Texto base: .
Enunciado:
Pergunte aos colegas de classe quantos e quais animais de estimação eles têm em casa e anote em uma folha à parte. Reúna as informações obtidas e preencha a tabela.
Construa o gráfico com os dados da tabela acima. Escolha uma cor para cada tipo de animal e pinte a legenda.
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UNIT)
Enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los. Geralmente, são os catalisadores mais eficazes, por sua alta especificidade.
Analisando-se o gráfico e com base nos conhecimentos a respeito dessas moléculas, é correto afirmar:
- História | 5.3 Reforma Protestante
"Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."
João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1. (Adaptado) VOT2022
Depois que Lutero propôs uma reforma religiosa, outros religiosos também o fizeram. O Padre Jean Calvino pegou carona nas ideias de Lutero e acrescentou algumas propostas. Pelo discurso acima percebe-se que Calvino
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o trecho.
Imagine a culinária contemporânea sem o açúcar. Para muitos, além da perda inestimável de um sabor muito agradável, a inexistência desse ingrediente tornaria impossível a preparação de vários pratos bastante apreciados. Na verdade, o açúcar só começou a adentrar as cozinhas do mundo a partir do século XVII, quando a mercadoria começou a ter uma circulação significativa e se tornou mais acessível. Até então, qualquer tipo de adoçamento era feito com mel e o sumo da cana.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/curiosidades/historias-acucar.htm>. Acesso em: 05 jun. 2015.
No Brasil, o açúcar foi incorporado a diversos pratos e passou a fazer parte da nossa cultura. As primeiras mudas de cana-de-açúcar chegaram ao Brasil no século XVI e foram trazidas pelos
- Geografia | 3.4 Clima
Figura 1. Diagrama das regiões de intemperismo para as condições brasileiras (adaptado de Peltier, 1950).
Figura 2. Mapa das regiões de intemperismo do Brasil, baseado no diagrama da Figura 1.
FONTES, M. P. F. Intemperismo de rochas e minerais. In: KER. J. C. et al. (Org.). Pedologia: fundamentos. Viçosa (MG): SBCS, 2012 (adaptado).
De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático?
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
MATERIAL
- Barbante
-Tinta guache
- Cola
- Cartolina branca
- Pratinhos descartáveis
- Jornal
- Avental
PROCEDIMENTOS
- Esta atividade poderá ser feita em grupos de até 04 crianças.
- Escolher um local na parte externa da escola, bem agradável . Pode ser no jardim, embaixo de uma árvore.
- O professor deverá dividir os grupos e forrar o chão com o jornal. Colocar o avental nas crianças.
- O professor deverá cortar um pedaço de 15 cm de barbante para cada cor de guache.
- Distribuir para cada grupo as cartolinas, as tintas e os barbantes.
- O professor deverá colocar as tintas nos pratinhos para as crianças. Misturar um pouco de cola na tinta para fixação do barbante.
- Instruir os alunos para mergulhar o barbante na tinta, apertar para tirar o excesso e colocar em cima da folha da maneira que quiser, formando um lindo desenho.
- Deixar secar.