Lee la transcripción de un programa de radio y contesta a las preguntas.
NIÑO: Mamita, mamá... ¿y mi papá? MAMÁ (TONO NATURAL): Él se fue. Ahora yo soy tu madre y tu padre, hijito. Así es nuestra familia. CONTROL GOLPE MUSICAL LOCUTOR: En América Latina y el Caribe, 40 de cada 100 familias tienen como jefa de hogar a una mujer. NIÑO (TONO NATURAL: Mi familia es así. ¿Cómo es la tuya? CONTROL GOLPE MUSICAL LOCUTORA: 15 de mayo. Día Internacional de las Familias.
Disponible en: <http://radioteca.net/audio/spot-1-mi-familia-es-asi/>Acceso el: 02 mar. 2014. (Fragmento)
A) ¿Cuál es el tema de la locución?
B) Todos tenemos maneras cariñosas de tratar a nuestra familia. En el texto ¿Cuáles son las palabras que expresan el cariño familiar?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
27. Leia o texto e analise a charge a seguir
No Brasil, nos primeiros anos da República, a política local foi dominada por grandes proprietários rurais, que se tornaram verdadeiros chefes ou líderes políticos das cidades ou regiões ondem viviam. Como eram chamados popularmente de “coronéis”, suas ações e medidas ficaram conhecidas como coronelismo. [...] O termo “coronel” surgiu durante as Regências, quando eram oferecidos aos fazendeiros os postos de comando da Guarda Nacional, em que recebiam o título de coronel.
[...]
Em troca de favores, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por eles indicados. Quem se negasse podia sofrer a violência dos jagunços ou capangas, grupos armados que trabalhavam para os coronéis. Durante as eleições, cumprindo ordem dos fazendeiros, os jagunços procuravam controlar o voto de cada eleitor. [...] Esse tipo de voto ficou conhecido como voto de cabresto, expressão que significa voto induzido, imposto e que não representa a vontade do eleitor.
Adaptado de: COTRIM, Gilberto. História global, Brasil e
Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 520-521.
Marque a alternativa que expressa corretamente o assunto tratado pelo texto:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2020 1º FASE) O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semi áridas e sub úmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/.
Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)-se
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Leia o texto a seguir.
TÍTULO DO PROJETO : GERMINAÇÃO DO FEIJÃO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DO ALUNO :
ESCOLA : ..............
SÉRIE: 6a
PROFESSOR : ....................................................................
- PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
Eu gostaria de apresentar aos colegas de escola uma pesquisa científica envolvendo o brotamento de feijões. O propósito do projeto será verificar "quem brota primeiro": feijão umedecido com água de torneira, com chá ou com água salgada.
Minha hipótese é que os grãos de feijão umedecidos com água de torneira irão brotar mais rapidamente do que aqueles umedecidos com chá ou com água salgada.
- II. METODOLOGIA
Primeiro eu apresentei meu propósito e destaquei minha hipótese.
Para iniciar meus experimentos, separei três feijões bem formados; coloquei um deles envolvido com algodão embebido em chá, outro em algodão embebido em água de torneira e o último em algodão embebido em água salgada.
Diariamente eu examinei os feijões e mantive, cada um deles, com seu algodão devidamente embebido (chá, água e água salgada). Com isso, pude observar qual feijão brotou em primeiro, em segundo e em terceiro lugar.
Repeti o experimento mais duas vezes, começando desde o princípio, pela escolha de três feijões bem formados.
Feito isso, analisei meus dados e preparei esse Resumo, sua Conclusão e Aplicação.
III. ANÁLISE DOS DADOS
O feijão na água de torneira brotou em segundo lugar no primeiro ensaio, em primeiro lugar no segundo ensaio e em terceiro lugar no terceiro ensaio (2 o , 1 o e 3 o).
O feijão na água salgada brotou em terceiro lugar no primeiro ensaio e em segundo lugar nos dois ensaios seguintes (3 o , 2 o e 2 o).
O feijão no chá brotou em primeiro lugar no primeiro e terceiro ensaios e em terceiro lugar no segundo ensaio (1 o , 3 o e 1 o)
- RESUMO E CONCLUSÃO
Como o feijão embebido em algodão com chá ganhou a parada, tendo brotado em primeiro lugar em dois dos três ensaios, eu rejeito minha hipótese na qual havia declarado que o feijão embebido em água de torneira brotaria em primeiro lugar. Feijão regado a chá brota mais rapidamente que o regado com água de torneira ou com água salgada.
- APLICAÇÃO
Considerando que agora eu tenho essa nova informação, poderei orientar melhor quem precisar dela. Os japoneses, por exemplo, que cultivam muito o broto de feijão poderão se utilizar dessa informação.
Disponível em : <http://www.feiradeciencias.com.br/sala19/texto12.asp>. Acesso em: 13 mar. 2014.
A finalidade comunicativa desse gênero é registrar um procedimento científico. Para que ele tenha validade como um discurso científico é necessário
- Física
Um corpo de massa m é lançado horizontalmente com velocidade v0 a uma altura h do solo, como mostra a figura.
Despreze a resistência do ar. Considere a energia potencial no solo igual a zero. A energia cinética do corpo quando este está na altura h/4 vale:
- Química | A. Modelos Atômicos
(UEFS) O ato de medir afeta a grandeza medida, e isso se torna tanto acentuado quanto menor é o objeto da medida observado. Algo semelhante ocorre ao se observarem os elétrons em um átomo. A própria luz interage com eles e afeta a posição e a energia dessa partícula-onda. É, portanto, impossível ter certeza absoluta da posição de um elétron em um átomo, de acordo com o princípio de incerteza de Werner Heisenberg, (1901-1976).
A partir dessas considerações sobre o princípio de incerteza associado aos modelos atuais de estrutura atômica da matéria, é correto afirmar: