Lee el poema a seguir:
MI QUERIDO, MI VIEJO, MI AMIGO
Esos tus cabellos blancos, bonitos
ese hablar cansado, profundo
que me lee todo lo escrito
y me enseña tanto del mundo.
Esos pasos lentos que ahora
caminando siempre conmigo,
ya corrieron tanto en la vida
mi querido, mi viejo, mi amigo.
Disponible en: <http://poemas.yavendras.com/para-el-dia-del-padre.php?pagina_actual=2&ord=punt> Acceso el: 28 feb. 2014. (Fragmento)
El poema leído es un homenaje de
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
Material:
- Objetos diversos que produzem sons previamente solicitados aos alunos e/ou alguns disponíveis na sala;
- Papeis retangulares – aproximadamente 5x15cm;
- Canetões para escrita;
- Fita crepe;
- Silhueta do corpo humano com os órgãos sensoriais enfatizados: olhos, orelhas, nariz, boca e pele. Pode ser uma cartolina recortada ou um desenho no quadro.
Atividade:
- Faça uma roda com a turma na qual cada um vai apresentar um objeto e mostrar seu som. Nesses devem escrever uma palavra que defina a sensação transmitida por aquele som, mas APENAS UMA.
- Depois que todos apresentarem os sons, eles devem ligar cada palavra que eles escreveram ao órgão correspondente à essa sensação.
- Quando todas as palavras forem coladas, organize um pequeno debate sobre as palavras, seus significados, nossas relações sensoriais, como são formados os sons, como conseguimos descrevê-los.
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
BONS DIAS!
14 de junho de 1889
Ó doce, ó longa, ó inexprimível melancolia dos jornais velhos! Conhece-se um homem diante de um deles. Pessoa que não sentir alguma coisa ao ler folhas de meio século, bem pode crer que não terá nunca uma das mais profundas sensações da vida, – igual ou quase igual à que dá a vista das ruínas de uma civilização. Não é a saudade piegas, mas a recomposição do extinto, a revivescência do passado.
ASSIS. M. Bons dias!(Crônicas 1885-1839).Campinas Editora da Unicamp, São Paulo: Hucitec, 1590.
O jornal impresso é parte integrante do que hoje se compreende por tecnologias de informação e comunicação. Nesse texto, o jornal é reconhecido como:
- Arte - Fundamental | 01. Teatro
03/2004
O teatro ensina a viver
A turma perde a timidez, amplia os horizontes culturais e trabalha bem em grupo quando a arte cênica faz parte do currículo
Paulo Araújo (Paulo Araújo)
Adaptação de O Caso dos Dez Negrinhos, no Colégio São Luís, de São Paulo: montagens próprias são as
preferidas pelos estudantes.
Foto: Daniel Aratangy
Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula você e seus alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente impostam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que você imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. "Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos", avalia Maria Lúcia Puppo, professora de licenciatura em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP). E são muitas as habilidades desenvolvidas com essa prática.
O contato com a linguagem teatral ajuda crianças e adolescentes a perder continuamente a timidez, a desenvolver e priorizar a noção do trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar mais por textos e autores variados. "O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante", argumenta Ingrid Dormien Koudela, consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) na área.
A criatividade é o único recurso indispensável
"A escola não precisa de um espaço com poltronas confortáveis ou ricos figurinos para montar uma peça", avisa a atriz e orientadora pedagógica Beth Zalcman, da Escola Eliezer Steinbarg-Max Nordau, do Rio de Janeiro.
O professor Leandro Karnal, da Universidade de Campinas, vai no mesmo caminho que Beth. Ele lembra que ainda durante a época colonial os jesuítas já utilizavam o teatro como exercício escolar com bons resultados e sem grandes recursos. "Cabe a cada professor descobrir os recursos necessários para o trabalho que pretende desenvolver. Mas o principal é sempre a criatividade", alerta.
A linguagem lúdica, multifacetada e pouco dependente da escrita é ideal para colocar em cartaz com a garotada espetáculos sobre a cultura local ou os acontecimentos cotidianos, por exemplo. A atividade desenvolve a oralidade, os gestos, a linguagem musical e, principalmente, a corporal.
