No dia 13 de maio de 1888, uma lei determinou o fim do regime escravo no Brasil.
Explique: por que essa lei não foi suficiente para acabar com a exploração dos negros e para integrá-los à sociedade?
Questões relacionadas
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uece) Os cogumelos são estruturas importantes para a reprodução de determinados tipos de fungos e apresentam uma morfologia muito particular que permite a identificação taxonômica dos mesmos. O Shimeji é um dos cogumelos mais difundidos no mundo. Assim como o Shiitake (Lentinula edodes), o Shimeji (Pleorotus) é muito consumido na Ásia, principalmente na China, sendo também muito utilizado na preparação de pratos japoneses. Já o Cogumelo do Sol (Agaricus blazei) vem sendo muito consumido por suas propriedades medicinais.
As espécies mencionadas no texto pertencem ao Filo
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(IFBA) UM NOVO PADRÃO DE RESISTÊNCIA
O fim do milagre dos antibióticos não é um tema novo. Desde que surgiram, houve resistência a eles: a primeira bactéria resistente à penicilina apareceu antes mesmo que o medicamento chegasse ao mercado, na década de 1940. E, durante quase todo esse período, os médicos têm alardeado a possibilidade de um esgotamento de opções medicamentosas, devido à propagação global de organismos resistentes à penicilina nos anos 50, seguida por uma insensibilidade à meticilina nos anos 80 e à vancomicina na década de 90.
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/inimigo_insuspeito.html. Acesso em: 09 de setembro de 2013.
A preocupação acerca dos antibióticos justifica-se porque
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A imagem a seguir mostra uma tecnologia que foi usada inicialmente na Primeira Guerra Mundial.
Enunciado:
Essa máquina chama-se
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experiência ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geográficas e raciais, de classe e nacionalidade: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espécie humana. Porém, é uma unidade paradoxal, uma unidade de desunidade.
BERMAN. M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras. 1986 (adaptado).
O texto apresenta uma interpretação da modernidade que a caracteriza como um(a)
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Um álcool primário, como o etanol, pode ser obtido pela redução de um ácido carboxílico. Assinale a alternativa CORRETA para o agente redutor que pode ser utilizado nesta reação.