Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)

Enunciado:

1. Primeiro passo  

1.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha da Mafalda. 

  img_Q107610_QC438121_0_original.png?1531 img_Q107610_QC438121_1_original.png?1531

Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/785033778768115351/>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]


2. Segundo passo

2.1. Professor, pergunte aos alunos:

a) De quem era o troco da padaria?

b) O que Mafalda queria fazer com o troco da padaria?

c) Por que ela não gastou o troco da padaria?


3. Terceiro passo

3.1. Professor, pergunte aos alunos

a) Quem é esse inquilino que Mafalda disse que tem dentro da gente e diz o que devemos ou não fazer as coisas certas ou erradas? (Caso os alunos não respondam, diga a eles que é a nossa ética.)

b) Com quem aprendemos a ter atitudes éticas?

c) Como aprendemos a ter atitudes éticas?

3.2. Peça aos alunos que relatem um caso em que agiram com atitude ética.