O INVENTÁRIO DO MUNDO
O ritmo acelerado da catalogação científica permite estimar quando o trabalho estará terminado
Os astrônomos do Observatório Europeu Meridional, baseado no Chile, divulgaram, na semana passada, a descoberta de 32 planetas fora do sistema solar. O anúncio aumenta o número de astros identificados para 400. Quinze anos atrás, nem sequer havia comprovação científica da existência de planetas no espaço exterior. O avanço da astrologia é exemplo da rapidez com que evolui o nosso conhecimento do mundo natural. Encontrar, nomear e classificar cada ser e objeto à nossa volta é a mais básica tarefa da ciência. (...)
A reportagem foi escrita em 2009. Marque na reta numérica os anos em terminaria a catalogação de mamíferos e aves se as previsões estiverem corretas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a entrevista completa com a turma do Porta dos Fundos Na edição 140 da ME, você curtiu os melhores momentos da entrevista. Aqui vai o papo completo com a turma mais engraçada do YouTube. por Marcel Nadale | Edição 140 Vocês sempre souberam que queriam ser comediantes? Nos tempos de escola, eram os palhaços da classe? FABIO PORCHAT Eu sempre fui muito extrovertido. Adorava contar piada pra família. Minhas tias sempre me contavam algumas ou me davam livrinhos de piada. Nunca quis nem ser ator, mas sempre fui o aluno que fazia piadinhas no fundão, sabe? Gostava de criar histórias e sempre fui um bom contador de causos. ANTÔNIO TABET Não soube que queria ser comediante desde sempre. Para mim, foi algo que apareceu com o tempo. Na escola, ser o engraçadinho passou a me salvar de certos problemas. Daí, investi nisso. Deu certo. [...] Que dicas vocês dariam para outras pessoas que, como vocês, também querem fazer humor em vídeos na internet? ANTÔNIO TABET Desistam. Vão estudar. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/leia-a-entrevista-completa-com-a-turma-do-porta-dos-fundos. Acesso em 10 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
a) Quais elementos estruturais do gênero “entrevista” estão presentes no fragmento anterior?
b) Qual é a intencionalidade do autor ao usar a palavra “causos” em vez de “casos”?
c) Há uma contradição na fala de Antônio Tabet. Qual é ela?
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
A digestão humana é um processo físico-químico complexo e que mobiliza vários sistemas e órgãos para proporcionar a assimilação dos nutrientes indispensáveis à sobrevivência. Os órgãos que participam deste processo possuem uma relação direta ou de interdependência, conforme ilustrado a seguir, entre o fígado e o pâncreas com o duodeno:
Sobre o papel fisiológico do fígado e do pâncreas, verifica-se que
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
1- Ritmo é a tradução, em meio visual, da expectativa produzida por uma repetição. O ritmo comporta aspectos cognitivos devido à previsibilidade de suas ocorrências.
Através do ritmo, há uma analogia entre a imagem e a poesia assim como com a música. Rimas visuais são obtidas com o uso de elementos dispostos ritmadamente sobre o suporte. O ritmo conduz o olhar, embala e seduz. Há uma tendência da percepção em acompanhar a direção sugerida por um ritmo.
Disponível em: http://www.auladearte.com.br/lingg_visual/ritmo.htm#axzz2hR8EbPBz. Acesso em: 13 set. 2013.
2 - Veja aqui alguns exemplos do ritmo visual na arquitetura:
Disponível em: http://esteticaemcomunicacaouniube.blogspot.com.br/2009/10/ritmo-visual.html. Acesso em: 13 set. 2013.
3 - Convide os alunos a realizarem o registro do ritmo visual nas obras arquitetônicas da cidade.
4 - Os alunos poderão fazer uso de máquinas fotográficas, mas também o celular poderá ser usado, contanto que seja possível baixar as fotos no computador para posterior impressão.
5 - Antes da impressão, as fotos poderão ser apresentadas em data show ao grupo para uma análise da presença do ritmo segundo a visão de cada aluno.
5 - Realizem as impressões das fotografias em papel couchê fosco no tamanho A4.
6 - Em seguida, os alunos poderão colocar um papel vegetal sobre a fotografia marcando sobre ele com canetinhas coloridas a presença do ritmo na imagem.
7 - Montem as fotografias sobre papel colorset colorido com margem de 7 cm para uma exposição.
8 - Talvez seja curioso prender o vegetal já com as inscrições do ritmo feitas sobre a fotografia e montá-las assim. Os espectadores da exposição serão, portanto, convidados a levantar o vegetal para ver a foto e, com certeza, aprenderão também sobre o conceito de ritmo na imagem.
9 - Aqui, uma sugestão da montagem:
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(EPCAR-MG) No plano cartesiano abaixo estão representados o gráfico da função real f definida por f(x) = -x2 - x + 2 e o polígono ABCDE.
Considere que:
- o ponto C é vértice da função f.
- os pontos B e D possuem ordenadas iguais.
- as abscissas dos pontos A e E são raízes da função f.
Pode-se afirmar que a área do polígono ABCDE, em unidades de área, é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Pecuária com maior produtividade dobraria área plantada
Quando o conflito entre a preservação de florestas e a necessidade de ampliação da área destinada à agropecuária vem à tona, surge inevitavelmente o argumento de que, para ampliar a produção no campo, não é preciso desmatar. Isso porque um pequeno aumento de produtividade na pecuária bovina poderia mais que dobrar a área disponível para as lavouras.
Pecuária com maior produtividade dobraria área plantada. Em discussão, ano 2, n. 9, dez. 2011. p. 27 a 29.
Disponível em: <www.senado.gov.br/NOTICIAS/JORNAL/EMDISCUSSAO/codigo-florestal.aspx >.
Acesso em: 20 jan. 2016.
Para aumentar a produtividade na pecuária, é necessário: