Explicaê

01

 - Providenciar com antecedência, uma visita orientada a um Laboratório de Revelação de

  Fotografias.

- Solicitar a autorização da direção da escola e dos pais para a visita orientada.

-  Organizar o transporte para os alunos.

- A proposta para esta aula será a confecção de uma câmara escura utilizando uma latinha.

- Peça aos alunos para furar, utilizando prego e martelo, uma abertura no meio da lata,

  vedando-a por dentro com fita isolante;

-Auxilie os alunos durante todo o processo.

- Pedir para os alunos forrarem o interior da lata com papel camurça preto, de forma que não

  fique nenhuma parte do metal sem cobrir;

- Falar para os alunos tamparem o furo do lado externo da lata com papel alumínio, furando

  com uma agulha um orifício bem fino;

- Solicitar que os alunos tampem o orifício com papel camurça preto, prendendo este com fita

  crepe.

- Reservar.

-O professor vai solicitar junto à escola a disponibilização de uma sala pequena, para a

  montagem do laboratório de fotografia.

-  Ajudar os alunos a vedarem as arestas por onde possa penetrar luz no laboratório de

  fotografias.

- Explicar que o papelão servirá para tapar as frestas e que os plásticos pretos deverão cobrir

  todas as paredes, portas e janelas.

- Pedir para os alunos cobrirem as lâmpadas do laboratório sala com papel celofane vermelho.

- Providenciar uma cortina com o plástico preto, de modo que esta vede totalmente a luz que

  possa passar pela porta de acesso ao laboratório, sem impossibilitar a abertura da porta.

- O professor vai pedir os alunos para começar a fotografar

- Providenciar papel fotográfico.

- Entregar para cada aluno a sua câmara escura confeccionada em latinhas.

- Entregar a cada aluno, no laboratório de fotografia, (com a sala totalmente escura), um

  recorte de papel fotográfico que deverá ser colocado no interior da câmara escura em

  sentido contrário à abertura feita com a agulha (obturador).

- Pedir para os alunos tamparem a câmara.

- Solicitar aos alunos que ao ar livre escolham a imagem que gostariam de fotografar.

- Explicar aos alunos que eles devem posicionar a câmara em um local firme, com a abertura

  em sentido contrário à luz do sol, abrindo o papel camurça que cobre a abertura feita com a

  agulha, esperando dez segundos e vedando, novamente o orifício.

- Organizar na mesa central do laboratório as três bacias, cada uma com uma pinça.

- Relembrar com os alunos o processo de revelação das fotografias (aprendido quando da

  visita ao laboratório fotográfico)

- Dispor as bacias na seguinte sequência: 1- revelador; 2 – fixador; 3 – água .

- Pedir que cada aluno, no processo de revelação, revele sua foto, individualmente, evitando

  os líquidos se contaminarem.

- Solicitar que os alunos acenda a lâmpada vermelha.

- Falar para os alunos retirarem o papel fotográfico da câmara e introduzindo-o no revelador e

  segurando-o com uma pinça, devendo agitá-lo neste líquido por cerca de um minuto.  

  Sugestão: para este controle, contar em voz alta com os alunos até 60 , obedecendo a um

  ritmo contínuo.

- Dizer para o aluno retirar o papel do revelador, e introduzindo-o no fixador, procedendo da

  mesma forma que o anterior (agitando-o com sua pinça própria e contando novamente 1

  minuto)

- Por último, pedir para o aluno colocar o papel fotográfico na bacia com água, seguindo o

  processo anterior.

- Prender as fotos reveladas, no varal, com o prendedor de roupas.

- Solicitar aos alunos que de posse das fotografias reveladas apreciem o resultado obtido e

  comentem sobre o que pretendiam fotografar e a que imagem obtida após a revelação.

- Avaliar o processo e expor nos corredores da escola as fotografias dos alunos

- Seguem alguns exemplos:


ImagemImagem 

Fotografias reveladas por alunos do 5º ano do Ensino fundamental

Acervo particular

Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13252