Um aluno da EsPCEx tem a probabilidade de 60% de acertar um problema de Matemática ao tentar resolvê-lo.
Numa prova de Matemática com 5 problemas, qual a probabilidade desse aluno acertar ao menos um dos 5 problemas?
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas(UNESP) Para obter experimentalmente a curva da diferença de potencial U em função da intensidade da corrente elétrica i para uma lâmpada, um aluno montou o circuito a seguir. Colocando entre os pontos A e B resistores com diversos valores de resistência, ele obteve diferentes valores de U e de i para a lâmpada.Considerando que a bateria de 9,0 V, os aparelhos de medida e os fios de ligação sejam ideais, quando o aluno obteve as medidas U = 5,70 V e i = 0,15 A, a resistência do resistor colocado entre os pontos A e B era de
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(PUC-RJ) Um planeta, de massa m, realiza uma órbita circular de raio R com uma velocidade tangencial de módulo V ao redor de uma estrela de massa M.
Se a massa do planeta fosse 2m, qual deveria ser o raio da órbita, em termos de R, para que a velocidade ainda fosse V?
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Entrevista com Marcos Bagno
Pode parecer inacreditável, mas muitas das prescrições da pedagogia tradicional da língua até hoje se baseiam nos usos que os escritores portugueses do século XIX faziam da língua. Se tantas pessoas condenam, por exemplo, o uso do verbo “ter” no lugar de “haver”, como em “hoje tem feijoada”, é simplesmente porque os portugueses, em dado momento da história de sua língua, deixaram de fazer esse uso existencial do verbo “ter”.
No entanto, temos registros escritos da época medieval em que aparecem centenas desses usos. Se nós, brasileiros, assim como os falantes africanos de português, usamos até hoje o verbo “ter” como existencial é porque recebemos esses usos de nossos ex-colonizadores. Não faz sentido imaginar que brasileiros, angolanos e moçambicanos decidiram se juntar para “errar” na mesma coisa. E assim acontece com muitas outras coisas: regências verbais, colocação pronominal, concordâncias nominais e verbais etc. Temos uma língua própria, mas ainda somos obrigados a seguir uma gramática normativa de outra língua diferente. Às vésperas de comemorarmos nosso bicentenário de independência, não faz sentido continuar rejeitando o que é nosso para só aceitar o que vem de fora.
Não faz sentido rejeitar a língua de 190 milhões de brasileiros para só considerar certo o que é usado por menos de dez milhões de portugueses. Só na cidade de São Paulo temos mais falantes de português que em toda a Europa!
Informativo Parábola Editorial, s/d.
Na entrevista, o autor defende o uso de formas linguísticas coloquiais e faz uso da norma padrão em toda a extensão do texto. Isso pode ser explicado pelo fato de que ele:
- Física | 7.2 Quântica
(UEG) Leia a tirinha a seguir.
Para validar a proposta do analista, ocorrência da dualidade onda-partícula, o senhor Fóton deve ser capaz de sofrer
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIME) Frio, calor e temperatura são grandezas comuns na vida cotidiana do homem. Todos as conhecem bem e têm feito grandiosas invenções que, a cada dia, facilitam a vidas refrigerador, máquina de lavar, condicionador de ar, forno do fogão, panela de pressão etc. Essas invenções humanas são explicadas pela Termodinâmica. Com base nos conhecimentos sobre Calorimetria e Termodinâmica, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Um refrigerador é uma máquina térmica que recebe calor de uma fonte fria e o transfere para uma fonte quente.
( ) No interior de uma panela de pressão, tem-se uma pressão interna maior que a atmosférica e a água ferve em temperaturas inferiores a 100℃.
( ) O calor pode ser transformado totalmente em energia mecânica.
( ) Uma transformação isobárica é aquela na qual a pressão permanece constante.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a