As imagens retratam duas fases do Período Republicano Brasileiro - a República Militar (1964 a 1985), na qual foi instituído um regime autoritário e de repressão à participação política - e a Nova República (1985 até dias atuais), na qual o direito de participação política foi ampliado para todos os cidadãos.
A) Examine as imagens e identifique situações de livre participação política e de repressão à participação política. Registre suas conclusões.
B) Justifique suas respostas.
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(www.brasil.elpais.com, 24.01.2017. Adaptado.)
O Conselho de Segurança da ONU exigiu que Israel parasse de construir casas na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. O argumento é que os assentamentos “colocam em risco a viabilidade da solução de dois Estados”.
(www.cartacapital.com.br, 02.02.2017. Adaptado.)
O atrito entre Israel e o Conselho de Segurança da ONU deve- se ao fato de
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Já não há mais futuro para o analfabeto digital
Quem não souber se movimentar na Internet, ou achar que possuir bons conhecimentos é decorar informações, terá dificuldades em conseguir até empregos modestos.
Daqui a pouco tempo, muito menos do que podemos imaginar, quem não dominar a informática não encontrará lugar no mercado de trabalho. Mesmo se estiver à procura de uma vaga como office-boy.
Nos Estados Unidos, e de maneira crescente no Brasil, qualquer profissional autônomo que se preze faz pesquisa na Internet. Mais e mais, a casa vira escritório e o contato com o mundo exterior se dá pela rede de computadores. Hoje, muitas ofertas de emprego são feitas eletronicamente. O interessado em uma nova colocação entra na Internet e consulta as páginas eletrônicas das empresas que lhe interessam. Quem não tiver acesso a um computador já reduz suas chances de emprego pela metade.
Não há futuro para o analfabeto digital. Até porque se redefine o analfabetismo: dominar os códigos das redes eletrônicas é tão importante como até agora tem sido saber ler e escrever.
O aluno que decora livros e tira 10 em todas as provas está com os dias contados. Ter informação não é tão relevante como processá-la, encará-la de vários ângulos, o que exige capacidade crítica e flexibilidade para se habituar a um ritmo de mudanças jamais visto. [...]
O bom profissional nos dias atuais define-se pela capacidade de encontrar e associar informações, de trabalhar em grupo e de se comunicar com desenvoltura. Terá futuro o estudante que souber lidar com imprevistos e se adaptar rapidamente às mudanças, fazer pesquisas e interpretar os dados.
FALZETTA, Ricardo. Já não há mais futuro para o analfabeto digital.
Nova Escola, São Paulo: n. 2 110, mar. 2007.
A passagem que justifica o título do artigo é