Enunciado:
Adicionando os números que estão representados no interior dos retângulos na mesma linha, da figura a seguir, devemos obter resultados iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação do valor correto da incógnita y.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto base: Leia a receita a seguir para responder a questão.
Cone de doce de leite
Ingredientes
10 discos médios de massa de pastel (9 cm) manteiga para untar 100 g de doce de leite 4 unidades de paçoca esfarelada
Modo de preparo
1°- Corte 10 discos médios de massa de pastel ao meio enrole uma extremidade em direção a outra, formando cones. 2°- Numa assadeira untada com manteiga disponha os 20 cones com a abertura para baixo e leve ao forno médio, 180°C, até dourar (+/- 15 minutos). Deixe esfriar. 3°- Depois de frio, recheie os cones com 100 g de doce de leite, salpique 4 unidades de paçoca esfarelada e sirva em seguida. DICA: Para manter os cones em pé coloque açúcar dentro de copos e encaixe os canudos. Disponível em: http://www.receitas.com/maisvoce/cone-de-doce-de-leite-4ef313fa3a96256ffc002533. Acesso em 10 jan. 2012.
Enunciado:
A receita apresentada pode ser considerada um gênero textual? Justifique sua resposta com elementos do texto
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(IFSP) Pode-se ter ideia do consumo de um aparelho, isto é, da quantidade de energia elétrica que ele transforma em outras formas de energia caso se conheça sua potência elétrica e o tempo que ele fica ligado. Os fabricantes dos aparelhos geralmente informam a potência na própria carcaça do aparelho. A potência elétrica de um aparelho indica a quantidade de energia elétrica em um certo intervalo de tempo. Pode-se dizer que a potência é a rapidez com que se realiza um trabalho. Por exemplo: uma lâmpada de 150 W transforma 150 J de energia elétrica em luz e energia térmica em cada segundo de funcionamento; uma de 25 W transforma, neste mesmo tempo, seis vezes menos energia.
Com relação às situações encontradas em ligações residenciais, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto para a questão Nem luz, nem luar. O céu e as ruas permaneciam escuros, prejudicando, de certo modo, os meus desígnios. Sólida, porém, era a minha paciência e eu nada fazia senão vigiar os passos de Cris. Todas as noites, após o jantar, esperava-o encostado ao muro da sua residência, despreocupado em esconder-me ou tomar qualquer precaução para fugir aos seus olhos, pois nunca se inquietava com o que poderia estar se passando em torno dele. A profunda escuridão que nos cercava e a rapidez com que, ao sair de casa, ganhava o passeio, jamais me permitiram ver-lhe a fisionomia. Resoluto, avançava pela calçada, como se tivesse um lugar certo para ir. Pouco a pouco, os seus movimentos tornavam-se lentos e indecisos, desmentindo-lhe a determinação anterior. Acompanhava-o com dificuldade. Sombras maliciosas e traiçoeiras vinham ao meu encontro, forçando-me a enervantes recuos. O invisível andava pelas minhas mãos, enquanto Cris, sereno e desembaraçado, locomovia-se facilmente. Não parasse ele repetidas vezes. Quando vislumbrava seu vulto, depois de tê-lo perdido por momentos, encontrava-o agachado, enchendo os bolsos internos com coisas impossíveis de serem distinguidas de longe. [...] Em frente a uma casa baixa, a única da cidade que aparecia iluminada, estacionou hesitante. Tive a intuição de que aquele seria o instante preciso, pois se Cris retrocedesse, não lograria outra oportunidade. Corri para o seu lado e, sacando do punhal, mergulhei-o nas suas costas. Sem um gemido e o mais leve estertor, caiu no chão. Do seu corpo magro saiu a lua. [...] RUBIÃO, Murilo. A lua. In: A Casa do Girassol Vermelho. São Paulo: Ática,1980. Glossário
Desígnio: intenção
Resoluto: decidido
Enervante: irritante
Vislumbrar: enxergar
Distinguir: diferenciar
Lograr: conseguir
Estertor: agonia
Enunciado:
Ao narrar em primeira pessoa, o narrador pode evidenciar, em alguns trechos, um conhecimento parcial sobre os acontecimentos narrados. Essa limitação se mostra no trecho:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O processo Haber-Bosch, desenvolvido em 1908 para a síntese de amônia constitui-se em um equilíbrio químico em escala industrial onde os parâmetros que interferem na reação química entre nitrogênio e hidrogênio são idealmente ajustados a fim de maximizar a síntese do amoníaco. É uma reação catalisada com o ferro, sob as condições de 200 atmosferas de pressão e uma temperatura de 450°C.
Objetivando aumentar o rendimento de tal processo, o procedimento adequado seria
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UESB) Uma análise da Tabela Periódica, com objetivo de Iocalizar os elementos químicos relacionados as tendências das propriedades periódicas, permite corretamente afirmar: