Locke, que zarpó hacia África Ocidental em 1561 e escribió um fascinante relato sobre sua viagem. Después de referirse a los africanos negros como "bestias sin casas", escribió: "Tampoco tienen cabezas, tienen la boca y los ojos en sus pechos".
Debo añadir que yo también soy cómplice de esta cuestión de la historia única. Hace unos años, viajé de Estados Unidos a México. El clima político en Estados Unidos entonces era tenso, había debates sobre la inmigración. Y como suele ocurrir en Estados Unidos, la inmigración se convirtió en sinónimo de mexicanos. Había un sinfín de historias de mexicanos como gente que había acabado con el sistema de salud, escabulléndose por la frontera, que eran arrestados en la frontera, cosas así.
Recuerdo una caminata en mi primer día en Guadalajara mirando a la gente ir al trabajo, amasando tortillas en el mercado, fumando, riendo. Recuerdo que primero me sentí un poco sorprendida y luego me embargó la vergüenza. Me di cuenta de que había estado tan inmersa en la cobertura mediática sobre los mexicanos que se habían convertido en una sola cosa, el inmigrante abyecto*. Había creído en la historia única sobre los mexicanos y no podía estar más avergonzada de mí. Es así como creamos la historia única, mostramos a un pueblo como una cosa, una sola cosa, una y otra vez, hasta que se convierte en eso. * Abyecto = despreciable, vil, repugnante.
* Abyecto = despreciable, vil, repugnante.
Chimamanda Addichie. El peligro de la historia única. Em: Internet: www.ted.com.
Según las ideas del texto de Chimamanda Addichie, juzgue lo siguiente ítem.
Un ejemplo del concepto de historia única del Brasil es el concepto de que los brasileños son alegres, sensuales y que bailan samba.
- Física
Três blocos de massas M1 M2 e M3, respectivamente, estão unidos por cordas de massa desprezível, conforme mostrado na figura. O sistema encontra-se em equilíbrio estático. Considere que não há atrito no movimento da roldana e que o bloco de massa M1 está sobre uma superfície horizontal. Assinale a alternativa que apresenta corretamente (em função de M1e M3) o coeficiente de atrito estático entre o bloco de massa M1e a superfície em que ele está apoiado.