Um aluno utiliza uma régua com marcações de espaços, mas sem nenhuma numeração, para tirar algumas medidas de seu apontador, conforme mostra a figura abaixo:
Se a distância entre dois riscos grandes seguidos na régua é 1cm, então o comprimento do apontador, que está sendo medido na figura, é:
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A professora de Matemática da “Turma da Mônica” pediu aos alunos que dessem exemplos de grandezas que podem ser obtidas através de fórmulas cujas frações sejam algébricas.
Analise a seguir os exemplos dados por quatro de seus alunos:
Marque a alternativa que apresenta o nome do aluno que exemplificou corretamente a proposta da professora.
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 1ª APLICAÇÃO) O Brasil é sertanejo
Que tipo de música simboliza o Brasil? Eis uma questão discutida há muito tempo, que desperta opiniões extremadas. Há fundamentalistas que desejam impor ao público um tipo de som nascido das raízes socioculturais do país. O samba. Outros, igualmente nacionalistas, desprezam tudo aquilo que não tem estilo. Sonham com o império da MPB de Chico Buarque e Caetano Veloso. Um terceiro grupo, formado por gente mais jovem, escuta e cultiva apenas a música internacional, em todas as vertentes. E mais ou menos ignora o resto.
A realidade dos hábitos musicais do brasileiro agora está claro, nada tem a ver com esses estereótipos. O gênero que encanta mais da metade do país é o sertanejo, seguido de longe pela MPB e pelo pagode. Outros gêneros em ascensão, sobretudo entre as classes C, D e E, são o funk e o religioso, em especial o o gospel. Rock e música eletrônica são músicas de minoria.
É o que demonstra uma pesquisa pioneira feita entre agosto de 2012 e agosto de 2013 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). A pesquisa Tribos musicais - o comportamento dos ouvintes de rádio sob uma nova ótica faz um retrato do ouvinte brasileiro e traz algumas novidades. Para quem pensava que a MPB e o samba ainda resistiam como baluartes da nacionalidade, uma má notícia: os dois gêneros foram superados em popularidade. O Brasil moderno não tem mais o perfil sonoro dos anos 1970, que muitos gostariam que se eternizasse. A cara musical do país agora é outra.
GIRON, L. A. Época, n. 805, out. 2013 (fragmento).O texto objetiva convencer o leitor de que a configuração da preferência musical dos brasileiros não é mais a mesma da dos anos 1970. A estratégia de argumentação para comprovar essa posição baseia-se no(a):
- Sociologia - Fundamental | 5. Raça, Etnia e Desigualdade
Leia o fragmento da carta firmada na Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, na qual o Brasil encontrou-se como Estado presente.
Fonte: www.imagensgoogle/economiaclara.files.wordpress.com
Os Estados na presente Convenção, considerando que a Carta das Nações Unidas fundamenta-se em princípios de dignidade e igualdade inerentes a todos os seres humanos, e que todos os Estados-Membros comprometeram-se a agir, separada ou conjuntamente, para alcançar um dos propósitos das Nações Unidas, que é o de promover e encorajar o respeito universal e efetivo pelos direitos humanos e liberdades fundamentais para todos, sem discriminação de raça, sexo, idioma ou religião;
Considerando que a Declaração Universal dos Direitos Humanos proclama que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos e que cada indivíduo pode valer-se de todos os direitos nela estabelecidos, sem distinção de qualquer espécie, principalmente de raça, cor ou origem nacional; (...)
Disponível em http://www.onu-brasil.org.br/doc_cs.php (acessado em 07/12/2009)
Diante da comparação que pode ser feita entre fragmento da carta e a situação étnico-racial brasileira, pode-se concluir CORRETAMENTE que