Leia a informações e analise o gráfico a seguir:
O “rendimento” de combustível de um automóvel é medido pela quilometragem percorrida, gastando-se 1 litro de combustível. O consumo depende, entre outros fatores, da velocidade desenvolvida. O gráfico apresenta o “rendimento” de certo automóvel, em função da sua velocidade.
A partir da análise das informações do gráfico é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Materiais necessários
- Computador com acesso à internet e telão. Se não for possível, providencie com antecedência, pelo menos um exemplo de trabalho artístico em que os alunos possam interagir com a obra.
- Vídeos - Instalações Interativas - Video piso e parede interativo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dku1Jzm1DJU>. Acesso em 24 jan. 2016. Ou exposição interativa com obras de Escher. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BxnkQoCFFko>. Acesso em 24 nov. 2016.
- Exposição faz obras interativas ganharem ruas e museus de SP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Igyk3f-mVi8>. Acesso em: 07 jan. 2016.
Procedimento
1. Professor trabalhe inicialmente com os conceitos e atividades fornecidas pelo manual do livro.
2. Se possível, passe os vídeos, parando e interrompendo para que os alunos comentem, tirem dúvidas ou façam colocações. Assista aos vídeos primeiro para que possa, já de antemão, providenciar alguma pesquisa a mais. Talvez você precise de um especialista em informática para te ajudar a esclarecer alguns procedimentos que foram usados nos trabalhos mostrados nos vídeos.
Chame a atenção para o conceito que cada artista busca antes de montar seu trabalho de instalação.
3. Depois de assistirem a todos os vídeos levante uma discussão sobre a arte mostrada. É importante a percepção das novas tecnologias usadas e de como elas auxiliam a interação das pessoas com as obras. Explore bastante os conceitos e conte com a ajuda do profissional da informática para tirar as dúvidas dos alunos em relação à parte de montagem de vídeos, games e afins ou convide com antecedência, alguém da comunidade que possa esclarecer as dúvidas dos alunos nesse sentido.
4. Conclua o trabalho pedindo aos alunos que se coloquem em relação ao que descobriram e aprenderam.
- Geografia - Fundamental | E. Atividade Pecuária
Leia um trecho da entrevista do economista Antônio Márcio Buainain, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
[...]
“... O grande responsável pela ocupação do território nacional foi o boi, que se interiorizou em busca de pastos, e o homem foi atrás e povoando”, afirma. “Esse modo de criação é sempre predatório, porque se baseia fundamentalmente no desmatamento da vegetação original, seja ela mata ou caatinga. Ainda hoje a atividade, em que pesem os notáveis progressos registrados nas últimas décadas, segue sendo extensiva e vem contribuindo para a derrubada de florestas e para emissões elevadas de gases de efeito estufa.”
[...]
Planeta. Número/Edição 542 – 24/10/2018.
Disponível em: www.revistaplaneta.com.br/solucao-problematica/. Acesso em: 14 dez. 2018.
O texto acima retrata uma forma de economia rural predominante no território brasileiro, chamada:
- Geografia - Fundamental | 6.01 México
Texto base: Devido aos laços culturais e às heranças coloniais, o México é considerado um país latino-americano, mas economicamente está conectado aos Estados Unidos. Apesar dessa conexão econômica, a fronteira entre o México e Estados Unidos é área de tensão entre os países.
Enunciado:
A tensão na fronteira entre México e Estados Unidos é marcada pela
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O sea, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] La puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,
al ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem de acuerdo con el texto precedente.
El texto niega que la muerte sea un fenómeno universal.
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
Na parede do estômago, no bíceps e nas paredes das artérias encontramos tecidos musculares, respectivamente,