Contato com companhias profissionais é valioso
A presença efetiva da arte de representar na educação brasileira é um fenômeno recente. O ensino de Educação Artística, regulamentado em 1971, sempre priorizou as artes plásticas. Com o passar do tempo, a aproximação entre escolas e grupos teatrais e o crescimento dos cursos de graduação em Artes Cênicas pelo país contribuíram para o aumento e a valorização do teatro em sala de aula.
Você pode incluir atividades baseadas nessa linguagem em seu planejamento e ir além. Uma forma é fazer parcerias com grupos de teatro da região. O contato com atores profissionais é muito rico. Ele possibilita a discussão sobre o aproveitamento dos espaços físicos da escola e o intercâmbio de idéias e experiências.
Vale a pena também ficar atento à programação cultural da cidade. Entre em contato com companhias teatrais e veja a possibilidade de trazê-las para a escola. E, se possível, leve a turma a uma sala de espetáculos para assistir a montagens profissionais. "O hábito de ir ao teatro também deve ser desenvolvido nas aulas de Artes", conclui Ingrid.
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/teatro-ensina-viver-424918.shtml
Converse com a turma sobre o teatro de bonecos, pergunte sobre o que conhecem a respeito, se já assistiram a algum espetáculo. Fale sobre a importância de cada elemento que compõe o teatro de bonecos, desde a confecção dos bonecos, os tipos de bonecos, a criação dos personagens, a iluminação, o cenário.
Arrume algumas caixas de papelão bem grande e abra-as para que se transformem em teatros de bonecos, forre-as com papel craft. Distribua aos alunos revistas, cola, tesouras, retalhos de papeis diversos, barbante, espelhos, tecidos coloridos, tintas, lápis de cor, giz de cera e canetas hidrográficas. Divida a turma em grupos e entregue uma caixa para cada grupo, proponha que criem um cenário. Oriente-os para antes de começarem a execução, que conversem entre eles, sobre os materiais que forem entregues, quais eles gostariam de colocar no cenário, a proporção das figuras que irão recortar, se existem vários planos dentro desse espaço, etc.
Depois dos cenários prontos, pergunte a eles que tipo de história e de personagens ficariam adequados ao cenário. Depois dessa conversa, auxilie os alunos na construção dos personagens e na elaboração da história que irão encenar.
Marque um dia de espetáculos e convide outras turmas da escola para assistirem.
- Biologia | 6.3 Tecido Muscular
(UFLA) Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a fibra muscular estriada esquelética.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir.
Mientras se discute en la Cumbre del Clima en París qué medidas a gran escala pueden tomar los países para frenar el calentamiento global, cada vez son más las personas de a pie -como tú- que gradualmente introducen cambios en sus vidas por el bien del planeta. Y no se trata de poner la vida patas arriba de un día para otro. "Esto no se decide en un día, sino que se va construyendo", le aclara a BBC Mundo Yvelice Ramírez, una venezolana que empezó a cambiar sus hábitos después de emigrar a España hace unos 15 años. "Al ver que en las calles había tres contenedores, te cambia el chip completamente", agrega. Sin embargo, Ramírez comenta que con el tiempo se dio cuenta que reciclar es solo un granito de arena en el mar de cosas que se pueden hacer. Así que la primera medida "drástica" que tomó junto con su familia fue cambiar la manera de comer. "Al nacer nuestra hija queríamos comer más sano. Y nos dimos cuenta que algo no puede ser sano si no es medioambientalmente sostenible".
Disponible en:<http://elcomercio.pe/ciencias/planeta/lo-que-cambie-mi-vida-no-contribuir-al-cambio-climatico-noticia-1861136> Acceso el: 03 dic. 2015. (Fragmento)
Y no se trata de poner la vida patas arriba de un día para otro. "Esto no se decide en un día, sino que se va construyendo", le aclara a BBC Mundo Yvelice Ramírez, una venezolana que empezó a cambiar sus hábitos después de emigrar a España hace unos 15 años. La expresión destacada significa lo mismo que