Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha da Mafalda.
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/785033778768115351/>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) De quem era o troco da padaria?
b) O que Mafalda queria fazer com o troco da padaria?
c) Por que ela não gastou o troco da padaria?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos
a) Quem é esse inquilino que Mafalda disse que tem dentro da gente e diz o que devemos ou não fazer as coisas certas ou erradas? (Caso os alunos não respondam, diga a eles que é a nossa ética.)
b) Com quem aprendemos a ter atitudes éticas?
c) Como aprendemos a ter atitudes éticas?
3.2. Peça aos alunos que relatem um caso em que agiram com atitude ética.