Leia o texto abaixo para responder à questão abaixo.
No texto que você leu, há informações sobre o livro e opiniões do autor do texto sobre a obra apresentada. A alternativa em que consta uma opinião desse autor é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Há qualquer coisa de especial nisso de botar a cara na janela em crônica de jornal — eu não fazia isso há muitos anos, enquanto me escondia em poesia e ficção. Crônica algumas vezes também é feita, intencionalmente, para provocar. Além do mais, em certos dias mesmo o escritor mais escolado não está lá grande coisa. Tem os que mostram sua cara escrevendo para reclamar: moderna demais, antiquada demais. Alguns discorrem sobre o assunto, e é gostoso compartilhar ideias. Há os textos que parecem passar despercebidos, outros rendem um montão de recados: “Você escreveu exatamente o que eu sinto”, “Isso é exatamente o que falo com meus pacientes”, “É isso que digo para meus pais”, “Comentei com minha namorada”. Os estímulos são valiosos pra quem nesses tempos andava meio assim: é como me botarem no colo — também eu preciso. Na verdade, nunca fui tão posta no colo por leitores como na janela do jornal. De modo que está sendo ótima, essa brincadeira séria, com alguns textos que iam acabar neste livro, outros espalhados por aí. Porque eu levo a sério ser sério... mesmo quando parece que estou brincando: essa é uma das maravilhas de escrever. Como escrevi há muitos anos e continua sendo a minha verdade: palavras são meu jeito mais secreto de calar.
LUFT, L. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2004.Os textos fazem uso constante de recursos que permitem a articulação entre suas partes. Quanto à construção do fragmento, o elemento
- Biologia | 12.6 Populações
(UEFS) O gráfico mostra como as taxas de natalidade e mortalidade de uma população de camundongos mantida experimentalmente em laboratório variaram ao longo do tempo. As taxas foram avaliadas em cinco intervalos de tempo, indicados por 1, 2, 3, 4 e 5.
O maior aumento da taxa de crescimento dessa população de camundongos foi verificado no intervalo de tempo
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Observe a imagem. Na aquarela do século XVIII, a praça principal de Vila Rica, com o Palácio do Governo e as milícias. No centro, o pelourinho, que simbolizava a justiça exercida pelo poder municipal. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/e-dia-de-minas> Acesso em: 15 abr. 2015.
Enunciado:
Quando um povoado era elevado à condição de vila, como era o caso de Vila Rica, a Coroa Portuguesa determinava a criação de uma Câmara Municipal. Explique as funções da Câmara Municipal.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Papel color-set nas cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde , branco e preto
- Cola
- Tesoura
- Impressão da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
MARTINS, Aldemir, Gato Vermelho. 1995
Acrílica sobre tela: color 46 x 55 cm
- Desenho ou Xerox em preto e branco da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
(somente o contorno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar as crianças em grupo de 04.
- O professor vai distribuir para cada grupo a imagem da foto que vai ser trabalhada, junto
com o xerox/desenho desta mesma imagem.
- Distribuir o material para as crianças.
- Entregar os papéis color set , a cola e a tesoura.
- Pedir para as crianças para recortar pequenos quadradinhos no papel color-set , de todas as
cores.
- Pedir as crianças para observarem a imagem do “Gato Vermelho” e começarem a montar
(colar) um mosaico utilizando muitas cores, inspirado na obra de Aldemir Martins.
- As crianças deverão identificar as cores , recortar o papel e colar,
- O professor deverá instruir as crianças quanto ao tamanho do recorte no papel ,de forma
que fique proporcional ao desenho, observando as linhas e suas limitações.
Fonte: http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
- Incentivar as crianças a preencherem o desenho todo, inclusive nas partes externas
do papel .
- No final da atividade o professor deverá montar uma exposição junto com os alunos na sala
de aula.
Fonte:http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma loja identifica seus produtos com um código que utiliza 16 barras, finas ou grossas. Nesse sistema de codificação, a barra fina representa o zero e a grossa o 1. A conversão do código em algarismos do número correspondente a cada produto deve ser feita de acordo com esta tabela:
Observe um exemplo de código e de seu número correspondente:
Existe um conjunto de todas as sequências de 16 barras finas ou grossas que podem ser representadas.
Escolhendo-se ao acaso uma dessas sequências, a probabilidade de ela configurar um código do sistema descrito é: