“Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção, destacando-se os ácidos, adicionados pela ação acidulante, que está relacionada com o realce do sabor, diminuição do pH e também regulação do teor de açúcar. Diversos ácidos são utilizados, tais como ácidos naturais (cítrico e tartárico) e o ácido fosfórico – H3PO4, presente em refrigerantes sabor cola.”
Em média o pH de refrigerantes do tipo ‘cola’ é de 2,0.
(Fonte: Site Brasil Escola – adaptado).
Sobre o ácido fosfórico, é correto afirmar que é um
Questões relacionadas
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UEFS) A popularização da tatuagem nas últimas duas décadas, principalmente entre os jovens, provoca agora uma corrida dos arrependidos aos consultórios dos dermatologistas para apagar os desenhos na pele. [...] O grau de sucesso da remoção depende das cores da tatuagem.Tons escuros, como preto e azul-marinho, são mais fáceis de remover, mas é quase impossível apagar totalmente as cores claras. Mesmo quando o desenho é eliminado por completo, é comum a região da pele onde repousava a tatuagem ficar manchada, com um tom esbranquiçado. A ação do laser é agressiva. Uma vez que o raio atinge a tatuagem, ele explode os pigmentos em partículas ainda menores, que são absorvidas pelos macrófagos. Essas células são eliminadas pelo sistema linfático, levando consigo os micropigmentos.
(MELO, 2012. p. 110-112)
No procedimento para remoção das tatuagens, o raio laser explode os pigmentos em pequenas partículas, que são absorvidas pelos macrófagos, células que se caracterizam por apresentar:
- Física | B. Força Magnética
(EFOMM) Um tenente da EFOMM construiu um dispositivo para o laboratório de Física da instituição. O dispositivo é mostrado na figura a seguir. Podemos observar que uma barra metálica, de 5 m de comprimento e 30 kg, está suspensa por duas molas condutoras de peso desprezível, de constante elástica 500 N/m e presas ao teto. As molas estão com uma deformação de 100 mm e a barra está imersa num campo magnético uniforme da intensidade 8,0 T.
Determine a intensidade e o sentido da corrente elétrica real que se deve passar pela barra para que as molas não alterem a deformação.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Faça um passeio nos jardins da escola e peça aos alunos para observarem os
diferentes tipos de linhas que existem ao nosso redor. Muitas coisas são feitas de
linhas.
- Peça aos alunos para observarem as mobílias, as casas, mesas, etc. Incentivo-os a
pensar em palavras para descrever todos os diferentes tipos de linhas que existem.
- Peça aos alunos para trazerem de casa ou o professor poderá pedir restos de
toquinhos de madeira em marcenarias , para fazer esta atividade.
- Distribua os toquinhos de madeira para os alunos.
- Peça para eles irem enrolando a linha nos blocos de madeira em diferentes posições.
- Colocar cola.
- Espere secar.
- O professor deverá auxiliar os alunos nesta hora.
- A partir desta etapa, esta atividade deverá ser feita em grupos para que todos os
alunos possam usar os carimbos dos colegas, para criar uma linda composição.
- Agora, instrua os alunos a colocar uma pequena quantidade de tinta no pratinho de
isopor.
- Peça para os alunos para pressionar, com cuidado, as formas que foram criadas com
o cordão na tinta e, em seguida, imprimir no papel para criar uma composição com
linhas.
- Incentive a turma a fazer várias impressões ocupando todo o papel.
- Junto com o aluno, o professor vai selecionar a melhor imagem impressa e fazer uma
exposição nos corredores da escola.
- Exponha também os carimbos feitos para a execução desta atividade.
Fonte:
https://professoresherois.com.br/atividades-de-artes-criar-design-com-linhas/#Objetivo_do_trabalho_com_Atividades_de_artes_com_Pintura
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia o Abaixo-assinado a seguir para responder.
Enunciado:
Muitas vezes, imagens são utilizadas em documentos que apelam para a opinião pública. No site do qual foi retirado o documento, havia várias imagens, dentre elas a que foi mostrada no texto. Na sua opinião, essa imagem condiz com o que é pedido no abaixo-assinado em questão? Justifique a sua resposta.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
O mundo greco-romano e o mundo ocidental moderno criaram colônias ultramarinas e usaram o trabalho escravo.
O modelo colonial escravista da Antiguidade e o sistema colonial da Modernidade tinham em comum